4 partes do corpo que você não deveria tocar com as mãos - Melhor com Saùde

4 partes do corpo que você não deveria tocar com as mãos

Muitas vezes, o fazemos sem nos dar conta, mas deveríamos prestar atenção e procurar evitar tocar com as mãos determinadas áreas do corpo, já que poderíamos passar as bactérias de um lugar para o outro.
4 partes do corpo que você não deveria tocar com as mãos

Certamente, durante sua infância, sua mãe se esmerou particularmente em inculcar-lhe o hábito de limpeza pessoal, sendo lavar as mãos um dos mais importantes. Isso porque tendemos a tocar com as mãos várias partes do corpo, como a boca e os olhos.

Ao longo do dia, vamos tocando em todo tipo de coisas que estão cheias de bactérias. Se você não mantém a higiene adequada, essas bactérias que se acumulam nas mãos podem comprometer facilmente  sua saúde, quando você não tem o cuidado devido.

Quais as partes do corpo que você não deveria tocar com as mãos? O que acontece se você o fizer?

Continue lendo, que contaremos tudo aqui.

Por que é importante lavar as mãos?

O dia 15 de outubro foi declarado pela UNICEF como o Dia Internacional da Lavagem das Mãos. Essa iniciativa foi criada com o fim de aumentar a conscientização sobre a importância desse hábito.

A entidade destacou que são muitas as doenças transmitidas ao tocar com as mãos algumas áreas do corpo, sem a higiene correta.

Lavar as máos

Talvez você pense que sua higiene é a melhor possível e que você não corre risco algum, porque não está em contato com produtos tóxicos. Antes de considerar isso como verdade, pergunte-se se tudo o que você toca está realmente limpo.

Por exemplo, se todo dia você está em contato com o computador, poderia estar passando germes entre o teclado, a tela e sua boca. Não pense que porque seu escritório é muito limpo tudo está solucionado.

O ar transmite todo tipo de germes e é algo que você não pode controlar.

1. Os olhos

A visão é um dos sentidos mais preciosos que temos e, por isso, pode ser muito prejudicial quando temos que lidar com alguma infecção.

É comum levar as mãos aos olhos para esfregá-los, retirar algum cílio ou, simplesmente, limpar algum resíduo que esteja nos importunando. No entanto, os olhos podem contrair infecções sérias se os tocarmos com as mãos sujas.

Sabemos que a maioria das vezes, você comete o erro de tocar esses órgãos com as mãos, quase sem se dar conta.

Algumas das recomendações que nunca devem ser esquecidas são:

  • Lavar as mãos antes de tocar os olhos.
  • Usar um lencinho descartável se precisar secar uma lágrima ou retirar um cílio.
  • Evitar introduzir qualquer tipo de elemento estranho nos olhos.

Cuidados especiais para quem usa lente de contato

Mulher tocando os olhos com as máos

  • Você nunca deve tocar os olhos diretamente com as mãos se não as tiver lavado antes com sabão neutro e água.
  • É recomendável que você aprenda a retirar as lentes com muito cuidado. Peça a seu oftalmologista para lhe ensinar a forma correta de colocá-las e retirá-las.
  • Não introduza os dedos nos olhos por motivo algum, pois é fácil lesionar esse órgão tão sensível.

É comum que, depois de chegar em casa após um dia de muito trabalho, você se sinta tão cansado que só deseje retirar as lentes. O que você não deveria fazer sob nenhuma circunstância é deixar de realizar a limpeza delas.

Isso porque o líquido removedor de impurezas em que guardamos as lentes de contato não elimina todos os germes. Apenas limpa superficialmente.

Quando você lavar as mãos para retirar as lentes de contato, é importante usar um sabão neutro em barra e água morna.

Os sabões líquidos podem deixar uma capa protetora composta por químicos, deixando resíduos nas lentes. Com o passar do tempo, eles vão se acumulando e suas lentes de contato durarão menos tempo do que deveriam.

2. Região íntima

É claro que a região íntima é um lugar muito privado e é importante que, antes de tocá-la com as mãos, você garanta que estejam limpas.

O risco de tocar nesta região com as mãos sujas é que os germes podem causar todo tipo de infecções.

Por si mesma, essa área é úmida e possui seu próprio ecossistema de bactérias, que, ao contato com outros micro-organismos, pode causar problemas graves.

Um erro muito comum que as mulheres cometem é lavar esta região com sabão, água e sabonetes íntimos.

Recomendamos limitar o uso de água e sabão ao mínimo e evitar por completo os sabonetes íntimos.

3. Ouvidos

Você não deve tocar seus ouvidos com as mãos, nem coçá-los com as unhas. Essas duas ações podem causar lesões internas que, com o tempo, infeccionam.

Em primeiro lugar, lembre-se de que seu ouvido tem cera, que serve para evitar a entrada de bactérias.

Por isso, você não deveria tratar de eliminar toda a cera. No caso de sentir que você está com cera em excesso, consulte um otorrinolaringologista, que é o médico especializado nessa região.

Ele ajudará você a eliminar os excessos de cera sem problemas e com os métodos mais seguros.

4. O rosto

Evite tocar o rosto com as mãos. Sabemos que é algo que se faz quase sempre de forma involuntária, mas você deve aprender a evitar o máximo possível.

Os motivos dessa recomendação são muito variados. O primeiro deles é que, ao tocar no rosto, você está levando resíduos das mãos para a pele do rosto.

Mulher espremendo espinha com as máos

Se você não mantém a higiene correta, os poros da pele podem ficar obstruídos facilmente. Isso causa os incômodos cravos e vermelhidão na pele.

O único momento em que você deve tocar o rosto com as mãos é quando for lavá-lo, e antes você já deve ter lavado as mãos.

Como se pode ver, tocar diferentes regiões do corpo com as mãos pode trazer problemas que vão de leves a graves.

Tome nota e evite o quanto possível.