10 usos alternativos do batom que você vai gostar de conhecer - Melhor com Saúde

10 usos alternativos do batom que você vai gostar de conhecer

Graças à textura oleosa do batom, podemos aproveitá-lo para hidratar e proteger a pele do rosto quando não temos um creme próprio à mão, ou inclusive para aliviar arranhões.
10 usos alternativos do batom que você vai gostar de conhecer

O batom é um cosmético muito popular que costuma ser usado para umedecer a delicada pele dos lábios, dando brilho e proteção frente aos agentes agressivos do ambiente.

A maioria das mulheres o usa como parte de sua rotina de beleza. De fato, elas o tem sempre à mão para aplicar várias vezes durante o dia.

Porém, mais além de seus usos conhecidos como produto de beleza, conta com outras aplicações alternativas que aproveitam sua textura e composição.

Neste espaço queremos destacar as 10 mais interessantes para que não deixe de usá-lo como aliado para outras tarefas de casa.

Você vai adorar!

1. Previne e cura as bolhas nos pés

Passar batom no pé

As bolhas são lesões da pele que ocorrem por fricção com o calçado, ou bem, alguns materiais agressivos.

São muito dolorosas e podem se infectar quando não são tomadas medidas necessárias para acelerar a recuperação da pele.

  • Felizmente, podemos aproveitar os compostos antibacterianos e protetores que o batom contém e aplicá-lo sobre a região afetada para evitar estas complicações.
  • Além disso, visto que tem uma textura oleosa, se usado antes de calçar o sapato é possível evitar esta incômoda reação na pele.

Leia também: 20 ideias criativas para organizar seus sapatos

2. Proteger a pele do rosto

Os compostos antibacterianos e protetores que este produto labial contém podem ser aproveitados como alternativa para evitar as agressões solares no rosto.

Apesar de seu fator de proteção não ser tão forte como o que oferece um protetor solar, pode ser usado quando não tivermos este primeiro à mão.

  • Basta esfregá-lo por meio de massagens circulares suaves por todo o rosto, e esperar que seus compostos sejam bem absorvidos.

3. Alivia arranhões e lesões superficiais

Pessoa passando batom na ferida

Graças às suas propriedades hidratantes, antibacterianas e calmantes, o batom é um bom remédio para curar os arranhões superficiais que a pele pode sofrer.

  • Ao aplicar uma pequena quantidade sobre a região afetada as células são nutridas e o processo de cicatrização é acelerado.
  • De fato, exerce um interessante efeito anti-inflamatório que poderia ser útil contra os incômodos causados por mosquitos.

4. Cobre arranhões em calçados

Uma pequena quantidade de batom labial pode melhorar o aspecto do calçado, dissimular arranhões e dar um aspecto mais brilhante.

Inclusive, pode-se esfregar em outros artigos de couro que, com os dias, tendem a parecer opacos e deteriorados.

5. Lubrifica os zíperes

Pessoa passando batom no zipper

Os compostos oleosos que este produto contém podem ser usados para lubrificar os zíperes emperrados e outros elementos metálicos.

  • Basta esfregá-lo sobre o elemento emperrado e deixar que atue alguns minutos até que amoleçam bem.

6. Combate o frizz do cabelo

Se você aplicar um pouco de batom sobre a escova com a qual penteia o cabelo, poderá dizer adeus a esse incômodo efeito elétrico que conhecemos como frizz.

  • Seus compostos umectantes são absorvidos nos fios de cabelo, potencializando sua umidade natural e evitando que se despenteiem ao ter contato com a brisa e o ar.

7. Ajuda a exibir sobrancelhas perfeitas

Mulher passando batom na sombracelha

Os pelinhos das sobrancelhas podem se tornar rebeldes, parecendo despenteados ou um pouco ressecados.

  • Para lhes dar um aspecto perfeito, esfregue um pouco de batom em sua superfície e acomode-os com uma escovinha pequena.

8. Protege e amolece as cutículas

Os compostos umectantes, protetores e antibacterianos do batom servem como alternativa para cuidar das cutículas frente às agressões.

  • Seu uso direto nesta região facilita a eliminação da pele morta e amolece as durezas quem impedem uma absorção correta dos nutrientes.

Como resultado, conseguirá uma agradável sensação de suavidade e, de quebra, uma barreira frente aos fungos e às bactérias.

9. Serve como recipiente

Batom junto com pasta dental

Os recipientes vazios deste produto podem ser reutilizados para oferecer a outros produtos, como a pasta de dentes, a cera e a vaselina.

  • Basta tirar os possíveis restos de batom e, logo, colocar o produto desejado.

10. Ajuda a fixar a maquiagem

Aplicando um pouco de batom na pele antes da maquiagem é possível obter um efeito protetor contra os químicos agressivos e, por sua vez, os cosméticos usados para ressaltar os traços do rosto são fixados melhor.

  • Sua textura cremosa ajuda a conseguir um acabamento mais profissional, por exemplo, ao usar sombras para os olhos e blush.

Você conhecia esses usos para o batom? Agora, que já sabe o quão útil é para outras tarefas, não deixe de usá-lo quando considerar necessário.