12 truques práticos para limpar as coisas mais difíceis de casa - Melhor Com Saúde

12 truques práticos para limpar as coisas mais difíceis de casa

Sabia que o suco de limão pode ajudar a eliminar o mofo e a cal que se acumulam no banheiro ou na banheira? Também é muito eficaz a água oxigenada
12 truques práticos para limpar as coisas mais difíceis de casa

Uma limpeza geral da casa é algo que devemos fazer com frequência para evitar o acúmulo diário de sujeira, pó e outros desejos.

Muitos, talvez, tenham sorte e contem com alguém que os ajude a fazer esse tedioso trabalho que pode levar muito tempo; outros têm que dedicar algumas horas a diferentes tarefas de limpeza que permitirão deixar a casa impecável.

O bom é que existem muitos truques de limpeza que podem economizar tempo e dinheiro na hora de fazer uma faxina geral. Neste artigo vamos compartilhar com vocês 12 truques simples que, certamente, vão ajudar nesse momento.

Tapeçarias

Para deixar limpa a tapeçaria da casa e dos carros, basta preparar uma mistura de água mineral com gás, sabão e vinagre, e utilizar uma escova grossa. Se as manchas persistirem, você terá que considerar fazer uma limpeza com uma lavadora de alta pressão.

Janelas

Para eliminar essas manchas de pó e a oxidação que vai se formando nas janelas, prepare uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre branco, e aplique utilizando uma escova e um pano.

Para aquelas áreas difíceis de alcançar, você pode utilizar um cotonete, o mesmo utilizado para a limpeza dos ouvidos.

Veja também: Descubra como desinfetar e limpar seu colchão. Cuide da sua saúde!

Sofás

Para eliminar as manchas dos sofás de microfibras, prepare uma solução de álcool e água destilada e, em seguida, esfregue usando uma escova e um pano. Os resultados são imediatos.

Balcão e mesada

Limpeza-da-mesada

São áreas difíceis de limpar e precisam de um cuidado especial, pois são superfícies onde manipulamos alimentos.

Para limpar o balcão, prepare uma parte de água oxigenada para duas de águas e borrife sobre a superfície. Esta mistura ajuda a eliminar as manchas dos alimentos e o mofo.

Outra boa opção consiste em misturar um pouco de bicarbonato de sódio com óleo essencial de limão, e espalhe sobre a superfície para desinfetá-la e limpá-la.

Grades

As grades dos carros e das janelas são muito difíceis de limpar, pois são muito pequenas. Para eliminar o pó que ali se acumula, use um pincel de maquiagem que você já não utiliza e passe até deixar a superfície limpa.

Forno

O acúmulo de gordura e os restos de alimentos fazem a limpeza do forno algo tedioso e incômodo.

Para que essa tarefa se torne um pouco mais fácil e não tome muito tempo, borrife um pouco de água por todas as paredes e, em seguida, pulverize um pouco de bicarbonato de sódio. Deixe atuar por toda a noite e, na manhã seguinte, limpe com um pano.

Pisos

Limpar-os-pisos

A sujeira e a gordura podem fazer com que seu piso fique com um aspecto de sujo. Se as manchas são recentes basta aplicar uma boa quantidade de talco e deixar atuar por 10 minutos. Passado esse tempo, a mancha será eliminada quando você varra.

Se a mancha tiver mais tempo, uma solução é aplicar detergente e esfregar com uma escova. Deixe atuar por 10 minutos e enxágue.

Geladeira

Na geladeira acumulam-se maus odores, bactérias e restos de alimentos que podem manchá-la.

Para limpar a geladeira você precisa preparar uma mistura de uma parte de bicarbonato de sódio, uma de água oxigenada e duas de água. Borrife o líquido por toda a geladeira, deixe atuar por 10 minutos e, em seguida, retire com um pano.

Armários

Você pode deixar os armários com brilho e limpá-los completamente com uma mistura de bicarbonato de sódio e água. No caso de ter manchas difíceis, basta fazer a mesma mistura anterior, mas adicione uma parte de vinagre branco. Deixe atuar e, em seguida, retire a sujeira com um pano.

Box e banheira

Para limpar o mofo e a cal que se acumulam no Box ou na banheira, basta utilizar um pouco de suco de limão. Adicione um pouco de suco de limão em uma esponja e esfregue por todas as superfícies que deseja limpar. Você também pode usar água oxigenada no lugar do limão.

Recomendamos que leiam: A água oxigenada e suas aplicações em casa

Vaso sanitário

Limpeza-do-vaso

Para eliminar as manchas e o mofo que vão se acumulando em seu vaso sanitário prepare uma mistura de bicarbonato de sódio e limão, em seguida aplique na superfície com a ajuda de uma escova. Você também pode utilizar vinagre branco puro.

Espelhos

Para limpar seus espelhos e cristais basta uma mistura de três partes de água para uma parte de vinagre, pulverizar sobre a região e limpar em seguida com um pano.