4 jantares para combater a prisão de ventre naturalmente

4 jantares para combater a prisão de ventre naturalmente

A prisão de ventre é um problema de saúde muito incômodo e que pode acarretar em doenças a longo prazo caso se não tratada corretamente. No entanto, devemos evitar o uso de laxantes que irritam os intestinos e que também acabam sendo prejudiciais pelo dano que causa na flora bacteriana.


Nesse artigo iremos propor aos leitores que sofrem desse incômodo problema, que o resolvam das formas mais naturais. Os pratos que indicaremos aqui, adequados para a hora do jantar, são muito saudáveis e facilitam o trânsito intestinal. Não deixem de provar!

Por que os jantares?

Os jantares são especialmente importantes para combater a prisão de ventre, e é muito fácil comprovar isso.

O fígado está muito relacionado com o intestino, enquanto que o jantar é a refeição que mais influencia no fígado, um órgão que se regenera nas primeiras horas da noite. Portanto, se jantamos algo leve e fazemos isso cedo, estamos dando um passo muito positivo para combater a prisão de ventre. E se, além disso, nos escolhermos alimentos favoráveis para o bom funcionamento do fígado e do intestino, sem dúvidas na manhã seguinte notaremos os benefícios.

1. Berinjelas ao forno com tomate e mozarela

Receitas contra prisão de ventre

A berinjela, além de ter um sabor delicioso, é uma hortaliça rica em celulose, um componente que fortalece o trânsito intestinal. Além disso, graças ao seu alto teor de água, é um alimento que sacia muito a fome e é benéfico em casos de hipertensão e colesterol alto.

Uma forma saudável, leve e simples de preparar a berinjela é ao forno, mas previamente é preciso deixá-la repousar em água e sal por pelo menos uma hora.

Para que essa receita fique ainda mais suculenta, propomos combiná-la com tomate triturado e um pouco de mozarela. Basta uma fina capa de queijo para que o prato fique irresistível. Sugerimos que tempere com orégano e manjericão.

2. Creme de abóbora com sementes

A abóbora é muito rica em fibra e também nos ajuda a eliminar o excesso de líquidos no nosso organismo, por isso é a opção ideal para quem costuma sentir inchaços, tanto por causa da prisão de ventre quanto pela retenção de líquidos.

A receita clássica da abóbora consiste em preparar um creme, já que sua textura espessa e consistente nos permite preparar esse simples prato em pouco tempo. Podemos adicionar um fio de azeite de oliva e um pouco de água marinha, dois ingredientes que também melhoram a função do fígado e dos intestinos.

Finalmente, propomos também adicionar algumas sementes de abóbora no creme, não apenas por serem muito nutritivas, mas também porque são um excelente remédio para prevenir e combater os parasitas intestinais, que também podem causar prisão de ventre.

3. Creme de abacate com sementes de linho para combater a prisão de ventre

Há dias em que nos dá vontade de cozinhar à noite, mas não é por isso que devemos deixar de comer de forma saudável. Uma opção rápida e apetitosa consiste em preparar um creme de abacate, como se fosse um guacamole, porém, com um sabor mais suave e adequado para o horário da noite.

O abacate é rico em proteína, vitaminas, ácidos graxos essenciais e fibra solúvel e insolúvel, nutrientes que favorecem a mobilidade intestinal.

Para preparar este creme, basta amassar o abacate com um garfo e adicionar alguns condimentos, como alho socado ou em pó, azeite de oliva, vinagre de maçã e um pouco de sal. Também adicione umas sementes de linhaça, que são um antigo remédio para quem sofre de prisão de ventre. Acompanhe este creme com pão integral ou tortinhas de arroz integral.

Dieta para combater a prisão de ventre

4. Abobrinhas recheadas de arroz integral

A abobrinha é uma hortaliça rica em mucilagem, um tipo de fibra com propriedades emolientes (suaves) sobre o aparato que ajuda a desinflamar as mucosas que tão facilmente são afetadas pela má alimentação.

Também tem efeitos levemente laxantes, por isso é ideal para tratar a prisão de ventre e para pessoas que, em geral, sofrem de distúrbios digestivos.

Nessa receita propomos usar uma variedade de abobrinhas que é mais redonda, ainda que também seja possível usar a variedade mais alongada, cortando-a transversalmente. A primeira coisa a fazer é esvaziar as abobrinhas e recheá-las com arroz integral, cereal muito nutritivo e rico em minerais e fibras que farão deste prato um jantar muito equilibrado. Finalmente, sugerimos que tempere com algum molho caseiro.

Jantares que ajudaram contra a prisão de ventre

Imagens oferecidas por Luca Nebuloni, alpha e Vidya Crawley.