As 14 melhores formas de utilizar limão na saúde e na beleza

As 14 melhores formas de utilizar limão na saúde e na beleza

Graças a suas múltiplas propriedades o limão pode nos ajudar tanto de forma tópica quando interna. Seu rico teor de vitaminas e minerais o torna um aliado perfeito para a saúde.
As 14 melhores formas de utilizar limão na saúde e na beleza

O limão é um fruto cítrico muito popular em todo o mundo. Dele são conhecidas diferentes variedades e muitas receitas onde são aproveitadas suas particularidades, inclusive seu sabor ácido.

Durante muitos anos o limão tem sido parte fundamental da gastronomia, já que, por ser tão versátil, pode ser combinado com muitos outros ingredientes e sabores.

Além disso, há séculos são conhecidas as valiosas propriedades do limão, as quais trazem para o organismo e para a beleza incríveis benefícios.

Por ser um alimento consumido quase todos os dias e que não é muito caro, todos deveriam conhecer pelo menos uma parte de suas aplicações. Por isso, neste artigo decidimos compartilhar as formas mais comuns de aproveitar o limão na vida diária, tanto para a saúde quanto para questões de beleza.

1. O limão fortalece o sistema imunológico

sistema-imunologico

Um dos nutrientes que mais se destacam no limão é o seu alto conteúdo de vitamina C. Somado a isso, temos o rico teor de vitaminas B e E, minerais como o potássio, cálcio, magnésio, cobre, fósforo, zinco, ferro e magnésio, que tornam o limão um alimento poderoso para aumentar a resposta imunológica do corpo e prevenir doenças.

2. Manchas da pele

A vitamina C é um poderoso antioxidante que contribui para evitar o fotoenvelhecimento provocado pelo sol. Além disso, a vitamina E deste cítrico estimula a produção de colágeno para facilitar a eliminação de manchas.

Não se esqueça de ler: Remédios caseiros para as manchas e as sardas

3. Combate a hipertensão

Seu alto aporte de potássio e mínimas quantidades de sódio criam um equilíbrio adequado para eliminar os líquidos que ficam retidos no corpo e que estão associados à hipertensão.

4. Clareia as unhas

limao-clarear-unhas

Devido as suas vitaminas e minerais, este cítrico pode ajudar a fortalecer as unhas e, ao mesmo tempo, reduzir o tom amarelado que elas podem apresentar.

5. Facilita a digestão

Tem propriedades digestivas que aumentam a saliva e a produção de sucos gástricos para uma correta digestão dos alimentos.

Seu leve efeito alcalino combate a acidez de todo o organismo, apoia a eliminação de substâncias tóxicas acumuladas no corpo e previne a prisão de ventre.

6. Elimina a oleosidade do cabelo

Sem afetar os óleos naturais do cabelo, o limão regula o pH do couro cabeludo para eliminar o excesso de gordura e prevenir problemas como a caspa.

Poucas gotas de limão já apresentam vitaminas B, A e C que dão mais brilho e vitalidade ao cabelo.

7. Combate a acne

O limão tem propriedades adstringentes e antibacterianas que combatem a acne, já que reduzem o excesso de gordura, combatem as bactérias e limpam a profundidade dos poros.

Quando for aplicado na pele com esta ou qualquer outra finalidade, deve-se evitar a posterior exposição ao sol porque pode provocar manchas.

8. Esfolia a pele

esfoliante-limao

Por sua capacidade de limpar a pele profundamente, o limão combinado com ingredientes como o sal e o azeite de oliva pode servir como um esfoliante natural.

Basta preparar uma mistura com estes três ingredientes e aplicar com suaves massagens circulares para facilitar a eliminação de células mortas.

9. Metaboliza as gorduras

Os ácidos e nutrientes que o limão contém ajudam a oxidar e eliminar as gorduras, incluindo aquela que “gruda” nas paredes arteriais e impede o bom funcionamento do coração.

10. Neutraliza maus cheiros

O ácido cítrico e o forte aroma do limão proporcionam uma ação desodorante que, ao ser aplicada na pele, pode controlar os maus odores corporais.

11. Desintoxica o organismo

O suco de limão diluído em um xícara de água morna apoia o processo de desintoxicação do corpo que é realizado pelos órgãos depurativos.

12. Diminui as varizes

varizes

Por ajudar a melhorar a circulação sanguínea, o limão é um ingrediente natural que contribui para reduzir a aparição de varizes. Uma forma especial de potenciar seus efeitos é preparando uma mistura de seu suco com dentes de alho triturados e azeite de oliva.

13. Melhora a saúde ocular

Sua concentração de compostos antioxidantes melhora a saúde ocular, prevenindo doenças degenerativas como a perda da visão e as cataratas.

14. Suaviza cotovelos e joelhos

A pele que recobre estas duas partes do corpo é mais grossa e tende a se ressecar com mais facilidade.

Para eliminar as células mortas e proporcionar uma hidratação, prepare uma mistura de limão, azeite de oliva e açúcar e utilize-a para esfoliar a região.