4 dicas para evitar menstruações dolorosas

4 dicas para evitar menstruações dolorosas

As mulheres que sofrem de dores antes ou durante a menstruação, sabem o quanto é difícil encontrar uma solução para este problema.

A medicina convencional oferece anti-inflamatórios e analgésicos que não curam, apenas aliviam os sintomas naquele momento, e também não é fácil encontrar remédios naturais que realmente resolvam a questão da dor.

Neste artigo, iremos compartilhar algumas dicas para combater de maneira natural todos os sintomas dolorosos relacionados ao ciclo menstrual.

Alimentação adequada para combater as dores da menstruação

Alimentacao-adequada-para-combater-dores-da-menstruação

A alimentação desempenha um papel fundamental em qualquer transtorno de saúde. A dor é sempre um sinal de que algo não vai bem e temos que cuidar melhor de nossa saúde, pois nos avisa que algo não está “funcionando” da maneira correta.

Estes conselhos são gerais e benéficos para qualquer problema de saúde que provoque dor e, em especial, para as menstruações dolorosas.

Como combater as dores de forma natural

Substitua os cereais e farinhas refinados pelos integrais, que são muito mais nutritivos e aumentam a sensação de saciedade.
— Não abuse dos produtos lácteos, preferindo o iogurte, o kefir e a ghee (manteiga clarificada) ao leite ou manteiga. Evite o creme de leite, cremes e sorvetes.
Elimine as frituras da dieta e prefira refogar os alimentos em azeite, ou cozinhá-los no vapor ou em água.
— Evite o açúcar branco e o sal, consumindo-os sempre em pequenas quantidades, se necessário. O mel, estévia e o sal do Himalaia são os mais indicados.
Aumente o consumo de frutas e vegetais, crus e cozidos, e reduza as carnes vermelhas, embutidos e comida pré-cozida. Adote carnes magras, pescas e ovos como fontes de proteína animal.
— Inclua legumes no seu menu, pelo menos, duas vezes por semana.

Cuidar do fígado

Figado-gorduroso-e-menstruacao

Segundo a medicina chinesa, se as menstruações são dolorosas, pode ser que o fígado não esteja funcionando de maneira adequada.

Por isso, devemos ajudar este órgão tão importante, um dos que mais sofre as consequências da vida moderna por causa da má alimentação, poluição, estresse, emoções negativas etc.

Podemos cuidar da função hepática com as seguintes recomendações:

— Beber um copo de água com o suco de meio limão em jejum, meia hora antes do café da manhã.
— Beber infusões de dente de leão, boldo, alcachofra e cardo.
— Jantar cedo e em pouca quantidade.
— Evitar situações estressantes, ou que possam levar à raiva.
— Aplicar calor sobre a região do fígado (costelas do lado direito), meia hora antes de dormir.

Regular o sistema hormonal

Os hormônios têm um papel crucial nas dores menstruais e problemas no sistema reprodutor feminino. O modo de vida estressante em que vivemos infelizmente desequilibra o delicado sistema hormonal de homens e mulheres, causando transtornos.

A solução? Tentar viver de maneira mais conectada com a natureza e com os ritmos do próprio corpo.

A seguir, falaremos sobre três plantas que devemos consumir de maneira regular para equilibrar o sistema endócrino e evitar, a longo prazo, qualquer tipo de dor menstrual.

Maca: afrodisíaca, nutritiva e reguladora

A maca é uma raiz típica dos Andes peruanos que têm diversas propriedades benéficas para o sistema reprodutor. Além de aumentar o apetite sexual, aumenta a quantidade de espermatozoides nos homens e fortalece os embriões nas mulheres, sendo um símbolo de fecundidade em seu país.

Também é muito boa para regular os hormônios nas mulheres. A maca é um excelente anti-inflamatório e contribui para a saúde em geral.

Vitex: planta medicinal utilizada desde a antiguidade

O vitex é utilizado há muitos séculos para tratar os problemas gerados pela tensão Pré-Menstrual (TPM) e ansiedade. Também ajuda a combater as ondas de calor típicas da menopausa.

Ela é uma planta que ajuda a diminuir os níveis de estrógenos, que podem ser uma causa das cólicas e outras dores menstruais. Consuma chás e suplementos, sempre sob recomendação de seu médico, por pelo menos três meses, para começar a notar os efeitos positivos.

Sálvia: estimulante para o sistema circulatório

Salvia-e-menstruacao

A sálvia é cicatrizante, digestiva e também estimula a circulação, facilitando a saída da menstruação e evitando as cólicas menstruais. Deve ser consumida com moderação, pois, por ser estimulante, oferece o risco de aumentar a pressão sanguínea.

Alívio para as dores menstruais

Se você estiver sentindo cólicas, pode realizar as seguintes medidas para não ter que recorrer a medicamentos:

— Para desinflamar a região do ventre, aplique calor, usando uma bolsa térmica ou cataplasma de argila.
— Beba uma infusão de cúrcuma e gengibre.
— Deite-se em posição fetal, com uma almofada entre os joelhos.
— Prepare um chá de canela, excelente para fazer a menstruação “descer” (por isso mesmo, não deve ser tomado por mulheres grávidas ou que estiverem tentando engravidar).

Sempre é preciso notar que os tratamentos naturais devem ser realizados sob a supervisão de seu médico de confiança.