14 remédios que te ajudarão a dormir mais fácil e melhor - Melhor com Saúde

14 remédios que o ajudarão a dormir mais fácil e melhor

Se puder, trabalhe somente até o pôr do sol e relaxe depois dele. Desta forma, seu corpo irá relacionar a noite com o descanso e deixar de estar alerta.

Você vai para a cama, desliga a luz e deita para dormir, fechando os olhos e cobrindo-se bem. Porém, parece que o sono nunca chega, passam as horas e você começa a se irritar e angustiar com a situação. Nem quer olhar para o relógio porque faltará pouco para que o alarme toque.

Se essa cena é algo frequente em sua vida, então, não espere mais para ler esse artigo. Conheça dicas e diferentes maneiras de pegar no sono mais fácil e rápido. Confira!

Dicas para dormir mais rápido

Passamos um terço de nossa vida dormindo. Isso pode parecer muito, mas é realmente necessário para recuperarmos as nossas energias (como carregar as baterias). Se não dormimos o suficiente não conseguimos trabalhar, estudar, manter o bom humor, a saúde do organismo, etc.

Se você tem problemas para conciliar o sono sem dúvidas você sabe que não é muito bom levantar pela manhã e ir trabalhar com olheiras enormes. Sua produtividade fica em segundo plano, bem como a atenção, a memória e a concentração.

Aliás, isso traz como consequência o surgimento de doenças como diabetes, obesidade e cansaço crônico (ou desânimo crônico). Se você não conseguiu dormir nem uma noite, talvez esteja sofrendo de problemas que alteram seu humor, mas o problema realmente está naquelas pessoas que nunca conseguem descansar. Para evitar e tratar isso compartilhamos com vocês algumas dicas.

Dormir

Estabeleça uma rotina para dormir

Desse jeito seu corpo saberá qual é o momento em que deve dormir e quando deve estar acordado. Vai saber quando for a hora de relaxar e eliminar o estresse. Então, tente ir para a cama sempre na mesma hora e tente acordar todos os dias no mesmo horário (e o mais aproximado desse horário nos fins de semana). Isso equilibrará seu organismo.

Leve consigo um diário

Isso ajudará a aliviar os hormônios do estresse e amenizará aquele estado de alerta ou de tristeza. Não é preciso seguir uma ordem quanto ao que sente ou pensa, você pode ir escrevendo aquilo que o incomoda ou preocupa. Assim, evitará ficar toda a noite pensando em soluções para esses problemas, por exemplo.

Consuma mais magnésio

Estudos indicam que o magnésio é necessário para descansar direito e durante a noite toda, como um “bebê”.  Consuma alimentos como sementes de abóbora, acelga e espinafre.

Beba um chá de camomila

É uma bebida tranquilizante e relaxante que reduz a ansiedade. Uma xícara antes de dormir é suficiente para descansar mais relaxado até o dia seguinte. Um pouco de camomila para 1/4 de litro de água é a medida exata.

Camomila-estomago

Pratique mais atividade física

Se você praticar esportes ou alguma atividade física, seu corpo e sua mente estarão mais cansados. Assim, não haverá desculpa para não dormir. Além disso, você se beneficiará de outras vantagens, como a perda de peso, redução do estresse, alívio das tensões, tonificação dos músculos, melhoramento da capacidade pulmonar e cardíaca, redução do colesterol, dentre muitas outras.

Pare de trabalhar com o pôr do sol

Se possível trabalhe somente até o entardecer, assim seu corpo saberá que a noite é o momento de descansar e dormir e não de continuar acordado. Aproveite essas horas para praticar esportes, ler, brincar com as crianças, etc.

Descanse após o almoço

Ao contrário do que muitos pensam, descansar por até trinta minuto depois de almoçar assegura um sono melhor durante a noite. Mas é importante não dormir mais do que meia hora, porque depois desse tempo corre-se o risco de cair nas etapas mais profundas do sono, o que o deixará sonolento ao acordar e fará você querer voltar a dormir. Assim, a tarde se tornará mais longa.

Durma sete horas seguidas todas as noites

Ainda não foi esclarecido quantas horas uma pessoa precisa dormir por dia, mas se sabe que o ideal é entre seis e oito horas, porém, tudo depende das atividades e necessidades de cada um. Se você não dorme o suficiente o corpo aumenta a produção de cortisol, o que aumenta os níveis de estresse. Também poderá sofrer de resistência à insulina e terá mais chances de desenvolver diabetes.

Dormir-bem

O quarto, só para dormir

Reserve sua cama para apenas duas atividades, dormir e manter relações sexuais. O resto deve ser feito nos ambientes correspondentes. Coma na copa ou na cozinha, assista à televisão na sala, trabalhe no escritório, etc.

Crie um ambiente relaxante

Isso significa ter um bom colchão, cortinas escuras para a luz do sol não se filtrar, um tom suave na pintura das paredes, uma boa temperatura, boa acústica (redução dos barulhos), e compartilhar a cama apenas com quem relaxe você (ou comprar uma cama maior), além de escolher uma roupa de dormir confortável, dentre outros detalhes.

Prefira um quarto frio a um quente

Temperaturas altas nos induzem ao sono intermitente, assim, se você estiver em um lugar muito frio, usar aquecedor e se agasalhar em excesso será mais difícil levantar pela manhã. Seu corpo transpirará mais do que o habitual e começará a desidratar.

Dormir (1)

Compense o sono perdido

Se você saiu até tarde no sábado ou se ficou até altas horas da manhã estudando, no dia seguinte recupere essas horas de sono perdidas para compensar.

Evite certos alimentos antes de dormir

Tudo aquilo que o mantenha alerta, como a cafeína, as bebidas com cola e as gorduras não são aconselhadas antes de dormir. Na realidade, o aconselhável é não beber café depois das 18:00.

Não vá dormir com fome

Não faça isso, mas também não deixe o estômago muito cheio, pois pode trazer problemas. O melhor é jantar o suficiente para não ficar com fome e não acordar durante a noite com dor estomacal ou com ansiedade de comer qualquer coisa.