11 benefícios espetaculares que podemos obter do vinagre de maçã - Melhor com Saúde

11 benefícios espetaculares que podemos obter do vinagre de maçã

É completamente natural, está ao alcance de qualquer um e tem propriedades incríveis para a saúde e a estética. Descubra o vinagre de maçã! É muito mais do que um simples ingrediente na cozinha!
11 benefícios espetaculares que podemos obter do vinagre de maçã

O vinagre de maçã é um produto natural obtido a partir da fermentação alcoólica das maçãs frescas e maduras.

Ainda que seu uso principal seja como tempero para saladas, há algum tempo tem ganhado relevância como ingrediente básico para remédios alternativos.

Seu alto teor de compostos antioxidantes, vitaminas e minerais, fazem com que seja um grande aliado na prevenção e tratamento de diversos problemas.

Também conta com substâncias ácidas que têm um efeito alcalino no corpo, neutralizando o pH e controlando os sintomas derivados do excesso de acidez.

Porém, é importante prestar muita atenção quando for comprar, já que existem alguns vinagres que são refinados e perdem mais de 80% de suas qualidades. Se possível, opte por prepará-lo em casa para se assegurar de que é totalmente orgânico.

A seguir, queremos compartilhar seus 11 principais benefícios para que comece a incluí-lo com mais regularidade em sua alimentação. Descubra-os!

1. O vinagre de maçã controla a prisão de ventre

O vinagre de maçã controla a prisão de ventre

Este produto natural é um bom remédio contra a prisão de ventre e a indigestão graças ao fato de que funciona como alimento para a flora intestinal.

As propriedades desse vinagre controlam o excesso de acidez, diminuem a inflamação e promovem a expulsão dos gases retidos no trato digestivo.

Não deixe de ler: 4 vitaminas para fortalecer sua flora intestinal e combater a prisão de ventre

2. Protege os rins

O consumo regular deste ingrediente contribui para manter o nível de acidez adequado da urina, ajudando a limpar o trato urinário e desintoxicando-o das toxinas e microrganismos que causam infecções.

3. Diminui o açúcar no sangue

O vinagre de maçã regula a glicemia

As pessoas com alterações em seus níveis de glicose se beneficiam quando ingerem uma pequena quantidade de vinagre de maçã em água.

Este tem um efeito antiglicêmico que melhora a sensibilidade à insulina para que o corpo otimize seu uso.

4. Apoia a perda de peso

O ácido acético deste ingrediente natural está relaciona com a maior função dos sistemas que participam na perda de peso.

Seu consumo diminui uma quantidade importante de gordura abdominal, colesterol e outros lipídios que vão se depositando no corpo.

Por outro lado, seu teor de fibra prolonga a sensação de saciedade, outro fator primordial para conseguir manter o peso estável.

5. Dá brilho ao cabelo

clarear-o-cabelo

Uma solução de partes iguais de vinagre de maçã e água nos dá como resultado um condicionador natural com benefícios surpreendentes.

Seu ácido acético regula o pH do couro cabeludo, reduzindo as irritações e a presença de caspa. Também diminui o excesso de produção de gordura e contribui para reter os óleos naturais para conservar o cabelo brilhante e forte.

6. Alivia a dor de garganta

As propriedades anticépticas deste produto servem como remédio caseiro contra as bactérias e vírus que causam infecções na garganta.

Para usá-lo com essa finalidade basta diluí-lo em água e fazer gargarejos. Não deve ser usado puro porque pode ser agressivo.

Quer saber mais? Leia: Faça um spray natural para a garganta

7. Alivia as queimaduras de sol

O vinagre de maçã ajuda a aliviar dores por queimadura

Diluindo duas colheres de sopa deste ingrediente em água gelada obtemos como resultado uma loção contra as queimaduras causadas pelo sol.

As propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias do vinagre de maçã acalmam a irritação e promovem a reparação da pele.

Além disso, as propriedades anticépticas reduzem o risco de desenvolver alguma infecção.

8. Controla as câimbras noturnas

Uma das causas das câimbras noturnas é a deficiência de potássio. Como este ingrediente contém uma quantidade significativa deste mineral, sua inclusão na dieta pode ajudar a controlá-los.

9. Trata as infecções nos ouvidos

O vinagre de maçã controla a infecção de ouvido

Devido aos seus agentes antibióticos e antivirais, o vinagre de maçã é uma grande solução contra as infecções nos ouvidosCombine-o com água e aplique duas gotas no ouvido afetado, várias vezes ao dia.

10. Controla o excesso de colesterol e a pressão arterial

O potássio e outras substâncias ativas do vinagre de maçã são efetivos no tratamento da hipertensão arterial e do colesterol alto.

Seu consumo entre cinco a seis vezes por semana ajuda a reduzir de forma notável o risco de desenvolvimento doenças cardiovasculares.

11. Desintoxica o sangue

Vinagre de maçã para as células do sangue

A capacidade alcalinizante deste vinagre promove a regulação do pH sanguíneo, de modo que é útil na eliminação das toxinas que vão se acumulando na corrente sanguínea.

Conhecia todos esses benefícios do vinagre de maçã? Agora que já conhece suas múltiplas aplicações, não deixe de tê-lo à mão para incluí-lo de forma contínua em sua dieta.