13 ideias para aproveitar espaços pequenos da casa

13 ideias para aproveitar espaços pequenos da casa

Os apartamentos nas grandes cidades são cada vez menores. Em muitos casos, mal dá para colocar todos os móveis e objetos que precisamos para o dia a dia. Decorar o lar, então, fica ainda mais difícil. Mas não se preocupe! Daremos 13 dicas simples para economizar esse espaço valioso.

1. Trocador de bebê retrátil

Embutir um trocador de bebê na parede ou até mesmo no guarda-roupa é fácil, barato e economizará um espaço valioso no quartinho da criança. Aproveite para colocar uma poltrona de amamentação no quarto, um item valioso para tornar ainda mais prazeroso esse momento de nutrição, amor e vínculo entre a mãe e o bebê.

2. Aproveite a lateral dos armários de cozinha

Você pode pendurar panelas, conchas, canecas e outros utensílios de cozinha nas laterais dos armários, usando ganchos e pequenas pranchas. Se não quiser perfurar as paredes dos armários, você pode comprar ganchos adesivos, à venda em muitas lojas de materiais para o lar. Tenha em mente que os adesivos não suportam muito peso, mas seguram bem conchas, canecas de metal leve e utensílios plásticos.

prateleiras_nos_cantos

3. Prateleiras para os cantos

Os cantos da casa parecem de pouca utilidade, mas não precisa ser assim. Você pode instalar elegantes prateleiras, como as da foto acima, ressaltadas por pontos de luz. Além de muito bonitas, são uma ampliação do espaço disponível na sua casa, seja na cozinha ou em outros ambientes, como salas, quartos e até banheiros. Você pode utilizá-las para colocar potes com alimentos, fotos, vasos, pequenas plantas ou quadros, entre outros objetos que mereçam destaque ou tenham valor emocional.

4. Gavetas sob pias

O espaço que fica sob as pias dos banheiros, da cozinha e da área de serviço pode e deve ser aproveitado. Você pode instalar gavetas no local, ou apenas prateleiras cobertas com uma cortina de material impermeável, para não mofar em contato com a água. Guarde aí produtos de limpeza ou itens de higiene pessoal, como papel higiênico.

5. Gavetas nas laterais da escada

As gavetas são uma das melhores invenções humanas para se ganhar espaço, juntamente com as frugais prateleiras. Você pode colocar gavetas em quase todos os espaços vazios, inclusive nos vãos que sobram sob e ao lado de escadas. Além de darem um belo toque na decoração, também ampliam o espaço disponível para armazenamento.

cortina_de_banho

6. Cortina com bolsos para o box

Você vai adorar ter uma cortina de box de chuveiro com bolsos costurados. É possível incluir bolsos de tamanhos variados para guardar muitas coisas, desde produtos de higiene até cosméticos, escovas e/ou pasta de dentes.

7. Toalheiros e ganchos para panos de prato

Geralmente, todos os banheiros têm porta-toalhas e as cozinhas têm algum tipo de suporte para panos de prato. Se na sua casa alguns desses itens estão faltando, instale-os. Você verá como tudo ficará mais organizado e prático.

8. Beliches

Se você tiver filhos que dormem no mesmo quarto, por que não utilizar beliches? Alguns modelos são lindíssimos e até vêm com escrivaninhas sob uma das camas. Camas com colchões embutidos também são uma boa opção, bastante econômica.

9. Caixas organizadoras

Tem gente que odeia caixas, mas, para quem gostar, elas são aliadas, sobretudo para guardar papeis, contas e recibos, documentos (também podem ser usadas pastas, para ficar mais organizado), ou pequenos objetos.

jardim_vertical

10. Jardim vertical

Jardins e hortas verticais estão na moda, são de fácil manutenção e dão um charme incrível para sua casa. Cultive suas próprias ervas aromáticas, flores e até pequenos vegetais. Consuma alimentos frescos, perfume a casa e economize espaço!

11. Deixe as áreas de circulação livres

Se sua casa ou apartamento forem pequenos, a lei “Menos é mais” é ainda mais válida. Mantenha os móveis colados nas paredes e complemente com mesinhas de centro, almofadas, tapetes e outros objetos nos corredores e na área de circulação. Você verá como o espaço aumenta e a atmosfera do lar fica mais agradável.

12. Prateleiras sob as janelas na área de serviço

Na área de serviço, o trânsito de pessoas é mínimo. Aproveite para instalar algumas prateleiras sobre as janelas, um espaço sempre livre. Não há muito risco de acidentes e você pode aproveitar para guardar toalhas, produtos de limpeza, esponjas, flanelas e panos de chão.

13. Gavetas sob degraus

Sim, você já viu essa ideia na prática? Algumas casas têm estreitas gavetas sob os degraus da escada, um local de armazenamento que, além de salvar espaço, também é super secreto!