11 razões pelas quais você precisa incluir magnésio em sua dieta

Uma alimentação rica em magnésio é fundamental, principalmente para a saúde das mulheres grávidas, já que este mineral é imprescindível para um ótimo desenvolvimento do feto.
11 razões pelas quais você precisa incluir magnésio em sua dieta
Elisa Morales Lupayante

Revisado e aprovado por a pedagoga em educação física e nutricionista Elisa Morales Lupayante.

Escrito por Okairy Zuñiga

Última atualização: 23 agosto, 2022

Incluir magnésio em sua dieta trará grandes benefícios para a saúde dos seus músculos e ossos.

Ele também é vital para manter um bom ritmo dos batimentos cardíacos, por isso é um ingrediente essencial nos tratamentos para as arritmias.

Devido ao fato de que 50% do magnésio é armazenado nos ossosé recomendável obter a dose correta diariamente, já que ele desempenha um papel importante no fortalecimento tanto destes quando dos dentes.

O resto que se encontra em nosso corpo está distribuído nas células de seus tecidos e órgãos. Além disso, só 1% se encontra no sangue.

Como você pode incluir magnésio em sua dieta?

A água do mar, as verduras de folhas verdes e os cereais integrais são fontes naturais de magnésio, que geralmente estão na dieta regular de muitas pessoas.

Além disso, outras fontes deste mineral são:

  • Vegetais (tomate, beterraba, feijões, alcachofra, batata);
  • Sementes de abóbora;
  • Amendoim;
  • Farinhas de trigo e milho;
  • Farelo de aveia;
  • Cebola;
  • Chocolate amargo.

Este mineral também está presente em alguns laticínios como, por exemplo, o leite ou o iogurte, e no peixe.

Como saber quando devemos incluir magnésio na dieta?

Mulher comendo chocolate

A deficiência deste mineral pode causar:

  • Dores na região do pescoço e das costas;
  • Ansiedade;
  • Ataques de enxaqueca;
  • Fraqueza muscular e fadiga;
  • Espasmos;
  • Perda do apetite, náuseas ou vômitos;
  • Insônia;
  • Anormalidade no ritmo cardíaco;
  • Diarreia;

Quando você está sob muito estresse, seu corpo tende a esgotar rapidamente todas as suas reservas de magnésio.

Por isso, um sintoma comum de que você está sofrendo de deficiência deste mineral poderia ser o desejo incontrolável de comer chocolate.

Isso acontece porque este alimento tem um alto teor deste mineral essencial.

Assim, considere que a deficiência de magnésio também pode ser sintoma de problemas de saúde mais complexos, tais como a diabetes, a depressão e alguns sintomas da menopausa.

Quais benefícios você colherá ao incluir magnésio em sua alimentação?

Evitará a asma

Mulher que sofre de asma

Os suplementos de magnésio são de grande ajuda para controlar os ataques crônicos de asma, já que ajudam a relaxar os músculos bronquiais e regular a respiração.

Ainda que não seja a solução definitiva, consumir uma quantidade suficiente pode ser um bom complemento ao tratamento médico.

Ossos saudáveis

Incluir magnésio em sua alimentação te ajudará a regular seus níveis de cálcio, vitamina D, cobre e zinco. Tudo isso se traduz em uma grande diminuição na probabilidade de sofrer de osteoporose quando envelhecer.

Assim, se você já começou a ter algum incômodo nos ossos, é uma boa ideia que seus alimentos sejam ricos em vitamina D, cálcio e magnésio.

Ótimo desenvolvimento da gravidez

Magnésio na gravidez

Se você quer se assegurar de ter uma gravidez saudável, é melhor que seus níveis de magnésio permaneçam estáveis, já que isso te ajudará a lidar melhor com a dor e prevenirá problemas como a pré-eclâmpsia se você tem hipertensão.

Alívio da dor nas costas e das cãibras

O magnésio relaxa os músculos das costas. Por isso, te ajudará a se sentir melhor caso tenha estresse ou tensão na região dos rins.

Devido ao fato de que costumam ser indicadores de que você tem uma deficiência deste mineral, regular seus níveis será suficiente para prevenir as cãibras.

Previne ataques cardíacos

Ataques cardíacos

Visto que este mineral protege seu coração da arritmia, também evitará possíveis lesões.

Será especialmente útil para prevenir aquelas causadas pela tensão muscular decorrente do estresse excessivo que qualquer parte do seu sistema cardiovascular possa apresentar.

Regula o trânsito intestinal

Ao consumir uma dose alta de um suplemento de magnésio solúvel em água, você encontra rapidamente um alívio para a prisão de ventre. Isto se deve ao fato de que relaxa os músculos intestinais, por isso produz um efeito laxante.

Previne a diabetes e regula o açúcar

Diabetes

Este mineral ajuda a insulina a reagir melhor diante dos níveis de açúcar no sangue e promove uma pressão arterial normal.

Por isso, os suplementos de magnésio são essenciais para as pessoas com diabetes. Entretanto, só lembre-se de que deve mencionar ao seu médico que você está tomando este suplemento.

Melhora a absorção de outros minerais

O magnésio permite que seu corpo absorva com maior facilidade as vitaminas e minerais essenciais como o sódio, cálcio, potássio e o fósforo.

Melhora a enxaqueca

Mulher com dor de cabeça

A enxaqueca afeta gravemente muitas pessoas, mas especialmente as mulheres.

Incluir magnésio em sua dieta reduzirá de forma considerável tanto a gravidade como a frequência dos ataques.

Aumenta a produção de colágeno

O magnésio é muito importante quando falamos da produção de proteínas que se transformam pouco a pouco em colágeno.

O colágeno se encontra nos tecidos fibrosos como os tendões, ligamentos e a pele. Também está presente na córnea, ossos, intestino, cartilagem, os vasos sanguíneas e as vértebras.

Por tudo que foi dito antes, quanto mais colágeno seu sistema tiver, mais fortes ficarão estas áreas do seu corpo.

Ativação de enzimas

Este mineral é de grande ajuda para aumentar a produção de energia em seu corpo e, por sua vez, promove a ativação das enzimas que seu corpo utiliza para criar energia celular.

Uma boa alimentação inclui magnésio de forma natural

Depois de ler isto, provavelmente você quer sair correndo para comprar um suplemento de magnésio. Consulte seu médico de confiança e lembre-se de que não é necessário tomar nenhuma dose extra se sua dieta for apropriada.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.