4 truques para ser mais feliz - Melhor com Saúde

4 truques para ser mais feliz

Se você quiser ser mais feliz, comece a pôr em prática certas mudanças que, por não serem muito radicais, podem marcar um impacto positivo em sua forma de perceber o mundo.
4 truques para ser mais feliz

O quão feliz você diria que é? O quanto você busca a felicidade? Acredita que ser feliz requer muito dinheiro, esforço e reconhecimento?

O certo é que cada um tem seu próprio conceito e felicidade e tentar criar uma só ideia não é nada fácil.

O que podemos fazer é conhecer alguns truques para ser mais feliz.

Por esses truques serem gerais, são fáceis de aplicar e talvez ajudem você a mudar um pouco a perspectiva do que precisa.

Nenhum dos truques que daremos são muito radicais e nem absurdos. Descobrirá que sua felicidade depende apenas de pequenos atos.

1. Coma com moderação e dando prioridade aos alimentos saudáveis

Alimentos que influem na felicidade

O primeiro dos truques para ser mais feliz talvez o surpreenda porque, ainda que costumemos usar a comida como âncora para a felicidade, poucas vezes a enxergamos dessa forma.

Pergunte-se quantas vezes você recorreu à comida para se sentir melhor:

  • Uma taça de vinho para que fique mais fácil socializar.
  • Um pedaço de chocolate ou uma boa porção de sorvete para quando se sente deprimido.

Comer para buscar felicidade nos gera uns quilos a mais que logo nos farão sentir culpados. Além disso, não podemos negar que os alimentos que escolhemos nesses momentos costumam atentar contra a nossa saúde.

Não estamos dizendo com isso que você deve deixar de comer ou que comer uma vez um doce o fará infeliz. O ponto aqui é eliminar a necessidade de comer para se sentir feliz.

Melhor focar em ser feliz comendo de forma saudável. Todos sabem que os alimentos que costumam causar a sensação de falsa felicidade são os gordurosos, os salgados ou os fritos.

Veja também: 8 benefícios de tomar vinho tinto

Nossa recomendação é que se acostume a manter uma dieta saudável em todo momento.

2. Compre de forma responsável

Quantas coisas você tem acumuladas em sua casa que só enchem o guarda roupa e que já nem usa? Quantas dívidas você contraiu no cartão de crédito?

Pode parecer que as compras não têm nada a ver com você ser mais ou menos feliz.

Muitas vezes escutamos a frase “comprar me relaxa” ou “vamos comprar, isso vai te animar”. Isto faz com que nossa mente associe o ato de comprar com a felicidade, o que não é saudável.

Provavelmente você está gerando gastos desnecessários que se transformarão em dívidas que em seguida não vão deixar você dormir.

De fato, é comum ver que quem tem muitas dívidas começa a experimentar ansiedade e estresse que, pouco a pouco, levam a problemas mais graves.

Não dizemos isso para que você pare de gastar por completo, porque é válido que queira fazê-lo de vez em quando.

Porém, o segundo dos truques para ser mais feliz é aprender a comprar com consciência.

3. Aprenda a relaxar

Homem feliz meditando

Você sabe aproveitar o tempo que tem livre? Talvez não tenha se dado conta, mas o mundo em que vivemos transformou o dizer “não tenho preocupações” em sinônimo de incerteza.

É quase como se ter umas horas livres só para você fosse ruim ou sinal de que você é preguiçoso.

É assim? Costuma pensar que descansar significa não aproveitar o tempo? E se disséssemos que ter um passa tempo ou passar algumas horas sem fazer nada na realidade ajuda o seu cérebro?

A realidade é que as pessoas de sucesso são aquelas que entendem que têm coisas para fazer e não preocupações para resolver.

Um dos truques para ser mais feliz e mais vitorioso é tomar 30 minutos a duas horas para deixar que sua mente descanse e se libere de todas as preocupações.

Recomendamos também o artigo: Dicas para manter o cérebro jovem

4. Julgue menos

O quarto dos truques para ser mais feliz também vai ajudar a se conhecer e melhorar como pessoa.

  • Em primeiro lugar, entenda que nem sempre você tem toda a informação para qualificar os outros ou para levantar juízos por algo que alguém fez.
  • Em segundo lugar está o fato de que, ao se julgar, estará se limitando.

Isto se deve ao fato de que, quando você passa o tempo criticando aos demais, aprende que esta é uma ação comum e acredita que todas as pessoas também fazem isso com você. Isso pode fazer com que você evite viver coisas novas.

  • Por último, lembre-se de que as críticas que fazemos são como espelhos. Ou seja, aquilo que você não gosta nos outros, pode ser que também não goste em você.

Assim, analise porque julga e, a partir daí, encontre o que e como mudar.

Se você for das pessoas que adotaram o hábito de julgar como mecanismo de defesa ou para se sentir melhor, analise o motivo.

Estamos seguros de que isso não o faz tão feliz como você acha.

Como mencionamos no início, estes truques para ser mais feliz são muito simples, inclusive lógicos.

Apesar disso, poucas vezes os aplicamos e isso nos dificulta um pouco a vida. Agora que já conhece, coloque-os em prática.