11 dicas simples para prevenir as cáries

11 dicas simples para prevenir as cáries

Geralmente, os resíduos de tudo o que comemos diariamente ficam depositados sobre a parte superior dos molares. Se não nos higienizarmos, estes resíduos se acumulam e decompõe, dando lugar às bactérias. As crianças são mais propensas a sofrer com esta situação por consumir muitos doces, entretanto, os adultos nem sempre mantêm uma boa higiene bucal e acabam também sofrendo com dessa condição. Neste artigo você irá aprender várias dicas para prevenir as cáries.

 

Por que aparecem as cáries?

Na nossa boca vivem vários tipos de germes, nos quais, em contato com a saliva e outros componentes provindos de ácidos e açúcares, se convertem em cáries. Estas se formam quando o ácido ataca o esmalte dental, enfraquecendo o dente e causando rupturas. Nestas rupturas é onde começa a formação das cáries, e as vemos como uma mancha escura sobre o dente.

Não podemos curá-las com algum medicamento ou deixar que passe com o tempo, já que quanto mais tempo se passar, pior será a situação. A única maneira de evitar que a bactéria siga ‘comendo’ o dente é eliminando o tecido danificado e preenchendo-o com uma resina, pasta ou amálgama de prata. Tudo isso será feito pelo dentista. As cáries não são perigosas se tratadas a tempo, embora o melhor seja evitar que os dentes se desgastem e se debilitem, mantendo-os saudáveis por muitos anos.

Guia para evitar a proliferação de cáries

Estes conselhos podem ajudar você a ensinar seus filhos como evitar as cáries, através de uma adequada higiene bucal e marcando consultas com o dentista. Você irá economizar dinheiro, dores e tempo, além de assegurar uma saúde melhor para as crianças. Assim, poderá seguir estas dicas ao pé da letra e tornar-se um exemplo.

Não consuma açúcares

açúcares

Neste grupo podemos encontrar os doces, guloseimas, refrigerantes e qualquer coisa que contenha açúcar que compramos nas lojas. Tudo isso causa danos nos dentes. Ensine aos seus filhos a comer menos guloseimas e a optarem por uma fruta em vez de um bolo. Mande-os para escola com uma lancheira, assim não vão consumir tantas coisas doces.

Também é importante que, ao terminar de comer um doce, seu filho escove os dentes e use o fio dental. Caso não esteja em casa, ele poderá beber água e enxaguar a boca.

Comer até quatro vezes por dia

café da manhã

Se você estiver o tempo todo ingerindo alimentos, não só terá maior possibilidade de engordar, mas também de desenvolver cáries. Programe suas refeições para não mais de quatro vezes ao dia: café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Não coma nada entre estas refeições e escove os dentes cada vez que terminá-las.

Cumpra uma rotina de escovação

Em primeiro lugar, é preciso escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia (ao levantar-se e deitar-se) e, se possível, uma terceira ao terminar de almoçar. Uma boa higiene bucal começa por este hábito. Você pode carregar consigo uma escova de dentes na bolsa ou mochila, para que não fiquem restos de comida na sua boca quando estiver fora de casa.

Utilize o fio dental

fio dental

O uso do fio dental também é muito importante para terminar de retirar o alimento que fica “preso” entre os dentes, onde as cerdas da escova não conseguem chegar. Uma vez ao dia é suficiente, sempre e quando comer durante a noite. Preste muita atenção e cuidado com o armazenamento da caixa do fio dental para que não fique aberta e não entre em contato com a água ou umidade do banho.

Use o fio dental quando comer bolachas, bolos, cereais com açúcar ou tortas doces, ou seja, tudo aquilo que pode ficar preso entre seus dentes.

Mastigue bem os alimentos

Desta maneira, evitará que se depositem restos de comida entre os dentes, sobretudo quando não estiver em casa e sem fio dental.

Refresque a boca

água de limão

Um ótimo remédio caseiro para evitar as cáries é o limão. Misture algumas gotas deste cítrico com um copo de água e faça bochechos com este líquido após ter escovado os dentes. O pH ácido do limão ajudará a evitar o desgaste do esmalte.

Massageie as gengivas

Faça movimentos circulares ou de cima para baixo, para estimular a circulação do sangue. Deste modo, seus dentes e gengivas estarão saudáveis, evitando o desenvolvimento de certas doenças, como as cáries. Lembre-se de que se seus dentes estiverem saudáveis as bactérias não poderão se proliferar e não irão causar problemas.

Enxágue a boca

Você já pensou por que quando vamos para uma cafeteria nos servem um copo de água junto com o café, ou por que nos restaurantes colocam uma taça para água ao lado da taça de vinho? Isso talvez esteja relacionado com o hálito ou o sabor que fica na boca após consumir essas bebidas, entretanto, também serve para evitar cáries. Claro, porque após ingerir certos alimentos ou bebidas erosivas, é necessário enxaguar bem a boca. O mesmo serve para quando consumimos frutas ácidas ou tomamos uma bebida alcoólica.

Não vá para cama sem escovar os dentes

escovar os dentes

Este é um costume que as crianças têm de herdar dos seus pais. Jamais, de modo algum, deixe de escovar os dentes durante a noite. Lembre-se que, enquanto dorme, as bactérias fazem uma festinha com tudo o que comeu durante o dia. Pode ser que esteja cansado, tenha trabalhado muito ou esteja com os olhos fechando de sono, tire apenas dois minutos para escovar os dentes.

Consuma alimentos ricos em cálcio

Não só os lácteos, como o leite ou iogurte, são fontes de cálcio. Os vegetais de cor verde como a acelga, o espinafre e o brócolis são ricas fontes de cálcio. As amêndoas também são muito boas para fornecer cálcio ao seu organismo. Se você for intolerante à lactose pode preparar ou comprar leite de amêndoas. 

Coma muitos frutas e vegetais crus

vegetais

O aipo e a cenoura são excelentes para limpar os dentes, já que suas fibras varrem toda a sujeira. Por outro lado, a maçã com casca fortalece os dentes, clareia e elimina os restos de comida que se acumulam entre eles. Além disso, é uma excelente sobremesa que evitará que você consuma guloseimas.