3 desjejuns saudáveis para resolver a prisão de ventre

3 desjejuns saudáveis para resolver a prisão de ventre

Para evitar a prisão de ventre é muito importante acrescentar fibras à nossa dieta. No café da manhã podemos incluir cereais como a aveia ou frutas, que também favorecem o trânsito intestinal.

Prisão de ventre. Há épocas em que esse problema nos afeta mais. Sentimos-nos pesados, inchados e com incômodos que, a longo prazo, podem nos trazer mais problemas. Por isso, convidamos você a saber mais sobre como resolver esse problema desde a hora que acordamos, quando tomamos o café da manhã.

Um bom café da manhã combate a prisão de ventre

cafe-da-manha-500x303

Você sabia que tomar um café da manhã adequado é o primeiro passo para corrigir a prisão de ventre? Assim dizem os médicos e nutricionistas e, como tal, vale a pena considerar a informação. A prisão de ventre  é uma realidade cada vez mais frequente entre as pessoas, causada principalmente por nossos hábitos de vida e de alimentação incorretos. Então, quais são outras de suas causas mais comuns?

  • Inclusão de pouca fibra em nossa alimentação.
  • Consumo de água insuficiente.
  • Falta de pré-bióticos que cuidam da flora intestinal.
  • Não tomar o café da manhã, porém, comer muito no jantar.
  • Manter uma vida sedentária.
  • Comer alimentos com muita gordura e farinhas refinadas.
  • Reter as fezes, geralmente por falta de tempo de ir ao banheiro. Ao fazermos isso as fezes endurecem, o trânsito intestinal se torna lento e, como consequência, podemos enfrentar problemas graves.

1ª opção de café da manhã

Aveia-para-o-cafe-da-manha

  • Infusão de babosa com mel e limão.
  • Uma taça de aveia com 5 morangos e uma ameixa em pedacinhos.
  • Suco natural de pera.

Por que começar o dia com uma infusão de babosa? Porque é um tônico benéfico para nosso intestino. É capaz de cuidá-lo, curá-lo e favorecer o trânsito intestinal. Para nos beneficiarmos disso basta esquentar uma xícara de água e ,quando estiver fervendo, adicionar uma colher de sopa do gel de babosa. Deixe dissolver para depois adicionar algumas gotinhas de limão. Depois, na hora de tomar, acompanhe a infusão com um pouco de mel.

Uns 20 minutos depois, siga com o café da manhã. Sabemos que as fibras são excelentes e que a aveia é sempre uma boa opção. Os morangos dispõem dessas sementinhas que são maravilhosas para quem tem dificuldade de ir ao banheiro, muito adequados, assim como as clássicas ameixas. Um suco de pera para terminar, que oferecerá hidratação e um teor natural de fibras. Sem dúvidas você vai gostar!

2ª opção de café da manhã

mousse-de-iogurte-com-figos-final-500x346

  • Infusão de sementes de linho.
  • Iogurte grego com nozes e figos.
  • Uma torrada de aveia com azeite de oliva.
  • Um copo de suco de laranja natural.

Asseguramos que esse café da manhã é realmente delicioso. Começaremos com as sementes de linho, que são uma forma excelente de combater a prisão de ventre. Para isso, deveremos preparar uma infusão, tome nota:

Pegue um copo de água, esquente e adicione uma colher de sementes de linho. Deixe ferver por três minutos, desligue o fogo e deixe repousar até esfriar. Beba uma xícara em jejum e para completar o efeito, seria recomendável tomar outro pela tarde.

Meia hora depois dessa primeira infusão de sementes de linho, tome a xícara de iogurte grego natural com nozes e figos. O iogurte grego é o mais recomendável e saudável. Dispõe de menos lactose e ,além disso, nos oferece bactérias benéficas para o intestino, fortalecendo a flora intestinal, protegendo o sistema imunológico e, além disso, favorecendo as idas ao banheiro.

Os figos, por sua vez, permitem um efeito laxante que nos ajudará na evacuação. Além disso, são deliciosos, se digerem bem e nos protegem frente ao desenvolvimento de outros problemas estomacais, como o refluxo ou a acidez.

Terminar com um suco natural de laranja é a melhor das opções. Contém fibra, vitamina C e antioxidantes, compostos perfeitos para começar o dia da maneira mais adequada.

3ª Opção de café da manhã

nopal-e-laranja

  • Suco de cacto e laranja
  • Uma torrada de aveia com geleia de ameixa
  • Uma xícara de farelo de trigo com quiuí em pedacinhos e 3 amêndoas picadas.

Você já experimentou o delicioso e saudável suco de cacto e laranja? Trata-se de um remédio saudável, muito efetivo para evitar a prisão de ventre, aumentar nossas defesas e evitar, por exemplo, gripes e resfriados. O cacto dispõe de uma espécie de goma interior que atua limpando de forma muito efetiva o intestino de todos os tipos de toxinas, ao mesmo tempo em que facilita a evacuação.

É muito digestivo e, combinado com a laranja, nos oferece muita fibra e minerais. Para preparar a receita basta obter o suco de uma laranja e reservar uma folha de nopal pequena. Lave bem a folha e coloque em um liquidificador com o suco de laranja e um copo de água. Bata tudo bem, tentando conseguir um líquido homogêneo que deverá ser bebido imediatamente, para que aproveitemos ao máximo suas propriedades.

Em seguida, prepare uma pequena torrada com geleia de ameixa, junto com uma xícara de farelo de trigo com quiuí e amêndoas. Se achar que for muita coisa, dê preferência à xícara de farelo de trigo e quiuí. É ideal se acompanhado com amêndoas, porque a quantidade de fibras será maior e, além disso, oferecerá um bom teor de magnésio. Não deixe de provar!