3 cafés da manhã saudáveis que você vai adorar

3 cafés da manhã saudáveis que você vai adorar

Um café da manhã saudável e equilibrado nos oferece 25% da energia necessária para todo o dia. Se incluirmos grãos integrais, nos sentiremos saciados por mais tempo.

Todos sabem que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, mas muitos não o colocam em prática. É verdade que, às vezes, a pressa e as nossas obrigações nos impedem de sentarmos calmamente e tomarmos os nutrientes adequados, mas devemos realizar um pequeno esforço. Que tal começarmos hoje com estas receitas fáceis?

Nossos cafés da manhã devem fornecer quase 25% da energia de que precisamos para enfrentar o dia. Devemos tomar os nutrientes certos para compensar a ausência de alimentos da noite anterior. Uma dieta saudável, variada e equilibrada pela manhã permitirá sair de casa com mais vigor e disposição. É preciso também eliminar a ideia de que jejuar é a melhor forma de emagrecer. Pelo contrário, com certeza, ao chegarmos ao meio-dia, encheremos a barriga para compensar a ansiedade, e isso não é saudável. Vejamos, então, algumas receitas simples para o café da manhã, um dos melhores momentos do dia.

Tigela de cereais e frutas vermelhas

Receitas de cafés da manhã com frutas e cereais

Modo de Preparo

Preparar uma tigela ou copo grande. Colocar um punhado de flocos de aveia integral instantânea. Em seguida, acrescentar meia xícara de leite de soja ou água, conforme o gosto.

• Em seguida, acrescentar as frutas vermelhas: mirtilos, morangos, framboesas etc. Caso não possam ser encontradas ou forem muito caras, colocar ameixas ou maçã vermelha.

• Agora, acrescentar frutos secos, como dez uvas passas e duas nozes picadas.

• Comer devagar e mastigar bem.

Benefícios

Este café da manhã fornecerá uma quantidade superlativa de fibras e antioxidantes. A fruta é uma ótima macronutriente, tão saudável quanto saborosa; a aveia, por sua vez, é uma fonte de carboidratos. As nozes contêm excelentes antioxidantes, como compostos fenólicos e resveratrol.

Sanduíche integral de peru e abacate

receitas de sanduíches como café da manhã

Modo de Preparo

• Outro café da manhã variado e saudável é o que apresentamos agora. Um sanduíche de peru e um copo de suco de laranja.

• Em primeiro lugar, preparar o sanduíche, sempre com pão integral ou cereais integrais. Acrescentar uma fatia de presunto cozido ou peru deli (com menos gordura), uma colher de chá de azeite de oliva e alguns pedaços de abacate. A mistura é deliciosa. Pode-se também utilizar frango.

• Não se esquecer de preparar o suco de duas laranjas para esta refeição.

Benefícios

Os grãos integrais deste sanduíche saciam por mais horas, fornecendo vitaminas, minerais e proteínas. Além disso, o abacate é rico em vitamina E, que reduz o colesterol e facilita a absorção de todos os nutrientes desta refeição matinal, incluindo os excelentes antioxidantes do suco de laranja. É uma opção muito saudável.

Salada de frutas, torradas com mel e chá branco

saldas de frutas no café da manhã

Modo de Preparo

• Pode parecer muito à primeira vista, mas não é. Este tipo de café da manhã fornecerá excelentes antioxidantes e vitaminas. Preparar uma tigela grande, onde serão acrescentados os pedaços de fruta.

• Sem dúvida, os ingredientes ideais para esta refeição seriam: um pequeno kiwi, uma pequena maçã, cinco uvas e dois morangos. A chave está na variedade e no aproveitamento dos benefícios dessas frutas essenciais.

• Em seguida, preparar a torrada. Derramar uma ou duas colheres de chá de mel na torrada, que deve ser integral e não muito grande.

Agora, preparar o chá branco. Esse chá é ainda mais saudável do que o chá verde, e é por isso que o recomendamos. É encontrado em lojas de produtos naturais, é muito apreciado e muito benéfico. Ferver em uma xícara com água e deixar descansar por 5 minutos.

Benefícios

É uma opção muito apropriada para o café da manhã, que trará os benefícios das frutas mais saudáveis, as que mais antioxidantes têm e que mais cuidarão da saúde. Por sua vez, o mel é um excelente antisséptico, cicatrizante e fortalecedor do sistema imunológico que não deve ser dispensado. O chá branco é um aliado mais que maravilhoso e combate os radicais livres, porque, como já dissemos antes, é ainda mais poderoso do que o chá verde.

Cortesia das imagens por Neus.