10 usos espetaculares da babosa

Além de ter propriedades anti-inflamatórias que ajudam a acabar com a acne, o aloe vera também pode reduzir as cicatrizes decorrentes dela, já que regenera a pele.
10 usos espetaculares da babosa

Última atualização: 09 outubro, 2018

Atualmente, a babosa, ou aloe vera, é um ingrediente vital na preparação de diferentes remédios caseiros, sejam administrados por via oral ou aplicados na pele. Em seguida, contaremos quais são alguns destes usos.

1. Remédios para a pele

Um dos usos mais especiais deste produto natural é o cuidado com a pele, que seja em queimaduras quer seja no tratamento de cicatrizes. Isso porque seu gel acelera notoriamente o processo de cicatrização, melhorando a circulação do sangue em volta da ferida.

Além disso, também cumpre uma boa função na hora de proteger contra os raios UV. Você pode aplicar um creme de aloe minutos antes de se expor ao sol para que ele te proteja, ainda que o uso de protetores seja indispensável.

2. Babosa alivia a prisão de ventre

Babosa alivia prisão de ventre

O látex da babosa é recomendado para induzir a diarreia, tornando-se um purgante com o intuito de fazer uma limpeza intestinal. Recomenda-se que não seja feito um uso contínuo, já que, com o uso frequente, perde-se o efeito no intestino.

3. Alivia os problemas bucais

A polpa da babosa permite aliviar feridas, gengivite e estomatites de modo simples: amasse um pouco de polpa e a coloque na boca. No entanto, você deve se certificar que está em contato com a ferida.

4. Babosa combate os problemas do cólon

Babosa combate os problemas do cólon

Se você sofre problemas com o cólon, uma receita que te ajudará a reduzir os incômodos e o ardor estomacal consiste em uma mistura de mel, suco de laranja, uma colher de suco de babosa e um copo de água. Dessa forma, tome esta bebida diariamente em jejum para obter melhores resultados.

5. Ajuda a evitar a acne

Ela é um bom remédio contra a acne, já que tem propriedades anti-inflamatórias. Procure sabões, cremes e loções que contenham babosa e use durante a manhã e a noite. Isso servirá não apenas para as espinhas, mas também para controlar a oleosidade acumulada em seu rosto. Igualmente, você pode usar um gel de aloe vera sobre as espinhas para diminuir o inchaço.

6. Babosa ajuda na redução de celulite

Babosa ajuda na redução de celulite

Visto que a babosa tem altos benefícios em âmbito dermatológico, é comum seu uso contra a celulite. Entretanto, cabe esclarecer que ela não deve ser utilizada sozinha, pois é necessário que sejam feitos exercícios físicos. Além disso, também é necessário manter uma equilibrada e que as pernas sejam massageadas com regularidade.

7. É benéfica para os cabelos

Assim como na pele, a babosa atua no cabelo como protetor solar, cuidando do couro cabeludo contra os raios UV. Da mesma forma, protege os fios contra os danos cotidianos, como é o caso do clima seco, do vento, da chuva, da secura e da oleosidade, por exemplo, tornando os cabelos mais brilhantes e sedosos.

8. Babosa ajuda a eliminar as caspas

Babosa ajuda a eliminar as caspas

Ao lavar seu cabelo com Aloe Vera, a caspa de desprende da pele de tal forma que é necessário apenas que você escove o cabelo para eliminá-la em sua totalidade. Repita isso algumas vezes e verá que o resultado é significativo.

9. É um excelente relaxante

A babosa tem propriedades anestesiantes que relaxam os músculos da cabeça. Sendo assim, massageie um pouco de babosa no couro cabeludo ao lavar os cabelos para, então, obter um efeito anti-estresse.

10. Serve para reduzir o peso

Babosa serve para perder peso e reduzir medidas

Por ser uma planta com propriedades depurativas, a babosa é uma boa aliada para emagrecer. Ao misturá-la com limão, obtemos a propriedade depurativa junto às propriedades desintoxicantes. Por isso, recomenda-se muito o consumo de suco com os seguintes ingredientes:

  • 1 folha média de babosa, em pedaços com os espinhas já retiradas
  • 1 colher de mel
  • Suco de um limão

Bata no liquidificador e coe. Tome o suco assim que levantar para dar tempo de fazer a digestão antes do café da manhã. Além disso, para melhorar os efeitos, procure ter uma dieta saudável e uma rotina de exercícios físicos por, pelo menos, três dias na semana. 


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.