3 importantes razões para consumir mais beterraba

3 importantes razões para consumir mais beterraba

Incluir a beterraba na dieta irá nos ajudar a depurar toxinas e desintoxicar o organismo, já que nos permite melhorar o funcionamento do sistema digestivo e combater a retenção de líquidos.
3 importantes razões para consumir mais beterraba

Você está acostumado a comer beterraba em seu dia a dia? Este vegetal de coloração forte e vibrante e de sabor levemente adocicado pode ser uma adição muito interessante a diversos pratos e receitas.

Além de seus usos na culinária, a beterraba ainda pode se transformar em um excelente aliado da nossa saúde e do nosso bem-estar, já que conta com diversos nutrientes, vitaminas e minerais em sua composição.

Além disso, este vegetal único ainda possui propriedades medicinais, sendo utilizado no tratamento de algumas condições de saúde, prevenindo doenças e proporcionando alívio de forma totalmente natural, sem o uso de medicamentos repletos de substâncias químicas.

Por estes motivos, hoje iremos apresentar três grandes motivos pelos quais vale a pena incluir a beterraba na dieta, aproveitando todos os benefícios que este verdadeiro superalimento tem a nos oferecer.

  1. É um alimento muito nutritivo

Beterraba

A beterraba é um tubérculo muito rico em nutrientes importantes para o bom funcionamento de nosso organismo. Ela é rica, por exemplo, em vitamina A, B e C. Também é uma excelente fonte de minerais, já que contém sódio, cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio e manganês.

Sua composição inclui carboidratos, açúcares naturais e uma pequena quantidade de proteínas. Ela também contém fibras, importantes para manter o bom funcionamento e a regularidade do intestino. Por conter açúcar, ela ainda pode ser útil para satisfazer aquela vontade de ingerir doces que surge de vez em quando.

Seus carboidratos são uma ótima fonte de energia, e a beterraba é considerada um alimento energizante, ideal para melhorar o desempenho durante a prática de atividade física e também acelerar a recuperação do corpo após a mesma.

Outra vantagem é a presença de ácido fólico, nutriente fundamental para o crescimento de novas células. Ele é especialmente importante na dieta de mulheres grávidas, sendo inclusive ingerido por muitas em forma de suplemento durante este período.

Por último a beterraba ainda contém antioxidantes como o betacaroteno, que ajudam a combater os radicais livres e previnem o envelhecimento precoce.

Todos estes benefícios são oferecidos considerando uma pequena quantidade de calorias, e sem a presença de gorduras.

  1. Combate inflamações e doenças

Beterraba-para-combater-infecções

Alguns estudos foram capazes de identificar que a beterraba pode contribuir para o tratamento de algumas  condições de saúde de forma natural, além de ajudar a prevenir certas doenças.

Um estudo, por exemplo, identificou que consumir o suco fresco de beterraba ajuda a reduzir a pressão arterial de forma significativa, já que o mesmo promove a dilatação dos vasos sanguíneos e a rigidez das artérias. Assim, a beterraba favorece a circulação sanguínea e ajuda a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

A beterraba é um alimento rico em betaína, que já foi associada a níveis menores de diversos processos inflamatórios. Além disso, ela é uma fonte incrível de um fitonutriente chamado betalaína, que possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e desintoxicantes, contribuindo para combater de forma natural condições inflamatórias presentes no organismo.

Devido a suas propriedades desintoxicantes, ela ajuda a depurar o fígado e os rins, prevenindo diversas doenças que podem surgir devido ao mau funcionamento destes órgãos tão importantes para o nosso corpo. A beterraba também contribui para o fortalecimento da imunidade, protegendo nosso corpo de doenças em geral.

Por último, pesquisadores têm encontrado evidências de que o consumo frequente de beterraba pode prevenir alguns tipos de câncer, principalmente o câncer de cólon. Também estão sendo realizados estudos analisando sua capacidade de tratar o câncer de mama, de próstata e de pâncreas.

  1. Favorece a saúde física e mental

Beterraba-para-saude-mental

Não é apenas na saúde física que podemos encontrar os benefícios da beterraba, já que este tubérculo também pode ser um aliado na manutenção de uma boa saúde mental e psicológica.

Pesquisadores identificaram, por exemplo, que o consumo de beterraba ou do suco de beterraba pode melhorar a oxigenação para o cérebro, reduzindo o desenvolvimento de doenças como o Alzheimer em adultos mais velhos. Desta forma, este alimento pode ser um importante aliado na prevenção de diferentes tipos de demência.

Além disso, a beterraba contém betaína, a mesma substância usada em alguns tratamentos convencionais contra a depressão. Este vegetal poderoso também conta com o aminoácido triptófano em sua composição, que ajuda  relaxar a mente e proporciona um efeito de bem-estar natural.

Trata-se de um alimento capaz de melhorar nossos níveis de humor, pois seu consumo promove a liberação de serotonina.