4 estratégias para acelerar o metabolismo e perder peso

4 estratégias saudáveis para acelerar o metabolismo e perder peso

O metabolismo nunca foi tão famoso. Temos ouvido falar dele em notícias, programas de TV e na internet, como um fator que pode ajudar muito no processo de perda de peso saudável. Felizmente, tudo o que ouvimos é verdade. Ele pode nos ajudar a queimar gorduras e a conquistar o corpo que tanto sonhamos, se soubermos usá-lo da maneira correta.
acelerar o metabolismo

Neste artigo, falaremos sobre algumas estratégias que podem nos ajudar a acelerar o metabolismo e, consequentemente, a perder peso com mais facilidade e menos esforço. O melhor? Tudo isso de forma totalmente natural e saudável. Você vai perder?

1. Não tenha medo de comer o suficiente

dietas para acelerar o metabolismo

Esqueça das dietas hipocalóricas e restritivas, pois elas podem inclusive ser prejudiciais para o nosso organismo. Podemos até conseguir perder peso, mas de uma maneira não saudável. Além disso, é muito comum que, com esse tipo de dieta, recuperemos o peso perdido muito rapidamente, logo após voltarmos a comer normalmente.

Dietas com poucas calorias reduzem cada vez mais o metabolismo, e vão tornando mais difícil perder peso com o tempo. Além disso, com o metabolismo lento, é muito comum perdermos massa magra  e pode inclusive surgir a flacidez.

Por todos estes motivos, mantenha uma ingestão adequada de calorias dependendo do seu peso, idade, altura e nível de atividade física. Não tenha medo de comer o suficiente, pois se você priorizar alimentos saudáveis, seu metabolismo irá se acelerar e você irá perder peso de forma muito mais saudável e sustentável. Evite doces, frituras, gorduras saturadas, açúcar e farinhas refinadas, e aposte em refeições balanceadas. Você vai adorar o resultado.

2. Faça várias refeições ao dia para acelerar o metabolismo

Pular refeições é a pior coisa que podemos fazer pelo nosso metabolismo. Quando ficamos muito tempo sem comer nosso organismo não recebe os nutrientes necessários para que funcione corretamente. Com isso, o metabolismo se desacelera e, em vez de nos ajudar em nosso objetivo de queimar gordura, faz exatamente o contrário, armazenando-a para lidar com esses períodos prolongados sem energia.

Por isso devemos fracionar nossa ingestão calórica ao longo do dia, fazendo entre 5 e 6 refeições: café da manhã, almoço, jantar e lanches. Se comermos de 3 em 3 horas, nosso corpo vai saber que terá uma fonte constante de energia, e não sentirá “medo” de gastar as reservas acumuladas, contribuindo para a perda de peso e, principalmente, de gordura.

Lembre-se disso a próxima vez que pensar em pular o jantar por acreditar que isso vai ajudar a emagrecer. Fazer várias refeições leves e repletas de alimentos saudáveis, como proteínas magras, frutas, vegetais e gorduras boas, é uma excelente forma de acelerar o seu metabolismo.

3. Não se esqueça do café da manhã

café da manhã farto ajuda a acelerar o metabolismo

Diversos estudos indicam que um bom café da manhã acelera o metabolismo, promove uma longa sensação de saciedade e nos ajuda a comer menos ao longo do dia. Há, inclusive, estudos relacionando o sobrepeso e a obesidade, entre outras coisas, ao hábito de não tomar café da manhã.

Não pense que pular o café da manhã irá ajudar a perder peso, pois essa é, sem dúvidas, a refeição mais importante do dia. Lembre-se de que o corpo acabou de passar várias horas dormindo, e o metabolismo está completamente adormecido por causa disso.

Tomar um café da manhã composto por alimentos saudáveis de todos os grupos alimentares, com proteínas, carboidratos e gorduras boas, estimula o metabolismo e ajuda a começar o processo de queima de gordura logo pela manhã. Se você não tiver tempo de comer em casa pela manhã, tente criar o hábito de acordar um pouco mais cedo todos os dias. Você só tem a ganhar.

4. Pratique exercícios de intensidades diferentes

Todos nós já estamos cansados de ler que a atividade física é fundamental para perder peso de forma saudável e para acelerar o metabolismo, mas se você quiser dar uma forcinha extra para o processo de emagrecimento, aposte na prática de exercícios intervalados.

Eles são ótimos para potencializar o metabolismo e fazem com que o corpo continue queimando gordura o dia inteiro, mesmo após o fim da atividade. Não precisa ser nada muito complexo ou difícil, basta alterar intensidades durante o exercício. Você pode, por exemplo, correr alguns minutos, andar um pouco, e começar a correr novamente, ou caminhar alternando trechos de subida e trechos planos, alternar uma caminhada na esteira com polichinelos, etc.

Outra ótima dica é intercalar treinos aeróbicos com exercícios de resistência, como a musculação e as atividades de força e explosão. Elas são excelentes para acelerar o metabolismo e queimar gordura.