12 Maneiras de utilizar o papel alumínio que você não conhecia - Melhor Com Saúde

12 Maneiras de utilizar o papel alumínio que você não conhecia

Podemos limpar o ferro se colocarmos uma folha de papel alumínio na tábua de passar e adicionarmos um pouco de sal. Basta passar o eletrodoméstico por cima para que fique impecável.

O papel alumínio é um produto que já faz parte de milhões de cozinhas em todo o mundo, pois são muitos os usos que ele pode ter, além de ser perfeito para conservar os alimentos. É provável que você tenha um rolo de papel alumínio guardado em casa, e que somente o utilize para envolver alimentos e conservá-los. Se este for o seu caso, é provável que durante muito tempo você tenha atribuído um único uso a um produto que pode ser muito útil em outras tarefas do lar.

Antes de conhecer 12 formas diferentes de utilizar o papel alumínio, queremos resolver algumas dúvidas frequentes sobre o uso deste produto.

Podemos usar o papel alumínio dos dois lados?

Se observarmos o papel alumínio, notaremos que ele tem um lado brilhante e outro fosco. Muitas pessoas se perguntam qual é o lado correto para utilizá-lo, e a verdade é que isso depende do uso que daremos. Os fabricantes de papel alumínio explicam que ambos lados do papel têm a mesma função. A princípio, pode ser que possamos utilizá-lo de ambos os lados; no entanto, se for para transportar alimentos, a coisa é diferente.

Por exemplo, se você for usá-lo para colocar no forno, deve levar em conta que o lado brilhante do papel é o que absorve mais calor, porque reflete mais a luz. Por isso, quando se trata de cozinhar usando o forno, é conveniente que a parte brilhante fique para dentro e a parte fosca para fora.

É perigoso usar o papel alumínio?

Papel-aluminio-500x334

Até o momento, os estudos realizados pela Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês), pela Agência de Normas Alimentícias do Reino Unido (FSA, na sigla em inglês) e pela Agência de Segurança Alimentícia da União Europeia (EFSA, pela sigla em inglês), asseguram que o uso de papel alumínio na cozinha não representa nenhum perigo para a saúde. Ainda que já tenhamos ouvido que ele pode transmitir metais aos alimentos, a verdade é que não foi comprovado que eles possam ser ingeridos e nem que sejam prejudiciais à saúde.

Que outros usos tem o papel alumínio?

Conservar-os-alimentos

Além de conservar frescos os alimentos ou ajudar a cozinhá-los melhor, o papel alumínio poderia ser muito útil para várias outras atividades em casa.

  • O açúcar mascavo ficou empedrado? Se isso tiver acontecido, simplesmente envolva os pedaços em papel alumínio e leve ao forno durante 5 minutos a 150°C. Assim, você terá o açúcar em seu estado normal novamente.
  • Se você quiser conservar o pão, as bolachas recheadas ou qualquer alimento da padaria bem fresco antes de consumi-los, envolva-os em papel alumínio imediatamente depois de tirá-los do forno.
  • Seus talheres perderam o brilho? Cubra o fundo de uma panela com papel alumínio, despeje um pouco de água e duas colheres de sal. Coloque os talheres de molho nesta mistura durante 3 minutos, espere que sequem e enxugue-os com um pano de algodão.
  • Caso você queira limpar ou polir as joias de prata, cubra o fundo de uma panela com papel alumínio e adicione um pouco de detergente líquido. Basta submergi-las, lavá-las e deixá-las secando.
  • Se você quiser tornar mais simples a tarefa de passar roupa, cubra a superfície com uma folha de papel alumínio e coloque um pano sobre ela. Como resultado, você poderá passar os dois lados ao mesmo tempo.
  • Para limpar o ferro, simplesmente esfregue algumas vezes uma folha de papel alumínio.
  • Para afiar as suas tesouras, simplesmente dobre em várias partes uma folha de papel alumínio e corte-a várias vezes. Suas tesouras ficarão muito afiadas.
  • Coloque pedaços de papel alumínio nos jarros de flores e plantas, para evitar que os insetos causem danos a elas.
  • As manchas de gordura do forno são muito difíceis de eliminar. Se você cobrir o forno com papel alumínio antes de utilizá-lo, você irá evitar estas manchas incômodas e economizará o tempo que gastaria limpando-o.
  • Se você utilizar um sabonete para as mãos, envolva-o em papel alumínio para conservá-lo por mais tempo.
  • Caso queira deixar suas panelas como novas depois de utilizá-las, faça uma bola de papel alumínio e esfregue-a no momento de lavá-las.
  • Para limpar seu ferro de passar roupa e deixá-lo como novo, coloque uma folha de papel alumínio sobre a tábua de passar, adicione sal e mova o ferro como se estivesse passando roupa normalmente. Como resultado, você irá eliminar tudo que estiver aderido ao ferro e o deixará completamente limpo.