11 formas curiosas de reutilizar os saquinhos de chá

11 formas curiosas de reutilizar os saquinhos de chá

Assim como o café, os restos dos saquinhos de chá podem ajudar a evitar a invasão de formigas, aranhas e inclusive ratos.

A maioria das pessoas joga fora os saquinhos de chá depois de consumir esta bebida quente cheia de propriedades. O que muita gente não sabe é que eles podem ter mais de um uso, além de nos fornecer uma bebida deliciosa. Os saquinhos de chá podem ser reutilizados para muitas finalidades, pois seguem conservando algumas propriedades que podem ser úteis para diferentes tarefas dentro de casa. Como podemos reutilizar os saquinhos de chá? 

Um aliado da limpeza

Tapetes limpos

Para tapetes limpos e livres de pó, deixe secar alguns saquinhos de chá e depois espalhe seu conteúdo sobre o tapete. Faça com que o chá seque bem sobre o tapete e depois aspire ou varra.

Limpar vidros

Para limpar superfícies de vidro, como janelas, espelhos ou taças, entre outros, coloque os saquinhos de chá usados de molho em água morna e depois despeje o conteúdo em uma garrafa com spray. Borrife as superfícies com este líquido e seque-as utilizando um pano limpo que não solte penugem.

Lustrar a madeira

O conteúdo dos saquinhos pode ser um excelente aliado para lustrar móveis e pisos de madeira. Para isso, basta espalhar o conteúdo dos saquinhos sobre as superfícies onde deseja dar brilho, e depois, esfregá-las com um pano seco.

Desengordurante para a louça

O chá possui o poder de desengordurar a louça suja e também é um excelente desodorante para eliminar mau cheiro. Deixe um pouco de lado os produtos químicos agressivos e comece a utilizar os saquinhos de chá para lavar sua louça. Basta encher um recipiente com água quente e colocar alguns saquinhos de chá usados, depois submerja a louça suja na mistura e deixe de molho para retirar a gordura. Também é muito útil para limpar encanamentos.

Adeus aos maus cheiros

saquinhos-de-chá

Neutralizar maus cheiros

Em nossa casa existem diferentes áreas que podem concentrar maus cheiros muito desagradáveis. Aqui vão algumas dicas:

  • Misture o conteúdo dos saquinhos de chá com a areia para gatos.
  • Coloque saquinhos de chá usados no interior da geladeira para neutralizar maus cheiros.
  • Previna odores na lata de lixo colocando alguns saquinhos de chá usados em seu interior.
  • Deixe os saquinhos secarem e coloque-os no interior dos sapatos para prevenir ou neutralizar os cheiros ruins.

Ambientador caseiro

Os saquinhos de chá também são bons para perfumar suavemente áreas da casa como os armários, os quartos e até a cozinha. Basta pendurá-los em um lugar pouco visível.

Eliminar o mau cheiro das mãos

Cortar cebola ou alho, ou manipular peixe deixa alguns odores desagradáveis impregnados nas mãos que podem ser eliminados com saquinhos de chá. Para isso, esfregue as mãos com o conteúdo e enxágue como de costume.

Aliado em seu quintal

saquinhos-de-chá

Evitar a formação de fungos

Se você quiser evitar a aparição de fungos em suas plantas, submerja os saquinhos de chá usados em água morna e espere o conteúdo ficar colorido pelos restos de chá. Depois, borrife o líquido em suas plantas ou utilize-o para regá-las.

Fertilizar a terra

O conteúdo dos saquinhos de chá é ideal para fertilizar a terra naturalmente. Para isso, espalhe o conteúdo dos saquinhos pelo terreno onde você cultiva.

Ingrediente para adubo caseiro

Você pode adicionar os saquinhos de chá usados como um dos ingredientes para preparar um adubo caseiro. Mas, não se esqueça de retirar o grampo de metal, se tiver.

Afasta insetos e roedores

Os saquinhos de chá podem ajudar a afastar os insetos e roedores que tendem a invadir com frequência seu jardim. Você também pode colocá-las em outras áreas da casa onde haja invasão de formigas, aranhas e inclusive ratos. Se você quiser uma solução mais efetiva, combine os saquinhos com óleo essencial de menta.

Você conhecia todos esses usos dos saquinhos de chá? Não os jogue mais fora e aproveite todas as suas vantagens. Você pode guardá-los na geladeira para usar mais tarde. Porém, se você sentir que os saquinhos já apresentam mau cheiro, é melhor descartá-los.