4 receitas para desintoxicar os rins

Para desintoxicar os rins, além de consumir esses sucos, é fundamental adotar uma alimentação saudável e equilibrada, além de praticar alguma atividade física para nos mantermos saudáveis.
4 receitas para desintoxicar os rins

Última atualização: 28 janeiro, 2021

Os rins são os órgãos mais importantes de todo sistema urinário. Por isso, é muito importante mantê-los saudáveis. Hoje te trazemos uma série de receitas que podem ajudar a desintoxicar os rins.

Os rins são responsáveis ​​pela produção de urina através da filtração, reabsorção e secreção de água, sais e íons.

Essas mesma função faz com que esses órgãos estejam altamente expostos às toxinas presentes em nosso dia a dia. Alguns dos fatores que podem acumular toxinas no corpo são:

  • Má alimentação
  • Consumo excessivo de medicamentos
  • Consumo de álcool e tabaco

Caso não haja preocupação se os rins estão limpos adequadamente, estes podem chegar a formar cálculos renais  devido ao excesso de substâncias como o cálcio.

Para evitar esses problemas, pode ser uma boa ideia tomar alguns sucos naturais. Podem ajudar seus rins a liberar as impurezas e não contêm substâncias químicas.

Conheça as receitas para desintoxicar os rins. Você vai ver que são deliciosas e muito fáceis de incorporar à sua dieta.

1. Melancia e limão

O suco de melancia e limão pode ajudar a desintoxicar os rins

melancia é composta por 92% de água, o que a torna excepcional para limpar os rins e para reduzir e eliminar pequenos cálculos renais.

Esta fruta também é rica em potássio. Este mineral pode ajudar a dissolver os cálculos renais e fazer com que os resíduos passem facilmente através das vias urinária.

Combinada com o limão, que é uma fruta excelente para expelir toxinas, resulta em um excelente suco para desintoxicar os rins.

Além disso, este suco é delicioso e perfeito para um dia quente.

Ingredientes

  • Uma xícara de melancia picada (220 g)
  • 1 limão

Modo de preparo

  1. Primeiro, coloque a melancia picada sem as sementes no liquidificador.
  2. Em seguida, adicione o limão sem casca e sem sementes no liquidificador junto com a melancia.
  3. Bata tudo e pronto.

Nessa receita, não é necessária a adição de água, pois a melancia já possui o bastante, e por poder alterar o sabor.

Caso queira uma bebida fria, adicione gelo ou coloque a melancia para congelar algumas horas antes do preparo. Dessa forma, você terá um suco bem gelado sem a necessidade de adicionar gelo.

2. Cenoura e pepino

A cenoura e o pepino formam uma ótima combinação para os rins. Em conjunto, esses dois vegetais ajudam a eliminar o excesso de ácido úrico graças a suas propriedades alcalinas e diuréticas.

Além disso, ajudam a desintoxicar os rins e fornecem ao corpo uma grande dose de vitaminas e nutrientes, como as vitaminas A e C.

Os rins são responsáveis ​​pela filtração e purificação do sangue. Se estiverem doentes e não puderem limpar corretamente o sangue, surgirão vários sintomas no corpo. Im deles são os problemas de pele, como a acne.

Dessa forma, este suco não somente pode ajudar a desintoxicar os rins de impurezas como também a ter uma pele saudável.

Ingredientes

  • Uma cenoura grande
  • 1 pepino grande
  • Meia xícara de água (125 ml)

Modo de preparo

  1. Primeiro, descasque a cenoura e o pepino e pique-os para facilitar batê-los no liquidificar.
  2. Em seguida, bata tudo no liquidificar com água.
  3. Por último, peneire o suco para remover as sementes do pepino e pronto.

Desfrute dessa receita para ajudar a desintoxicar seus rins!

3. Rabanete, repolho roxo e aipo

Um suco de rabanete, repolho roxo e aipo pode ajudar a desintoxicar os rins

O rabanete é um vegetal que pode proporcionar grandes benefícios para o fígado e para a vesícula biliar. Além disso, pode ajudar os rins a eliminar toxinas graças às suas propriedades diuréticas.

Dessa forma, esses três vegetais ajudam a proteger o corpo contra infecções. Também apresentam propriedades antifúngicas e anti-inflamatórios.

Ingredientes

  • Uma xícara de rabanete descascado e picado(115 g)
  • 1 talo de aipo
  • Uma xícara de repolho roxo (80 g)
  • Meia xícara de água (125 ml)

Modo de preparo

  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador.
  2. Em seguida, peneire para remover qualquer pedaço e consuma.

4. Suco de maçã e aipo

O aipo é um vegetal que conta com propriedades diuréticas. Portanto, pode ser um grande aliado quando se trata de desintoxicar os rins.

Neste caso, o combinaremos com a maçã, uma fruta excelente para aliviar doença renais. Tem impostantes propriedades digestivas, além de ser rica em potássio. Este nutriente, como já comentamos, pode ajudar a fortalecer os rins.

Temos certeza que você vai adorar este suco e vai querer adicioná-lo à sua dieta apenas por seu excelente sabor.

Ingredientes

  • 1 ramo de aipo, incluindo as folhas e o talo
  • 3 maçãs inteiras
  • Meia xícara de água (125 ml)

Modo de preparo

  1. Primeiro, pique o aipo em rodelas e coloque no liquidificador.
  2. Em seguida, pique as maçãs com a casca e retire as sementes.
  3. Depois, bata todos os ingredientes no liquidificador.
  4. Por último, coe o suco e serva em um copo com gelo. Se quiser, você pode adicionar folhas de hortelã.

Escolha desintoxicar os rins de forma natural

Estes sucos têm grandes vantagens além de desintoxicar os rins. No entanto, não serão de muita ajuda se você não mantiver um estilo de vida saudável.

Os rins, assim como o resto do corpo, precisam de muitos nutrientes, por isso, uma dieta rica em fritura e gordura não é uma boa opção.

Além disso, você deve ser lembrar que esses sucos são um bom reforço para uma alimentação saudável e não substitutos dela. Não os consuma em excesso, ou os use como um substituto para uma boa refeição. Qualquer coisa em excesso não é benéfico.

Por último, lembre-se que esses sucos são um complemento ou uma medida de prevenção, mas em nenhum caso um tratamento. Se você tiver cálculos renais, consulte um médico.

Imagem principal: Cortesia de © wikiHow.com


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.