11 usos dos saquinhos de gel de sílica - Melhor Com Saúde

11 usos dos saquinhos de gel de sílica

Embora o gel de sílica em si não seja tóxico, há situações em que, para potencializar o seu efeito, ele é adicionado a outros compostos, que podem ser prejudiciais.
gel de sílica

Ainda que não estejamos muito familiarizados com o seu nome, o gel de sílica é um produto muito presente em nossas vidas. Por exemplo, é comum encontrá-lo dentro de nossas caixas de sapato ou em nossas bolsas.

Apesar de não sabermos qual é a sua finalidade, costumamos ignorá-los ou jogá-los fora. O gel de sílica é uma forma granular e porosa de dióxido de silício, fabricado sinteticamente a partir do silicato sódico, um composto de vidro solúvel.

O objetivo da inclusão destes saquinhos em nossas bolsas ou caixas de sapato é contribuir para a eliminação da umidade do produto quando o mesmo se encontra armazenado ou sem ser usado.

Neste sentido, a porosidade deste material garante que o produto chegue em perfeito estado ao seu destino, pois nunca se sabe como ele será transportado ou conservado.

No entanto, os fabricantes recomendam que os retiremos de nossas bolsas ou carteiras no momento em que começarmos a usar o produto, pois os saquinhos são frágeis e podem se romper.

Um pouco de história sobre o gel de sílica

O gel de sílica é conhecido na comunidade científica desde 1640. No entanto, apesar de seus usos anteriores terem sido variados, ele foi patenteado pelo professor de química, Walter A. Patrick, no ano de 1919.

Por exemplo, este produto havia sido usado anteriormente nas cruéis câmaras de gás da Primeira Guerra Mundial para a absorção de gases e vapores.

Como curiosidade, na Segunda Guerra Mundial o gel de sílica foi usado para manter a penicilina seca e em bom estado. Por esta razão, devemos agradecer a ele por ter salvado muitas vidas na época.

Que outros usos podemos dar ao gel de sílica?

O gel de sílica é um produto dessecante que pode ser reciclado e usado para muitas coisas dentro do nosso lar.

É necessário saber que este gel não é tóxico, mas que certas toxinas podem ser acrescentadas à sua composição, como o cloreto de cobalto, para potencializar seus efeitos, o que seria prejudicial.

No entanto, as pérolas que costumam chegar aos nossos lares têm uma cor transparente ou esbranquiçada, enquanto a cor das tóxicas é azul, e se tornaria rosa ao ser hidratada. De qualquer forma, quando as bolinhas contêm este produto, os saquinhos possuem um aviso alertando sobre a sua toxicidade. Vejamos a seguir as opções eles nos oferecem.

secar-flores-com-areia

Imagine que você tenha uma flor preciosa e maravilhosa que quer conservar, seja pelo seu significado ou pela sua beleza. Para fazer isso, você pode cobri-la com gel de sílica. Assegure-se de que ela fique totalmente submersa e espere entre 2 e 3 dias (nunca mais de 5 dias).

Para manter as joias em bom estado

Como já sabemos, os objetos de prata costumam escurecer com a umidade do ambiente. Podemos evitar isso colocando um saquinho de gel de sílica no interior da nossa caixa da joias.

Para proteger nossas fotos do passar do tempo

As fotografias em papel podem se deteriorar com o passar os anos. Isso pode ser evitado com um saquinho de gel de sílica.

Para prevenir o cheiro desagradável das bolsas molhadas

Quando vamos à piscina, à praia ou à academia, mantemos roupas úmidas no interior de nossas mochilas, o que pode causar maus odores dentro delas. Para evitar isso, podemos colocar um saquinho de gel de sílica em seu interior.

Para conservar as peças metalizadas

A umidade atua no metal criando uma capa de óxido que deteriora e destrói estes instrumentos. Basta colocar um destes saquinhos no interior e evitaremos que isso aconteça.

Armazenar sementes

As sementes podem criar mofo com a umidade, fato que podemos evitar se as guardarmos junto com estes saquinhos de gel.

Para secar o telefone celular

Às vezes nossos celulares e aparelhos eletrônicos se molham. Nestes casos, costumamos colocá-los em um recipiente com arroz, mas pode acontecer que o objeto fique cheio de uma poeira bem incômoda. As bolinhas de gel de sílica conseguem cumprir a mesma função de absorver a umidade que ficou aderida ao telefone celular.

Outros usos

  • Para evitar a condensação dentro do carro, bastaria manter nele um saquinho de gel de sílica.
  • A areia usada nas caixas de areia dos gatos é fabricada com sílica, devido ao seu poderoso efeito absorvente.
  • Também podemos usar os saquinhos para conservar a comida em perfeito estado, sem que ela se umedeça, sempre que não tivermos na embalagem um aviso de toxicidade. No entanto, é importante lembrar de que nunca devemos ingerir o gel de sílica.
  • Proteger as lentes de nossas câmeras para que não se danifiquem

Por estas razões, é aconselhável conservar estes saquinhos e reutilizá-los, pois eles têm uma infinidade de usos que podem nos ajudar em diferentes ocasiões.

Fonte da ideia: Huffingtonpost: ‘Para que servem os saquinhos de bolinhas que vêm nas bolsas?’