3 Remédios com ervas para combater a queda de cabelo - Melhor Com Saúde

3 Remédios com ervas para combater a queda de cabelo

Os remédios a base de ervas podem funcionar como complementos para fortalecer o cabelo. Lembre-se de que é fundamental manter uma alimentação equilibrada que ofereça todas as vitaminas e nutrientes das quais o nosso corpo precisa.

A maioria das pessoas sofre constantemente com este problema, mas poucos sabem que podemos usar ervas para combater a queda de cabelo. Remédios simples feitos com algumas plantas específicas ajudam a fortalecer os fios e manter uma cabeleira brilhosa e saudável.

Por que os cabelos caem?

São muitos os fatores que podem desencadear a queda de cabelo. É difícil identificar qual motivo específico é o responsável por fazer os fios caírem, e o problema pode ser inclusive uma combinação de diferentes causas.

A lista abaixo mostra os principais responsáveis pela queda de cabelo:

  • Estresse físico, decorrente de uma cirurgia ou trauma causado por um acidente
  • Estresse emocional, que ocorre quando passamos por algum momento difícil de lidar
  • Desequilíbrios hormonais
  • Fatores genéticos
  • Falta de proteínas na alimentação
  • Anemia, doença causada pela falta de ferro no organismo
  • Deficiência de vitamina B, fundamental para manter os cabelos fortes e saudáveis
  • Hipotireoidismo
  • Doenças autoimunes em geral
  • Perda de peso significativa em um curto período de tempo

Dessa forma, existem algumas ações simples que podem prevenir e reduzir a queda de cabelo, como tentar não viver apressados e praticar atividades físicas ou meditação, para reduzir o stress e manter uma alimentação balanceada, repleta de proteínas, ferro e vitamina B.

Além desses hábitos fáceis de adotar, existem alguns remédios naturais feitos com ervas que ajudam a lutar contra a queda de cabelo.

Principais receitas com ervas para combater a queda de cabelo

1. Máscara de aloe vera com suco de limão

Esta erva poderosa pode não só prevenir a queda de cabelo, mas também estimular e acelerar o crescimento dos folículos capilares. Isso é possível, pois ela abre poros bloqueados e melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo. Ela ainda nutre e equilibra o ph dos fios, reduz a oleosidade excessiva e é capaz de eliminar a caspa.

Uma das opções para obter os benefícios que ela oferece é combiná-la com suco de limão para fazer uma máscara capilar hidratante e nutritiva.

O processo é simples. Corte duas folhas de aloe vera e tire as bordas serrilhadas de ambos os lados. Faça um corte longitudinal, separando cada folha em duas camadas diferentes. No meio das duas camadas, você vai ver o gel translúcido de aloe vera.

aloe-vera

Cuidadosamente retire o gel das folhas e coloque em um liquidificador, adicionando também o suco de meio limão. Bata os dois ingredientes até conseguir uma textura um pouco mais líquida.

Aplique no cabelo e deixe agir por 20 minutos, enxaguando normalmente após o uso para obter cabelos fortes e resistentes.

2. Infusão de alecrim

Amplamente utilizado em várias receitas culinárias, o alecrim também possui propriedades que ajudam a prevenir a queda de cabelo. Ele fortalece os folículos capilares da raiz até as pontas, além de nutrir e hidratar o couro cabeludo. O alecrim também estimula o crescimento dos fios e restaura a pigmentação capilar, contribuindo para uma cor mais viva.

É possível usar esta erva para tratar o cabelo seguindo apenas alguns passos simples. Pegue 4 colheres de sopa de folhas secas de alecrim e esmague em um almofariz ou pilão. Depois, coloque em uma panela com água e ferva até obter uma infusão.

Espere a temperatura baixar e aplique a mistura nos cabelos, massageando suavemente. Comece pelas pontas e vá subindo até a raiz. O líquido é muito leve e nada oleoso, portanto não há necessidade de enxaguá-lo.

Use como um leave-in (sem enxágue) após o banho, entre 1 e 4 vezes por semana. Esta receita certamente vai fortalecer o seu cabelo e deixá-lo com um aspecto muito mais saudável.

3. Spray de lavanda

A lavanda contribui para reduzir a calvície e promover o crescimento do cabelo, além de prevenir a queda. Além disso, ela é capaz de diminuir os níveis de ansiedade e oferecer uma sensação de calma e relaxamento, por isso uma massagem com lavanda no couro cabeludo é ótima após um dia estressante.

Esta erva ainda possui propriedades antibacterianas que ajudam a curar irritações e infecções na pele do couro cabeludo, além de ser um ótimo remédio natural contra a caspa.

Um spray de lavanda muito simples e fácil de fazer pode fornecer todos estes benefícios para o seu cabelo, além de reduzir o frizz, hidratar e deixar um cheiro suave e agradável.

lavanda

Você só vai precisar de água e de 7 a 10 gotas de óleo essencial de lavanda (dependendo da intensidade do aroma que você deseja). Basta colocar a água e as gotas de lavanda em um recipiente, mexendo suavemente para misturar os dois. Depois, coloque a água em um borrifador.

A lavanda pode ser aplicada no cabelo seco antes de sair de casa. Além de fortalecer, esta receita vai dar brilho e hidratar os fios.