5 adubos ecológicos para nutrir suas plantas

5 adubos ecológicos para nutrir suas plantas

Além de ajudar a fertilizar e proporcionar nutrientes às plantas, tanto o café quanto a casca de ovo podem ser muito úteis para manter as pragas bem longe.
Adubos ecológicos para nutrir suas plantas

Os fertilizantes são produtos utilizados no jardim, cuja finalidade é nutrir as plantas para estimular o crescimento e evitar que murchem.

Atualmente no mercado existem diferentes variedades e marcas de adubos que procuram atender às necessidades de todos os tipos de culturas e solos; no entanto, estes produtos geralmente são carregados de elementos químicos que, em última análise, funcionam apenas como alimentos “lixo” para as ervas.

Eles tendem a acelerar o cultivo, mas são projetados para esgotar o solo e fazer com que a planta exija mais aplicações para mantê-la saudável.

Por saber que os adubos comerciais podem ter um impacto negativo sobre o meio ambiente com sérias consequências, algumas pessoas começaram a promover alternativas ecológicas que funcionam muito bem sem trazer um único dano ao solo.

Hoje, queremos reunir alguns os ingredientes que você provavelmente tem em casa e que pode usar para tornar o seu jardim mais fértil.

1. Restos de café

cafe-como-adubo

Os restos de café após a preparação da bebida funcionam como um dos melhores fertilizantes para as plantas de solos ácidos, tais como:

  • Os mirtilos.
  • As roseiras.
  • As azaleias.

Como usá-los?

  • Você terá que enterrar 3/4 de xícara de café perto das raízes (86 g). Repita o processo uma vez por mês.
  • Outra opção é adicionar seis xícaras de café em um balde cheio de água. Deixe repousar por dois ou três dias e depois pulverize por todo o solo do seu jardim.

Recomendamos que leia: 8 usos alternativos e surpreendentes do café nas atividades do lar

2. Casca de ovos

Embora geralmente sejam usadas ​​em misturas com outros ingredientes elas podem ser utilizadas isoladamente devido o seu alto conteúdo de cálcio para ajudar a evitar o apodrecimento em tomateiros e pimenteiros.

Também é saudável para as árvores frutíferas, rosas e várias ervas. Seu uso pode ser regular.

Como usá-las?

  • Lave bem as cascas e deixe-as secar. Quando estiverem prontas, esmague-as e espalhe o pó em torno das plantas.

3. Chá de casca de banana

Casca-de-banana

O potássio é considerado um dos mais importantes nutrientes para as plantas, depois do nitrogênio.

Ele está envolvido no processo da fotossíntese, na osmorregulação da água na planta e na formação de tecidos resistentes.

Quando as plantas se queimam facilmente, parecem opacas e reduzem sua floração, é muito provável que estejam deficientes desse nutriente.

A fim de fornecer-lhes uma boa quantidade sem recorrer a produtos químicos, vale a pena acrescentar um pouco de chá de casca de banana à terra.

Como usá-las?

  • Corte as cascas de banana em pedaços pequenos e ferva em bastante água por uns 15 minutos.
  • Quando estiver pronto, deixe descansar e depois dilua com 2 copos de água adicionais antes de aplicá-lo na terra das plantas.

4. Ervas daninhas

Muitos não sabem, mas as chamadas “ervas daninhas” também pode ser bastante úteis para nutrir o seu jardim.

Os nutrientes podem variar dependendo da variedade que é usada:

  • A urtiga fornece nitrogênio e ferro.
  • A consuela contém potássio.
  • O dente de leão pode fornecer cálcio e magnésio.

 Como usá-las?

  • Coloque as ervas sobre um pano que possa servir como uma peneira e coloque-as em uma bandeja.
  • Despeje água suficiente sobre as ervas e deixe fermentar durante 10 dias, mexendo diariamente.
  • Depois do tempo aconselhado, aplique-as como adubo.

Veja também: Aprenda a cultivar aloe vera em casa, você vai se encantar!

5. Cinzas de madeira

plantas2

As cinzas de madeira são ricas em potássio e fósforo; este último contribui para a maturação das flores e frutos fazendo aumentar o seu aroma e sabor.

Também são boas para manter as pragas longe, no entanto, por alterarem o pH do solo, elas não são recomendadas para espécies de solo ácido.

Antes de usá-las é importante verificar se as cinzas não vêm de florestas comprometidas com metais pesados e outros poluentes.

Como usá-las?

  • Diluir uma porção de cinzas em água e usar o líquido para regar as plantas diariamente.
  • Outra boa opção é espalhar uma camada de cinzas a dois ou três centí​​metros de distância do tronco.

Como você pode ver, existem muitas variedades de adubos naturais que podem ser mais saudáveis e mais baratos do que os embalados comercialmente.

Estes ingredientes trazem uma contribuição nutricional importante para o solo e alguns deles também proporcionam micro-organismos benéficos. Pronto para experimentá-los?