4 razões para consumir mais alcachofra

4 razões para consumir mais alcachofra

O sabor amargo da alcachofra já nos indica que ela é muito benéfica para o fígado. Além de ser diurética e nos ajudar a perder peso, ela ainda nos permite eliminar toxinas.

Você sabia que a alcachofra é usada como um complemento natural para a digestão desde a antiguidade? Embora muitas pessoas já tenham descoberto os benefícios de adicionar este vegetal à dieta, outros ainda não conhecem suas propriedades e não sabem o quanto ela pode contribuir para a nossa saúde.

Além de serem um alimento muito benéfico, as alcachofras também são deliciosas. Podemos consumir tanto as folhas quanto a base, geralmente chamada de coração. Trata-se de um vegetal versátil que pode ser utilizado em diversos preparos e receitas diferentes. Vale a pena explorar as muitas possibilidades que ela oferece para a culinária do nosso dia a dia.

Ela também pode ser consumida em forma de chá, uma maneira prática e rápida de aproveitar todos os seus benefícios.

Neste artigo, iremos falar sobre quatro motivos pelos quais todos nós deveríamos consumir mais alcachofra. Embora estas não sejam todas as suas propriedades medicinais, escolhemos algumas das principais para que você possa conhecer melhor este saboroso vegetal.

Por que incluir a alcachofra na dieta

  1. Favorece a saúde do fígado

Alcachofas

A alcachofra é usada há séculos como um tradicional tônico para o fígado, mas não foi possível entender exatamente como ela contribuía para a saúde deste órgão até que estudos mais modernos começaram a estudar esta planta versátil.

Além de nos oferecer uma forte ação diurética, dois dos antioxidantes encontrados na alcachofra, a cinarina e a silimarina, são capazes de melhorar a saúde do fígado ao reduzir a presença de toxinas e facilitar a sua eliminação tanto do fígado quanto do organismo.

Alguns estudos também sugerem que estes antioxidantes podem promover o recrescimento e reparação das células danificadas do fígado, contribuindo para a sua regeneração.

Além disso, ela estimula a secreção biliar, previne a icterícia, reduz as inflamações e ajuda a tratar a condição conhecida como “fígado gorduroso“.

  1. Ajuda a melhorar a digestão

A alcachofra é uma fonte importante de fibras, algo fundamental para promover a saúde de nosso sistema digestivo. Elas ajudam a manter o intestino funcionado corretamente, favorecendo a movimentação dos resíduos com regularidade, até a sua eliminação. Assim, contribui para prevenir a prisão de ventre.

Consumir mais alcachofra também reduz o risco de desenvolver diversas doenças relacionadas ao estômago, ao intestino, e ao sistema digestivo em geral, além de tratar de forma natural os gases, o inchaço abdominal e o desconforto.

Por ser capaz de estimular a produção e secreção de sucos gástricos, ela também facilita o processo digestivo e favorece a absorção de nutrientes, vitaminas e minerais.

Finalmente, os componentes presentes na alcachofra ainda podem aliviar inflamações na vesícula, facilitando o funcionamento adequado deste órgão.

  1. Favorece a saúde do coração

Alcachofra-antioxidante

A alcachofra também pode nos ajudar a fortalecer a saúde do coração e prevenir doenças cardiovasculares, reduzindo nosso risco de desenvolvê-las através do seu consumo.

Um estudo demonstrou que alguns componentes presentes nas folhas da alcachofra são capazes de reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) no organismo, ao mesmo tempo em que aumentam os patamares de colesterol bom (HDL). Assim, seu consumo ajuda a manter as artérias limpas e desobstruídas, favorecendo a circulação sanguínea.

Outra vantagem é o fato de que este vegetal é rico em potássio, mineral conhecido por sua capacidade de neutralizar os efeitos do excesso de sódio no organismo. O sódio é conhecido por causar o aumento da pressão arterial, por isso a alcachofra pode ser útil para aqueles que lutam contra a hipertensão, já que ela possui propriedades vasodilatadoras.

  1. Ajuda a prevenir o câncer

A alcachofra possui em sua composição diversos antioxidantes poderosos. Pesquisadores acreditam que eles possam contribuir para a prevenção e tratamento de alguns tipos de câncer, como o câncer de próstata, de mama, e a leucemia.

Além disso, estudos mostraram que os antioxidantes rutina, quercetina e ácido gálico, presentes no extrato da folha da alcachofra, são capazes de induzir a morte de células cancerígenas e prevenir a sua proliferação.

Um estudo também foi realizado especificamente para o caso da leucemia, e seus resultados sugeriram que o tratamento com o extrato de alcachofra seria capaz de diminuir a velocidade de reprodução das células leucêmicas, ao mesmo tempo em que induziam a morte das mesmas.

Outra possível arma encontrada na batalha contra o câncer é o fato de que muitos fitoquímicos presentes na alcachofra ajudam a bloquear a secreção de agentes cancerígenos, inibindo assim o crescimento de células cancerígenas.

Já está convencido dos benefícios da alcachofra para a sua saúde e a da sua família? Experimente algumas receitas com este delicioso vegetal para aproveitar todas as suas incríveis propriedades.