12 benefícios do limão que você provavelmente não conhecia

12 benefícios do limão que você não conhecia

12 benefícios do limão que você provavelmente não conhecia

O limão é um fruto ácido que está presente nas casas da maioria das pessoas ao redor do mundo. Este cítrico possui um sabor particular que combina com bebidas e alimentos, além de estar carregado de benefícios nutricionais que fazem dele um dos melhores aliados da saúde. 

Esta fruta destaca-se principalmente por seu alto teor de vitamina C, complexos vitamínicos do tipo B, cálcio, ferro, magnésio, potássio e fibras. Vem sendo utilizado pela medicina desde a antiguidade e atualmente existem vários estudos científicos que sustentam suas vantagens.

Uma das principais qualidades dele é sua capacidade de alcalinizar o corpo e regular o pH. Hoje em dia muitas pessoas seguem uma dieta ácida, por isso o consumo do limão é recomendado para contrapor tal acidez. Você conhece todos os seus benefícios?

O limão é diurético

limao

Devido ao seu alto teor de antioxidantes, vitaminas e minerais, o limão é um alimento diurético que promove a eliminação de líquidos e substâncias tóxicas retidas no organismo. Por isso ele é altamente recomendado para limpar o corpo e prevenir muitas doenças.

Purifica o sangue

Seus antioxidantes ajudam a limpar as artérias e a purificar o sangue. Isto facilita a eliminação de resíduos e substâncias tóxicas presentes na corrente sanguínea, prevenindo doenças relacionadas com o sistema circulatório e cardiovascular. Também ajuda a tratar doenças como a cólera e malária.

Reduz a febre

O consumo de água quente com limão é ideal para controlar a febre em casos de gripes ou resfriados. Este remédio ajuda a aumentar as defesas e reduz a temperatura corporal, já que aumenta a transpiração.

Combate a pressão arterial alta

pressão-arterial

Aquelas pessoas que sofrem com pressão alta e que bebem frequentemente água com limão reduzem significativamente este problema. Este benefício se deve ao seu alto teor de potássio, o qual ajuda a combater a retenção de líquidos e, por isso, ajuda a reduzir a pressão.

Infecções na garganta

O limão é conhecido por suas propriedades antibióticas e antivirais que podem ajudar a combater diferentes tipos de infecção. No caso das infecções de garganta, o limão é um bom tratamento que pode ser utilizado e aplicado de diversas maneiras. A primeira opção consiste em preparar um chá morno de limão e beber ao goles. A outra opção consiste em extrair o suco de limão e fazer gargarejos com o mesmo. Este remédio deve ser realizado várias vezes por dia para combater efetivamente a infecção.

Problemas respiratórios

Devido ao seu alto teor de vitamina C e a suas propriedades antibióticas e antivirais, o limão também é um dos melhores aliados da saúde respiratória. Este fruto pode ajudar a limpar as vias respiratórias e também fortalece o sistema imunológico, que combate doenças como a asma, a bronquite e outros problemas respiratórios.

Rico em antioxidantes

cha-de-limao

O limão contém vitamina C e outros importantes antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres e previne doenças tão graves como o câncer. Além disso, também é um bom aliado na prevenção do envelhecimento precoce.

Problemas estomacais

O limão ajuda a regular o pH do corpo e também ajuda a combater diferentes tipos de problemas estomacais como:

  • Inchaço
  • Prisão de ventre
  • Indigestão
  • Parasitas estomacais
  • Náuseas
  • Acidez

Ajuda a perder peso

perder-peso

As pessoas que estão adotando hábitos saudáveis com o objetivo de perder peso deveriam incluir o limão para apoiar sua dieta. Este fruto ajuda a reduzir a gordura corporal, elimina as substâncias tóxicas do corpo e também traz uma sensação de saciedade. Para este caso, recomenda-se beber água morna com limão em jejum.

Cuidado dental

O suco de limão pode ajudar a reduzir a dor nos dentes quando aplicado diretamente na área dolorida. Também funciona para casos de gengivas que sangram e é um grande aliado no branqueamento dos dentes e no combate ao mau hálito.

Para uma pele saudável

O consumo diário de limão contribui para uma pele mais saudável, radiante e jovem. Além disso, ele pode ser utilizado de forma tópica para tratar infecções cutâneas, acne, excesso de oleosidade na pele, cicatrizes e manchas. Em todos estes casos, devemos aplicá-lo durante a noite, pois se exposto ao sol, pode causar efeitos contrários.

Cabelo radiante

Cabelo radiante

É um excelente aliado da limpeza e beleza do cabelo e couro cabeludo. O suco de limão ajuda a limpar o couro cabeludo e previne a caspa. Além disso, funciona como um clareador natural, melhora a textura do cabelo e ajuda a mantê-lo brilhante.