11 benefícios incríveis que obtemos ao tomar banho de água fria

11 benefícios incríveis que obtemos ao tomar banho de água fria

Você sabia que a água fria, além de nos ajudar a desintoxicar o corpo e inclusive perder peso, pode melhorar nosso humor e nos dar mais energia?
Tomar banho de água fria

Até algumas décadas atrás, os banhos de água quente eram um luxo ao qual apenas uma mínima parte da população tinha acesso, e todos eram acostumados a tomar banho de água fria.

Porém, com o passar dos anos essa situação mudou e agora muitos têm a possibilidade de instalar chuveiros elétricos em casa.

Devido a isso, pouco a pouco o costume de tomar banho de água fria foi se perdendo e deixamos de aproveitar benefícios importantes desse hábito.

Ainda que talvez muitos ignorem, essa temperatura causa algumas reações no corpo que beneficiam tanto a saúde quanto o lado estético.

Para que você não duvide mais das vantagens de voltar a incluir esse hábito em sua rotina, a seguir queremos compartilhar 11 dos seus melhores benefícios. Confira e conheça-os!

1. Melhora o humor

mulher-bom-humor

Tomar um banho de água fria é uma boa terapia para combater o estresse, a depressão e outras emoções negativas.

Isso se deve ao fato de que a água fria estimula a segregação de noradrenalina no cérebro, um fator associado à diminuição das substâncias que causam  mau humor.

2. Aumenta os níveis de energia

Não existe nada melhor do que começar o dia com um banho gelado. A água fria tem a capacidade de ativar o cérebro para que acordemos, além de aumentar nossas energias.

Uma vez que o corpo percebe o frio, as terminações nervosas são estimuladas, o coração bate em um ritmo melhor e a respiração é mais rápida.

3. Alivia as inflamações

dores-joelhos

Pessoas com sintomas associados à inflamação podem sentir uma grande sensação de alívio se tomam banho de água fria diariamente.

Como as veias se contraem em todo o corpo e a eliminação de toxinas presentes no sangue é impulsionada, os tecidos desinflamam.

4. Fortalece o sistema imunológico

A exposição aos ambientes frios desencadeia uma série de efeitos positivos no corpo que se relacionam com o fortalecimento do sistema imunológico.

Contribui para melhorar o transporte de nutrientes e de oxigênio para cada célula do corpo.

5. Melhora a funcionamento do sistema linfático

O sistema linfático está separado dos vasos sanguíneos e desempenha a função de combater os patógenos e filtrar os rejeitos.

O líquido linfático contém glóbulos brancos, os quais desempenham um papel principal na luta contra as infecções.

Como as duchas de água fria geram contração em todo o corpo, o líquido linfático se expande com mais facilidade e permite melhorar a saúde.

Quando este líquido não é transportado de forma eficiente, se acumula nas extremidades e causa sintomas que prejudicam a qualidade de vida.

6. Ajuda a pegar no sono

Mantenha-uma-rotina-de-sono

Ainda que as duchas quentes sejam as favoritas quando se tem essa finalidade, a água fria também pode servir como terapia alternativa para consegui-lo.

Isso se deve ao fato de que ela gera uma forte sensação de bem-estar que permite relaxar o corpo para induzi-lo ao bom sono.

7. Hidrata a pele e o cabelo

Tanto a pele quanto o cabelo se beneficiam com o banho de água fria. Enquanto a água quente ajuda a abrir os poros, a água fria contribui para fechá-los.

Por sua vez, é muito mais hidratante e serve para evitar o ressecamento, o desenvolvimento de imperfeições e problemas por excesso de oleosidade.

8. Acelera a recuperação após uma atividade física

Acelera-a-recuperação-após-uma-atividade-física

Quase todos os atletas tomam banho de água fria depois de suas atividades para acalmar a dor muscular e acelerar o processo de recuperação.

Seu poder anti-inflamatório e lubrificante contribui para relaxar todas as articulações e reduzir a sensação de cansaço.

9. Desintoxica o corpo

Serve como complemento da desintoxicação corporal porque impulsiona a eliminação de toxinas retidas no sangue e fora da pele.

10. Promove a perda de peso

Promove-a-perda-de-peso

O corpo humano contém dois tipos de lipídios: gordura branca e gordura marrom. A branca é aquela que se acumula devido ao consumo excessivo de calorias e ao sedentarismo.

Por sua vez, a gordura marrom é a que se conhece como “boa”, porque gera calor no corpo e contribui para reduzir a gordura que é prejudicial.

Como as temperaturas frias contribuem para ativá-la, tomar duchas de água fria poderia favorecer a perda de peso.

11. Combate a celulite

Um hábito tão simples como este pode contribuir para a redução da celulite ou do aspecto “casca de laranja” na pele. Ao ativar a circulação e promover a eliminação de toxinas, o tecido adiposo é reduzido e a aparência da pele melhora.

Agora que você já sabe porque os banhos de água fria são melhores, procure adaptar seu corpo para que passe a usá-la muito mais do que a quente.