As 12 melhores máscaras faciais caseiras - Melhor Com Saúde

As 12 melhores máscaras faciais caseiras

Para que um tratamento facial seja eficaz, é fundamental conhecer as características e o tipo de pele, seja ela seca, oleosa ou mista. A reação de cada uma perante às máscaras pode ser diferente.

Que vida agitada é essa! Não temos sequer um segundo para respirar entre trabalho, casa, contas, parceiro, filhos e problemas que surgem! Todo este alvoroço se reflete na pele na forma de rugas, manchas e embotamento.

Certamente, você está se perguntando o que fazer. Na verdade, falta tempo para ir ao salão de beleza e os melhores cremes são tão caros. Não se preocupe! A solução está bem próxima, utilizando ingredientes caseiros que revitalizarão e realçarão a beleza da sua pele.

Este artigo oferecerá o que as mulheres tanto buscam: as 12 melhores máscaras faciais!

Por que minha pele é afetada?

A pele é o maior órgão do corpo humano e sua primeira e principal barreira contra patógenos. Regula a temperatura corporal, protege as estruturas internas e proporciona sensações como toque e pressão. A pele lisa e brilhante é sinal de saúde, mas muitos fatores podem afetar negativamente sua aparência e seu correto funcionamento:

Fatores principais que afetam a pele

  1. Exposição excessiva à radiação solar
  2. Abuso de substâncias químicas como maquiagem e sabonetes, entre outros
  3. Alcoolismo
  4. Tabagismo
  5. Dieta desequilibrada e pouco saudável

Do ponto de vista estético, a pele tem sido considerada um símbolo de beleza por muitas culturas. Hoje, vários fabricantes de cosméticos envidam esforços para encontrar formas inovadoras para rejuvenescer e proteger a pele. O tratamento de beleza mais comum é a máscara.

Ninguém precisa de máscaras caras e cheias de química. É possível produzir as melhores máscaras naturais faciais dentro do conforto de seu própria casa

Máscaras faciais: Beleza e saúde

Nada mais refrescante para o rosto do que uma máscara facial natural: hidrata, remove as células mortas e reafirma as linhas de expressão. Existem vários tipos de máscara, portanto, é preciso escolher de acordo com a finalidade pretendida:

Tipos de máscara de acordo com a sua função

mascarilla2

1. Máscara com efeito tensor: Aplica-se úmida e, ao secar, provoca uma tensão favorecendo a circulação sanguínea e a nutrição celular.

2. Máscara com efeito reafirmante: Aplica-se úmida e, ao secar provoca uma tensão reafirmando tecidos.

3. Máscara esfoliante: Elimina células mortas e secreções da pele.

4. Máscara hidratante: Impede a evaporação da água superficial da pele, criando uma barreira protetora e favorecendo o desaparecimento de rugas e reafirmando as linhas de expressão facial.

5. Máscara estimulante: Estimula os vasos capilares e superficiais e favorece a nutrição dos tecidos.

6. Máscara para clareamento: Absorve o excesso de melanina, eliminando manchas e sardas.

7. Máscara renovadora: Elimina as células mortas da camada superficial e ativa e acelera a renovação celular.

Cada pessoa tem um tipo de pele diferente (seca, oleosa ou mista). A reação a certa máscara e o nível de eficácia da máscara podem variar. Se já sabe exatamente o que seu rosto precisa, então continue lendo sobre as 12 melhores máscaras faciais.

As melhores máscaras para seu rosto

Dedique uma hora por dia para cuidar do seu rosto e, antes de aplicar a máscara, lave bem a face para eliminar poeira e suor. Lembre-se de preparar apenas a quantidade que será usada, embora seja possível guardar a mistura na geladeira em um recipiente de barro para o dia seguinte. Pode-se aplicar máscaras diariamente, mas é preferível deixar  a pele facial descansar por um dia, em média.

Máscaras esfoliantes

Canela-Miel

Máscara #1: Mel e amêndoas

Apenas uma colher de sopa de mel e duas amêndoas são necessárias para preparar o mais delicioso esfoliante caseiro. Esmague as amêndoas até obter um pó muito fino e misture com mel. Em seguida, acrescente uma colher de chá de suco de limão e aplique suavemente no rosto com massagem circular e deixe secar por 15 minutos. Enxague  com água morna. Você vai se sentir rejuvenescida!

Máscara #2: Mel

Para ter uma pele lisa e macia, aplique mel de maneira uniforme em todo o rosto. Deixe por 15 minutos e retire com água fria. Você vai se sentir muito bem!

Máscara #3: Aveia e suavidade

A pele fica extremamente suave após o uso desta máscara. Bata no liquidificador ou esmague bem meia xícara de aveia e acrescente meia colher de chá de mel, duas colheres de sopa de leite, duas gotas de óleo de gerânio e duas gotas de óleo de camomila (e cinco gotas de limão, se a pele for oleosa). Misture bem e aplique com os dedos usando movimentos circulares. Deixe por 15 minutos e retire com água morna. A pele ficará tão suave como a de um bebê.

Máscaras hidratantes

Crema-de-pepino

Máscara #4: Frutas

Certas frutas são ideais para a hidratação da pele por conter muita água. Prepare uma pasta com uma banana madura e aplique suavemente no rosto e no pescoço, deixando descansar por 15 minutos. Retire a máscara com água fria para ativar a circulação sanguínea.

Máscara #5: Pepino

As maravilhosas propriedades dietéticas do delicioso e fresco pepino são bem conhecidas. Bem, você não viu o que pode fazer para a sua pele, especialmente se foi muito exposta ao sol na praia. Descasque um pepino e triture finamente até obter uma pasta (não se esqueça de reservar duas fatias para os olhos). EsRetire com água fria e note a pele fresca e hidratada.

Máscaras renovadoras contra rugas e olheiras

Yogurt

Máscara #6: Rosto liso

Novamente mel e ovos, uma mistura incomparável para a beleza. Combine duas colheres de sopa de mel com um ovo batido. Misture com uma colher de sopa de suco de limão e aplique no rosto, massageando suavemente. Sentirá a pele se esticar. Deixe por 20 minutos e limpe o rosto com leite desnatado morno. Um tratamento delicioso!

Máscara #7: Rosas e Juventude

Sim, antigamente, as mulheres falavam a verdade, a efêmera rosa possui o segredo da eterna juventude. Quer experimentar? Esmague cinco pétalas de rosas frescas até fazer uma liga, deixe em seu rosto por 15 minutos. Remova-a com água fria e veja os resultados!

Máscara #8: Iogurte

Rugas são sinal de vivência e experiência, mas ninguém gosta delas. Esta máscara as suavizará. Misture uma xícara de iogurte natural com uma colher de chá de sementes de erva doce e outra de folhas esmagadas da mesma planta. Aplique homogeneamente o creme em todo o rosto. Deixe-o descansar por 20 minutos e retire-o com água morna. Repita todos os dias: sua pele vai agradecer.

Máscaras contra acne, espinhas e manchas

tomate1

Máscara #9: Tomate

O tomate tem muitos efeitos sobre a pele: hidratante, tensor e esfoliante. Para eliminar espinhas e cravos incômodos, pique um tomate ao meio e passe pelo rosto. Deixe descansar por 15 minutos, retire com água morna e observe os resultados!

Máscara #10: Limão

Limão é a fruta multifuncional, e ninguém imagina que pode até remover manchas. Bem, misture uma colher de sopa de mel de abelha com outra de suco de limão. Aplique com algodão na pele do rosto e deixe descansar por 20 minutos. Retire a máscara com um pequeno algodão e água mineral. Limpe bem, já que a exposição da pele com limão ao sol causa manchas.

Máscaras Estimulantes

dieta-de-la-fresa

Máscara #11: Morangos

Ao sentir a pele ressecada, use este magnífico creme natural para hidratá-la e nutri-la. Triture vários morangos e misture com mel. Aplique na pele e deixe descansar por 20 minutos. Remova a máscara com água fria e sinta sua beleza voltar com novo viço.

Máscara #12: Creme nutritivo

Após a esfoliação, é bom aplicar um creme nutritivo que estimule as células. Combine uma colher de sopa de mel, uma colher de sopa de água mineral, uma colher de chá de água de rosas e uma colher de sopa de iogurte ou leite. Aplique no rosto com um pequeno algodão e deixe descansar por 15 minutos. Remova com água fria e olhe no espelho para ver a mudança.

Ajudando a sua pele

Agora você pode escolher a sua máscara, mas lembre-se de que sua pele é reflexo de sua saúde. Para mantê-la macia e jovem, tenha também uma dieta equilibrada, beba mais de dois litros de água por dia e evite fumar e beber álcool.