4 Infusões medicinais para dormir bem - Melhor Com Saúde

4 Infusões medicinais para dormir bem

dormir bem

Muitas pessoas têm dificuldade para conseguir dormir uma noite inteira sem interrupções. Com o estresse e a agitação do dia a dia, fica quase impossível desligar totalmente a mente dos problemas e preocupações. Com isso, prejudicamos à qualidade do sono, algo tão importante e essencial para que possamos desempenhar bem todas as nossas funções.

A recomendação que costumamos ouvir é a de dormir cerca de 8 horas todas as noites, mas para quem sofre com a insônia, conseguir isso pode parecer um sonho distante.

Existem algumas dicas que podem nos ajudar a dormir melhor, como tomar um banho quente antes de deitar, fazer uma refeição leve no jantar, praticar atividade física moderada regularmente e desligar todos os aparelhos eletrônicos algumas horas antes de dormir.

Se mesmo seguindo todas essas dicas você ainda não estiver conseguindo superar a insônia, outra alternativa que pode ser muito eficaz é fazer uso de infusões medicinais. Tomar uma delas antes de dormir pode ser o truque milagroso que faltava para conseguir uma boa noite de sono.

Nesse artigo, iremos ensinar a receita de quatro infusões que são ótimas para quem quiser dormir bem e conseguir descansar de verdade. Se você sofrer com esse problema, não deixe de experimentar!

dormir

  1. Infusão de camomila e lavanda

Esta opção combina duas das ervas mais conhecidas por sua capacidade de proporcionar uma sensação de calma, relaxamento e descanso.

A camomila possui efeitos sedativos e estudos mostram que ela possui uma ação semelhante à de alguns medicamentos anti-ansiedade. Ela é capaz de alterar a ação de um receptor no cérebro, acalmando-nos e nos ajudando a pegar no sono.

Quanto à lavanda, estudos mostram que ela pode alterar o padrão das ondas cerebrais, induzindo-nos a um estado de sonolência.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de flor de lavanda seca
  • 1 colher de chá de flor de camomila seca
  • 1 copo de água (200ml)
  • Mel a gosto

Como fazer

Ferva os 200ml de água. Em um recipiente, coloque a lavanda e a camomila e depois despeje a água fervendo sobre ambas as ervas. Deixe repousar entre 10 e 15 minutos (quanto mais tempo, mais forte será o sabor do chá). Coe para remover as flores secas e beba com um pouco de mel.

2. Leite quente com mel e noz-moscada

Essa não é exatamente uma infusão, mas sim uma bebida quente que irá proporcionar uma ótima noite de sono, além de ter um sabor delicioso.

O leite quente é um remédio usado há centenas de anos por quem quer pegar no sono, e isso não aconteceu por acaso. Ele é capaz de aumentar a temperatura corporal, ajudando a relaxar antes de dormir.

A ingestão de mel aumenta os níveis de serotonina no organismo, e esta serotonina, no escuro, é transformada em melatonina, que acalma e prepara o corpo para o sono.

Por último, a noz moscada conta com vários componentes químicos que atuam de forma similar a um tranquilizante. No entanto, cuidado para não exagerar na quantidade, ou ela pode causar o efeito contrário.

Ingredientes

  • 1 copo de leite
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1/4 de colher de chá de noz-moscada

Como fazer

A preparação não poderia ser mais simples. Esquente o leite até uma temperatura mais alta do que seria confortável para beber. Coloque em uma caneca e adicione uma colher de sopa de mel (ou menos se você preferir). Acrescente a noz-moscada e deixe esfriar um pouco até que a bebida fique com uma temperatura quente e reconfortante, mas agradável ao paladar. Beba em goles pequenos, 30 minutos antes de ir para a cama.

  1. Infusão de valeriana

cha-para-dormir

A valeriana é ótima para quem tem problemas em pegar no sono. Estudos mostram que ela ajuda a reduzir o tempo que perdemos na cama tentando dormir e também ajuda a ter uma noite de sono mais profundo.

Algumas pessoas usam suplementos de valeriana para ajudar com a insônia, mas um simples chá antes de deitar pode ter o mesmo resultado. Basta fazer uma infusão e beber lentamente à noite.

É importante lembrar que o corpo pode se acostumar ao efeito desta planta medicinal, por isso recomendamos alternar o uso dela com outras infusões que também ajudam a dormir.

  1. Infusão de hortelã-pimenta

Esse chá é totalmente livre de cafeína e precisa de somente um ingrediente para ser feito: folhas de hortelã-pimenta. Basta fazer uma infusão com as folhas, coar e desfrutar deste chá de sabor forte e reconfortante.

Ele reduz a tensão dos músculos no corpo, ajudando a relaxar e começar a entrar em um estado de sonolência. Além disso, também acalma o estômago e aumenta a imunidade. Vale a pena experimentar!