10 usos alternativos da casca de banana

10 usos alternativos da casca de banana

Se quiser que a carne que você vai cozinhar fique macia e mais suculenta, experimente adicionar uma casca de banana na panela que estiver usando.
10 usos alternativos da casca de banana

A banana é uma das frutas mais deliciosas e completas que a natureza tem a nos oferecer. Ela é doce, saciante e super prática, podendo ser levada para qualquer lugar.

Como costuma ocorrer com a maioria dos alimentos, especialmente com as frutas, o comum é consumir somente a parte interna e branca da banana, e a sua casca geralmente vai parar no lixo.

No entanto, você sabia que a casca que você descarta contém importantes nutrientes e propriedades? Não estamos brincando! Justamente nesta parte podemos encontrar vitaminas, minerais e antioxidantes que podem ser muito úteis para a saúde, a beleza e diferentes tarefas do nosso lar.

É muito provável que você ainda não conheça estes usos alternativos para que possamos aproveitar a casca de banana. Por isso, hoje iremos compartilhar 10 maneiras de fazer com que esta parte da fruta torne-se uma aliada.

  1. Picadas de mosquito

mosquitos

Os mosquitos podem estar em qualquer lugar, especialmente quando o clima está mais quente. Um truque para reduzir a inflamação e a coceira que as suas picadas causam consiste em esfregar o interior de uma casca de banana na área afetada.

Até o momento não foram realizados estudos a respeito deste remédio natural, mas muitas pessoas garantem que ele funciona muito bem.

  1. Sapatos brilhantes

Você está sem betume? Não se preocupe! Você pode esfregar uma casca de banana sobre a superfície dos sapatos e, assim, dar a eles aquele brilho reluzente.

Em seguida, basta passar um pano suave para retirar possíveis resíduos e o sapato já estará pronto.

O betume é um produto que contém potássio, e a pele desta fruta é uma das fontes deste importante mineral.

  1. Dentes mais brancos

dentes-mais-brancos

Não se trata de um produto milagroso para deixar os dentes tão brancos quanto um tratamento profissional. No entanto, o teor de potássio presente na casca de banana contribui para reduzir as manchas amareladas que vão se formando nos dentes por causa de certos alimentos.

Escolha uma banana que esteja bem madura e utilize a parte interior da sua casca para esfregar nos dentes até que eles fiquem cobertos com a parte branca que fica na fruta

Terminado o tratamento, basta escovar os dentes como de costume. Repita todos os dias para obter os resultados esperados.

  1. Remover verrugas

As verrugas são muito contagiosas e devem ser tratadas com muito cuidado para que não se propaguem para outras áreas do corpo e da pele.

O interior da casca de banana é um bom remédio para combater as verrugas, que costumam ter uma aparência que incomoda quem as tem.

Corte um pequeno pedaço da casca de banana e coloque-o sobre a verruga, fazendo um “curativo” com ela, fixando com fita adesiva. Repita este mesmo processo todos os dias e você irá conseguir resultados em pouco tempo. Vale a pena experimentar!

  1. Amaciar a carne

Você sente que a carne que está cozinhando fica muito dura? Simples! Basta adicionar uma casca de banana na frigideira ou panela que estiver usando.

Quem já utilizou este truque garante que, além de amaciar a carne, também a deixa mais suculenta.

  1. Hematomas

Hematomas

A ação anti-inflamatória da casca de banana diminui os hematomas que afetam esteticamente a pele.

Basta esfregar suavemente este ingrediente na área afetada várias vezes ao dia, ou então fixá-lo usando uma fita adesiva.

  1. Fertilizante para o jardim

Todos os nutrientes que se concentram na casca de banana funcionam como um excelente adubo orgânico para nutrir as plantas e afastar as pragas.

Ela contém cálcio e magnésio, minerais que fertilizam para que as flores fiquem bonitas e não murchem tão rapidamente.

  1. Acne

Acne

A parte branca do interior da casca de banana contém nutrientes benéficos para a pele, além de possuir uma ação adstringente que pode ajudar a tratar a acne.

Todas as noites, antes de dormir, passe o interior da casca por todo o rosto, principalmente nas áreas mais afetadas pela acne. Deixe agir durante 20 minutos e enxágue.

  1. Atenuar as rugas

Não se trata de um produto com efeitos imediatos, mas devido ao seu importante teor de antioxidantes e vitamina C, a casca de banana pode ajudar a diminuir as pequenas rugas que surgem com a idade, se for usada como um tratamento consistente e de longo prazo.

Passe suavemente o interior da casca em diferentes áreas do rosto, e inclusive no pescoço. Ela irá estimular a produção de colágeno e melhorar a circulação sanguínea.

  1. Dar brilho a objetos de prata

Objetos de prata que ficam opacos devido à sujeira podem recuperar o seu brilho utilizando uma casca de banana.

Para usá-la, umedeça o interior da casca com água e esfregue-a nos artigos de prata. Em seguida, passe um pano úmido por cima para secar e eliminar possíveis resíduos.