5 benefícios de comer abacaxi

O abacaxi oferece uma grande quantidade de fibras, além de vitamina C, por isso é uma opção muito recomendável para combater o intestino preso.
5 benefícios de comer abacaxi
Eliana Delgado Villanueva

Escrito e verificado por a nutricionista Eliana Delgado Villanueva.

Última atualização: 28 fevereiro, 2023

Você já parou para pensar nos benefícios de comer abacaxi? Essa fruta possui várias singularidades que vale a pena destacar.

Ainda que em seu exterior tenha a peculiar aparência dura, áspera e com espinhos, quando a fruta é cortada é impossível não se surpreender.

Assim que a cortamos, nós encontramos uma polpa tão dourada e brilhante que faz você querer provar um pouco.

O abacaxi tem um sabor delicioso e tropical, e sua combinação de sabor doce e ácido propicia um frescor único nos dias quentes.

Deixando as peculiares características de lado, comer abacaxi é uma opção muito nutritiva.

Continue lendo e descubra os incríveis benefícios de comer abacaxi.

1. Comer abacaxi ajuda na digestão

beneficios-do-abacaxi

O abacaxi é rico em fibras insolúveis, as quais permanecem praticamente sem alterações quando expostas à água.

As fibras insolúveis atuam como uma esponja nos intestinos, facilitam o trânsito intestinal e ajudam a melhorar a constipação.

Ao melhorar a saúde intestinal, as fibras insolúveis também podem favorecer a saúde da pele, já que ajudam a eliminar as toxinas do corpo.

Se você estiver em uma dieta de redução de peso, deve saber que comer abacaxi é uma boa opção para satisfazer o desejo de comer algo doce ao mesmo tempo em que ingere água e fibras.

No entanto, não é apenas isso. O abacaxi também é rico em bromelina, uma enzima que ajuda a absorver os benefícios dos alimentos de origem animal.

Quando essa proteína chega a seu intestino, facilita a digestão dos alimentos e a absorção de seus nutrientes. Enquanto isso, também reduz o refluxo estomacal e os sintomas da acidez.

2. Favorece a saúde cardíaca

Outro benefício de comer abacaxi é a redução de ataques cardíacos e acidentes cardiovasculares.

Isso se deve ao fato de que essa deliciosa fruta combate a coagulação do sangue e evita que as plaquetas sanguíneas se aglutinem ou se acumulem nas paredes dos vasos sanguíneos.

Se agora mesmo você possui problemas cardíacos, seria uma boa ideia que você, além de seguir as indicações do seu médico, inclua uma porção de abacaxi em sua dieta regular.

Além disso, a bromelina pode prevenir que as plaquetas se acumulem em seu sistema venoso, prevenindo embolias.

Por último, graças à sua quantidade de potássio, ajuda na circulação e é um bom aliado contra os efeitos da aterosclerose.

3. É uma excelente fonte de nutrientes

nutrientes-abacaxi

Sim, o abacaxi pode ser de grande ajuda para a nossa saúde geral, mas quais são os segredos que esconde? Por que é tão saudável?

A resposta a essas perguntas está nos nutrientes da fruta.

Já mencionamos em vários momentos a bromelina, enzima que nos últimos anos está sendo muito estudada por suas funções, benefícios e possíveis aplicações na medicina.

Por outro lado, o seu corpo também precisa de 20 miligramas de manganês.

Esse mineral que combate os radicais livres ajuda a:

  • Melhorar os antioxidantes do sistema imunológico.
  • Fortalecer a saúde do sistema nervoso e do cérebro.
  • É indispensável para a formação dos ossos, já que facilita a absorção de cálcio.
  • Ajuda a regular os níveis de glicose.

Para obter todos esses benefícios, basta consumir cerca de 5 mg por dia, quantidade facilmente obtida em uma fatia de abacaxi.

4. Possui vitamina C

Uma porção de abacaxi de cerca de 160 g possui cerca de 75 mg de vitamina C.

Acha pouco? Uma mulher precisa em média de 75 mg de vitamina C por dia, enquanto os homens cerca de 90 mg.

Portanto, uma fatia de abacaxi possui a quantidade de que precisamos diariamente.

Essa alta quantidade de vitamina C já ocasionou a criação de dietas baseadas apenas em abacaxi, como a Dieta do Abacaxi.

No entanto, não recomendamos optar por dietas tão extremas. É melhor comer um pouco de cada grupo de alimentos do que comer exclusivamente abacaxi ou qualquer outra fruta o dia todo.

5. Ajuda a prevenir o câncer

suco-de-abacaxi

A bromelina combate melhor as células cancerígenas do que o fluorouracil-5. Esse é um componente utilizado para combater o câncer nas últimas décadas.

Além do mais, é fato que o abacaxi é muito amigável com o corpo, e não causa danos às células e tecidos.

Se neste momento você estiver em um tratamento para o câncer, não iremos sugerir que desista, mas sim que inclua essa fruta em sua dieta regular para acelerar o processo de cura.

Com isso em mente, estamos certos de que você está com vontade de comer uma boa porção de abacaxi. Certo?

Se ainda não o tiver incluído na dieta, recomendamos que o faça.

Lembre-se de que uma dieta variada inclui todos os grupos alimentares e o abacaxi é uma excelente opção.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Hassan, A., Othman, Z., & Siriphanich, J. (2011). Pineapple ( Ananas comosus L. Merr.). In Postharvest Biology and Technology of Tropical and Subtropical Fruits (p. 194–218e). Elsevier. https://doi.org/10.1533/9780857092618.194
  • Taussig, S. J., & Batkin, S. (1988). Bromelain, the enzyme complex of pineapple (Ananas comosus) and its clinical application. An update. Journal of Ethnopharmacology22(2), 191–203. https://doi.org/10.1016/0378-8741(88)90127-4
  • Pavan R, Jain S, Shraddha, Kumar A. Properties and therapeutic application of bromelain: a review. Biotechnol Res Int. 2012;2012:976203. doi:10.1155/2012/976203
  • Brien, S., Lewith, G., Walker, A., Hicks, S. M., & Middleton, D. (2004). Bromelain as a Treatment for Osteoarthritis: a Review of Clinical Studies. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine1(3), 251–257. https://doi.org/10.1093/ecam/neh035
  • Bartholomew, D. P. (2018). Ananas comosus. In Handbook of Flowering: Volume I (pp. 450–454). CRC Press. https://doi.org/10.1201/9781351072533
  • Gangopadhyay, G., & Mukherjee, K. K. (2015). Pineapple [Ananas comosus (L.) Merr. Methods in Molecular Biology (Clifton, N.J.)1224, 293–305. https://doi.org/10.1007/978-1-4939-1658-0_23

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.