3 Batidas para curar o intestino irritado - Melhor Com Saúde

3 Batidas para curar o intestino irritado

intestino irritado

Se você está sentindo sintomas como cólicas, dor e desconforto abdominal, inchaço, gases, diarreia ou prisão de ventre, você pode estar sofrendo com o intestino irritado.

Possíveis causas são a alergia ou intolerância da pessoa a certos alimentos, aumento do estresse, desequilíbrios hormonais e outras doenças como o supercrescimento bacteriano e a gastroenterite.

Trata-se de uma condição razoavelmente comum que, na maioria das vezes, pode ser curada com alterações na dieta, no nível de estresse e no estilo de vida. Além disso, existem algumas batidas muito saudáveis e fáceis de fazer que ajudam a acalmar o intestino e aliviar os sintomas. Aqui, vamos ensinar três receitas que, além de simples e deliciosas, também possuem propriedades curativas:

  1. Batida de aloe vera e kiwi

aloe-vera-kiwi

Esta primeira opção usa somente três ingredientes:

– 1 kiwi
– 1 colher de gel de aloe vera (babosa), aproximadamente 20g
– 1 copo de água (200ml)

Para preparar a batida, esquente um copo de água e dissolva nele a colher de gel de aloe vera, até obter uma textura homogênea. Descasque o kiwi e bata no liquidificador para fazer um suco, e junte-o à mistura de água e aloe vera.

A recomendação é beber a batida à temperatura ambiente, nem quente nem gelada, já que assim ela será mais facilmente digerida. Se quiser, uma sugestão é adicionar uma colher de chá de mel, que irá proporcionar um sabor mais adocicado e agradável.

Essa batida é leve e rica em vitaminas importantes para o trato digestivo e intestinal. O aloe vera oferece vários benefícios à saúde, e é capaz de tratar o intestino irritado, pois conta com propriedades anti-inflamatórias. Suas substâncias hidratam e acalmam as paredes do intestino, melhorando sua capacidade de absorção de nutrientes.

Já o kiwi ajuda a eliminar toxinas e é rico em vitamina C e fibras, ótimas para o tratamento da prisão de ventre e obstrução intestinal. Também oferece antioxidantes e possui uma enzima que facilita o processo digestivo.

  1. Batida de mamão papaia e camomila

mamão-maçã

Essa batida é ideal para ser tomada pela manhã, e oferece energia e alívio para o intestino irritado. Ela também é muito fácil de fazer, e serão usados os seguintes ingredientes:

– 3 fatias de mamão papaia
– 1 saquinho de chá de camomila
– 1 saquinho de chá de hortelã
– Algumas gotas de suco de limão
– 1 colher de chá de mel
– 1 copo de água (200ml)

Para prepará-la, vamos bater as fatias de mamão papaia no liquidificador até obter um suco denso. Enquanto isso, vamos fazendo o chá de camomila e hortelã em um copo com água fervendo. Depois, basta misturar o chá com o papaia e adicionar algumas gotas de suco de limão e uma colher de mel.

Esta combinação de ingredientes é capaz de desinflamar o intestino, reduzir o inchaço abdominal e aliviar as cólicas e dores no abdômen. O mamão é uma das melhores frutas para promover a digestão e melhorar o funcionamento do intestino, combatendo a prisão de ventre.

A camomila trata a inflamação e acalma o cólon, enquanto a hortelã permite controlar as contrações do intestino, relaxando os músculos intestinais e atenuando a dor.

  1. Batida de bálsamo, melancia e pera

melancia

Essa é uma opção que, além de curar a irritação no intestino, é hidratante e refrescante. Usaremos os seguintes ingredientes:

– 1 fatia de melancia
– 1 pera
– 1 saquinho de chá de bálsamo
– 1 copo de água (200ml)

Bata a fatia de melancia e a pera no liquidificador para obter um suco consistente. Enquanto isso, faça uma infusão de bálsamo em um copo de água fervendo, e adicione-a às frutas batidas. Misture os dois e beba à temperatura ambiente para facilitar a digestão.

Essa batida conta com propriedades curativas e anti-inflamatórias, além de acalmar o intestino irritado, já que o bálsamo é relaxante e evita as contrações intestinais que nos causam dor. A pera, por sua vez, é riquíssima em nutrientes, especialmente em vitaminas do complexo B, além de facilitar a digestão.

a melancia é hidratante e diurética e possui diversas vitaminas e minerais importantes para o organismo. Ela ajuda a desinflamar o intestino e a curar a irritação, além de ser rica em antioxidantes e fibras, que previnem a prisão de ventre e favorecem a regularidade e a saúde do trato gastrointestinal.