11 remédios naturais para combater a acidez estomacal

11 remédios naturais para combater a acidez estomacal

Ainda que os remédios naturais não costumem ter contraindicações, eles devem ser consumidos com cuidado, já que poderíamos ser alérgicos a alguns dos componentes de seus ingredientes.
11 remédios naturais para combater a acidez estomacal

A acidez estomacal, que muitas vezes também é chamada de azia, é algo extremamente comum com a que praticamente todas as pessoas já sofreram pelo menos uma vez na vida (e provavelmente todos iremos senti-la novamente no futuro).

Ela pode ser sentida na região logo abaixo do peito, causando incômodos até a garganta, e costuma ocorrer quando os ácidos gástricos do estômago, por algum motivo, se movem pelo esfíncter gastroesofágico, fazendo o caminho oposto do que deveriam.

Além de sentirmos uma sensação de queimação no peito, também podemos sofrer com um sabor amargo na garganta, sendo estes os principais sintomas. Costumamos senti-la depois de fazer refeições em quantidades exageradas, ou compostas por alimentos pesados e de difícil digestão.

Embora seja uma condição comum, devemos ficar atentos se a acidez estomacal se transformar em algo crônico, que ocorra com uma frequência recorrente. Neste caso, é importante consultar um médico para verificar se não se trata de alguma outra condição de saúde mais séria.

O tratamento para a acidez estomacal geralmente envolve medicamentos antiácidos, mas também podemos fazer uso de remédios caseiros para aliviar os sintomas de forma natural, sem efeitos colaterais e substâncias químicas que podem ser prejudiciais.

Por este motivo, hoje iremos compartilhar 11 remédios naturais que podem ser úteis no tratamento da acidez estomacal. Conheça-os a seguir.

  1. Aloe vera

Aloe-vera-contra-acidez-estomacal

O gel de aloe vera é capaz de reduzir a inflamação, aliviando os sintomas que sentimos quando o estômago e o esôfago apresentam algum tipo de irritação. Para aproveitar os seus benefícios, basta beber uma xícara de suco de aloe vera, fresco ou à temperatura ambiente, antes das refeições.

  1. Amêndoas

As amêndoas são um excelente alimento com diversas propriedades nutricionais importantes para o nosso organismo, sendo uma ótima fonte de cálcio. Além disso, elas são consideradas um alimento alcalino, capaz de equilibrar o pH do corpo, reduzindo a acidez estomacal e seus sintomas. Elas podem ser ingeridas como lanches saudáveis entre as refeições, ou como um remédio quando você sentir azia.

  1. Vinagre de maçã

Pode até parecer contraintuitivo, já que o vinagre é um alimento ácido, mas ele é capaz de ajudar a combater a acidez estomacal. Para utilizá-lo como remédio natural, basta ingerir uma ou duas colheres diariamente. Se não quiser consumi-lo puro, você pode misturá-lo a algum chá de sua preferência.

  1. Camomila

Beneficios-da-camomila-contra-acidez-estomacal

O chá de camomila é conhecido por suas propriedades calmantes, e pode ajudar a tratar os sintomas desta condição e do refluxo gástrico. Você pode ingeri-lo após as refeições, sempre que sentir azia.

  1. Maçã

A maçã pode acalmar a produção de ácidos no estômago e reduzir a sensação de queimação de forma muito rápida, já que pode neutralizar os ácidos estomacais em cerca de cinco minutos. Vale a pena experimentar este remédio tão simples e saudável.

  1. Água morna com limão

Muito tem sido falado sobre este remédio natural que pode ser consumido todos os dias pela manhã, em jejum, logo após nos levantarmos, e certamente há motivos por trás destas recomendações. Se a água morna com limão for ingerida entre 15 e 20 minutos antes das refeições, o corpo pode neutralizar naturalmente os níveis de ácido no estômago, favorecendo a digestão e prevenindo a azia.

  1. Gengibre

Gengibre-contra-acidez-estomacal

Já conhecemos muitas das propriedades medicinais do gengibre, e seu uso para acalmar o estômago é outro dos benefícios desta especiaria deliciosa. A melhor forma de consumi-lo para este fim é fazendo um chá de gengibre, mas você também pode incluí-lo no preparo das refeições para potencializar seus efeitos curativos.

  1. Manjericão

As folhas de manjericão são capazes de aliviar a queimação e a azia, ao mesmo tempo em que combatem as náuseas e os gases. Você pode fazer uma infusão ou optar por algo mais simples: basta mastigar duas ou três folhas para minimizar os ácidos no estômago.

  1. Canela

A canela é outra especiaria excelente para o tratamento da acidez estomacal. Além de incluí-la na dieta, como por exemplo como um sabor extra quando for tomar iogurte, recomendamos ingeri-la em forma de chá para favorecer a digestão.

  1. Erva-doce

O chá de erva-doce também é capaz de aliviar os sintomas da azia de forma totalmente natural.  Basta acrescentar duas colheres de chá a um copo de água, deixar ferver durante 10 minutos, coar e beber.

  1. Água

Agua-contra-acidez-estomacal

Muitas vezes nos esquecemos do remédio mais simples de todos, e nem por isso menos eficaz: a água. Em muitos casos, ela é suficiente para amenizar os sintomas da queimação, já que ajuda a eliminar o excesso de ácido que volta para o esôfago.