3 Coisas que acontecem no seu corpo quando você dorme tarde - Melhor com Saúde

3 coisas que acontecem no seu corpo quando você dorme tarde

Quando você dorme tarde além de perder o dia pode experimentar problemas em sua saúde a longo prazo, tais como ganho de peso ou até mesmo dificuldades circulatórias
3 Coisas que acontecem no seu corpo quando você dorme tarde

Todos nós sentimos uma forte afeição por nosso travesseiro e seu aliado, o lençol. Amamos tanto estes dois no período da manhã que custa nos separarmos deles. E ainda mais quando deitamos mais tarde na noite anterior. É uma batalha diária.

Todas as manhãs, o travesseiro e os lençóis continuarão a envolvê-lo em sua suavidade, se você costumar dormir muito tarde…. Mas o que há de errado em ficar acordado durante a noite? Deixe-nos dizer que quando você o faz está privando o seu sono.

Nas últimas duas décadas têm se notado uma alteração no sono da população mundial. Nos dias de hoje todo ser humano é trabalhador. E quem não é, tem redes sociais para mantê-lo entretido até altas horas da noite. 

Nos Estados Unidos a insônia é considerada uma epidemia e, de acordo com uma pesquisa realizada em 2013 pela Gallup, descobriu-se que 42 por cento dos cidadãos estadunidenses desfruta de menos de sete horas de sono todas as noites.

A privação do sono pode causar olheiras, alterações de humor e atraso no trabalho.

É quase uma fórmula dizer: dormir tarde = despertar tarde.

Também pode gerar problemas com seu chefe. Além disso, existem outras causas que são resultado de trabalhar ou ver sua série preferida até altas horas da noite.

Isso pode ocorrer quando você dorme até tarde:

1. Você ganhará pesoDorimir pouco altera o peso

O sono é tão saudável que quando você não o faz reflete em seu corpo. Anteriormente  já comentamos que seu corpo reflete o que está acontecendo dentro de você, inclusive quando você dorme até tarde.

Sim, acontece algo anormal; você tem problemas de saúde e a obesidade é um deles. Se você se priva de seu sono, seu corpo fica mais cansado e no dia seguinte não vai querer se levantar. À medida que passam as horas, enquanto você está na cama os quilos podem aumentar.

Um estudo realizado em 2015 no Colégio Médico Weill Cornell e apresentado na reunião anual da sociedade endócrina sugere que você não deve ignorar a hora de ir dormir.

Dormir por apenas 30 minutos cada noite você poderia obter um ganho de peso e resistência à insulina. Este estudo incluiu 522 participantes em um período de 7 dias.

Pessoas que levaram mais tempo para pegar no sono eram 72% mais propensas a serem obesas comparadas com aquelas que dormiam antes.

A perda de peso também tem relação com a perda de apetite e do metabolismo hormonal.

O metabolismo é o que predispõe as pessoas à obesidade e resistência à insulina, diz Shahrad Taheri, o principal autor do estudo no Weill Cornell.

Recomendamos a leitura: Como cultivar estévia em casa e aproveitar suas propriedades adoçantes

2. Você perderá o apetite sexualMulher cansada por falta de sono

Há um momento na vida em que você só usa a cama para dormir e para o sexo. Em outras ocasiões só estará indo para a cama para dormir. Você chega tarde, cansado e desanimado porque dorme pouco.

O tempo de descanso não é suficiente para ficar bem com seu parceiro durante a intimidade.

No Jornal da Medicina Sexual foi encontrado, em um atual estudo, que entre as mulheres, a duração do sono tem muito a ver com um maior desejo sexual durante o dia.

Uma pesquisa indicou que depois de apenas uma hora a mais de sono, experimenta-se um aumento de 14% da probabilidade de ter sexo no dia seguinte.

Esse mesmo estudo constatou que mulheres que passaram mais tempo sob os lençóis também relataram uma melhor excitação genital e maior capacidade de atingir o orgasmo do que aquelas que não o fizeram.

Isto não tem nada a ver com as mudanças de humor que também se relacionam com o sono. Estudiosos dizem que a mudança hormonal, produto da perda do sono, implica em um fraco desempenho sexual.

Se você estiver sofrendo com problemas em sua vida sexual, examine se seu sono não pode ser o culpado. Muitas mulheres acusam à menopausa nestas situações, quando há outros fatores que as estão afetando.

Veja também: Como manter a densidade óssea ao chegar na menopausa

3. Seu sangue começa a ferverPessoa com problemas de pressão por falta de sono

É isso mesmo. Literalmente seu sangue ferve quando você dorme até tarde. Tem sido demonstrado que pessoas que são expostas a períodos curtos de sono, são mais propensas a padecer um aumento na pressão arterial noturna.

Em pessoas que costumam restringir seu sono é possível aumentar sua pressão arterial em contraste com aquelas que tendem a descansar corretamente.

Quando a pressão arterial aumenta durante a noite, é preocupante. Segundo alguns pesquisadores, os valores da pressão arterial durante a noite são um importante marcador de risco cardiovascular.

Quando isso acontece, está indicando que o coração trabalha mais do que deveria durante seu período de descanso.

Evite dormir tarde o quanto você puder

As razões para dormir cedo são mais fortes do que as simples olheiras. Você já as conhece!

É recomendável organizar sua agenda. Não deixe que nada o interrompa enquanto você trabalha. Gerencie seu dia, mesmo se você estiver em casa. Assim, você vai trabalhar em um menor tempo possível e terá espaço para descansar.

Não altere a hora de dormir. Dormir bem é cuidar de sua saúde.