truques para conservar suas roupas e sapatos

11 truques para conservar suas roupas e sapatos por mais tempo

Sabia que a forma mais eficaz de limpar seus sapatos de couro é aplicando uma solução à base de água e vinagre em partes iguais? Ficarão como novos!
truques para conservar suas roupas e sapatos

A roupa e os sapatos podem ser, frequentemente, um problema para muitas pessoas, pois na verdade, têm muito a ver com a apresentação pessoal e com aquilo que se quer revelar. Hoje ensinaremos truques para conservar suas roupas e sapatos.

É importante ter alguns cuidados, já que, mesmo que sejam fabricados com os melhores materiais, alguns fatores podem  arruinar  nosso guarda roupas.

Atualmente, existem muitos produtos no mercado que prometem cuidar as roupas mais delicadas e, inclusive, facilitar a sua limpeza; contudo, muitos estão carregados de compostos químicos pouco amigos do meio ambiente que, de fato, podem afetar a saúde.

Existem alguns  truques caseiros para manter em boas condições tanto as roupas, como os sapatos, e que podem ser considerados em qualquer momento. Conheça-os!

1. Evitar fiapos no suéterCuidar-das-roupas-e-sapatos

Os suéteres, normalmente, vão acumulando fiapos lavagem após lavagem e, quase sempre, acabam por provocar alergia ou coceira.

Para dizer adeus a este problema, umedeça o suéter, coloque-o dentro de um saco ou recipiente e deixe-o no congelador durante umas 10 horas.

Passado esse tempo, mergulhe o suéter em uma panela com água quente para que descongele e deixe secar sem torcer.

2. Eliminar maus odores das roupas e sapatos

Sua roupa fica muito tempo guardada e começa a cheirar mal? Neutralize esse odor incômodo pulverizando sobre elas um pouco de vodca dissolvida em três partes de água.

Este truque eliminará de imediato esses cheiros desagradáveis e então  você só terá que colocar o aroma de seu perfume.

Leia também:  14 alimentos que nunca devem faltar na sua geladeira

3. Eliminar manchas de maquiagem

As golas das blusas são as partes da roupa que mais sofrem com a aplicação de cosméticos como a base ou o pó.

Para eliminar este tipo de produtos e evitar que estraguem as peças,  aplique um pouco de creme de barbear e esfregue antes de lavá-las normalmente.

4. Limpar sapatos de camurçaCuidar-dos-sapatos

A camurça é um tecido muito especial que dá um toque elegante e fino a seus sapatos. Contudo, quando se suja é difícil de limpar e ao fazê-lo podemos danificá-la.

Para que isso não volte a ser um problema, umedeça uma lima e esfregue no tecido dos sapatos com cuidado.

5. Eliminar manchas em sapatos de couro

A sujeira vai formando umas manchas incômodas nos itens de couro, incluindo nos sapatos. Limpá-los não é simples e, por vezes, é necessário um produto adicional para conseguir bons resultados.

Se esse for o seu caso,  misture duas partes iguais de água e vinagre de maçã, e esfregue essa mistura sobre os sapatos com uma escova de dentes. Ficarão brilhantes!

6. Reforçar um botão

Se você reparar que os botões de suas camisas estão a ponto de cair e não tiver uma agulha e fio à mão,  utilize um pouco de esmalte transparente de unhas para mantê-lo no seu lugar.

7. Retirar manchas de graxaCuidar-das-roupas-e-sapatos

A graxa é uma das substâncias que mais facilmente pode arruinar uma peça de roupa, pois quando se impregna, é difícil de eliminar.

Se isso acontecer com você, esfregue um pouco de detergente ou uma solução de sal e limão sobre a mancha de graxa, deixe repousar durante uma hora e enxágue.

8-Desbloquear um zíper preso

Os zíperes de seus casacos ou calças ficam presos? Não se preocupe, um pouco de vaselina aplicada em ambas as partes do deslizador pode facilitar o seu movimento.

9. Retirar manchas de suor

As manchas de suor na roupa podem dar uma aparência suja e desagradável. Felizmente, podem ser clareadas com produtos tão econômicos como o bicarbonato de sódio e o limão.

Prepare uma mistura com ambos os ingredientes até obter uma pasta, e depois, esfregue-a sobre a peça de roupa utilizando uma escova.

Outra opção consiste em preparar uma pasta com aspirinas trituradas e peróxido de hidrogênio, e aplicá-la do mesmo modo que a anterior.

Visite este artigo:  Como tratar o excesso de suor nas axilas?

10. Manchas de batom

Por ser composto de químicos fortes, o batom forma manchas bem difíceis de atenuar.

Para não sofrer nunca mais com isso, aplique um pouco de spray fixador para cabelo sobre a superfície manchada, deixe secar durante por dois minutos e enxágue de imediato.

11. Mau odor nos sapatos

Alguns sapatos, especialmente os fechados e de pano, criam o ambiente ideal para as bactérias que, por sua vez provocam mau odor nos pés.

Basta borrifar uma boa quantidade de bicarbonato de sódio para absorver o mau cheiro e combater os micro-organismos.