5 alimentos que fazem você parecer cansado - Melhor com Saúde

5 alimentos que fazem você parecer cansado

Ainda que a princípio ela possa nos fornecer energia, a cafeína também pode afetar nossos ciclos do sono e nos impedir de descansar adequadamente, por isso teremos uma aparência cansada.
5 alimentos que fazem você parecer cansado

Como você classifica a sua aparência? Você notou ou lhe disseram que você parece estar mais cansado do que o normal? Você acha que sua alimentação é boa?

É possível que você mesmo esteja sabotando sua beleza sem saber, ao incluir alimentos em sua dieta que te fazem parecer mais cansado.

Você poderia pensar que o excesso de trabalho ou a falta de horas de sono são seu maior inimigo, mas a alimentação é um grande determinante da nossa aparência.

Pensando nisso, queremos falar sobre os 5 alimentos que nos dão um aspecto mais cansado.

Recomendamos que você revise esta lista e elimine, ou pelo menos limite, o consumo destes produtos.

Sua beleza lhe agradecerá.

1. Frituras

Um dos alimentos mais comuns que influenciam a sua aparência são as frituras. Por infelicidade, também estão entre os mais fáceis de encontrar.

Desde as pipocas do cinema até os deliciosos croquetes, cuja receita você herdou da sua mãe, as frituras sempre estão à mão.

Sem importar o tipo, os alimentos fritos contêm tanto gorduras trans quanto resíduos de óleo que, ao entrarem no organismo, o tornam mais lento.

Isto faz com que o corpo tenha que consumir mais energia para processar a comida.

Além disso, são uma das principais causas da obstrução das artérias e da obesidade. E se tudo o que foi dito até agora lhe parece pouco, o consumo excessivo de óleos vegetais afeta diretamente seu rosto, pois:

  • Rompe o colágeno da pele.
  • Resseca a pele, ainda que você tome a quantidade adequada de água.
  • Favorece a aparição de cravos e espinhas.

Veja também: 8 alimentos ideais para repor o colágeno da sua pele

2. Café

cafe

Sabemos que soa um pouco contraditório que o café seja um dos alimentos que te façam parecer cansado, quando é altamente conhecido por nos dar uma dose extra de energia.

Mas, você já se perguntou no que esse “extra” de energia implica?

A cafeína, assim como todas as outras coisas, tem seus lados positivos e negativos. Por exemplo, é recomendável tomar uma xícara de café uma hora antes de fazer um exercício para que o corpo se ative e possa queimar mais gorduras.

Por outro lado, a cafeína em excesso obriga o corpo a seguir em constante atividade, mesmo quando ele já estiver sem recursos.

Isto se traduz em uma perda de horas de sono quando o consumimos sem fazer atividades físicas posteriormente ou durante a noite. Isto pode derivar em:

  • Bolsas debaixo dos olhos.
  • Cansaço.
  • Estresse.

Além disso, a cafeína desidrata o corpo, por isso, se você não tomar água suficiente depois do café, enfrentará:

  • Desidratação.
  • Sensação de peso.
  • Falta de energia.

3. Comidas picantes ou muito temperadas

Os alimentos picantes ou muito temperados também te fazem parecer cansado, pois produzem manchas ou mudanças na tonalidade da pele.

O motivo é que a pimenta afeta o sistema sanguíneo e provoca os sintomas antes mencionados.

Se isso ainda lhe parece pouco, as veias também são dilatadas e se tornam mais grossas. Que efeito negativo isso pode ter? As veias muito grossas marcam mais em nossa pele.

Além disso, em alguns casos a pele também se torna mais grossa e parecemos inchados.

4. O álcool

Assim como com as frituras, você pode abandonar o álcool facilmente sem ter nenhum tipo de impacto negativo em seu estilo de vida.

Porém, se você não quer parar porque gosta de tomar umas taças durante reuniões sociais, deve saber que ele também faz parte do grupo de alimentos que nos dão uma aparência cansada.

bebidas-alcoolicas

O álcool compartilha certas similaridades com a cafeína, e a principal é que ambos nos causam desidratação.

  • O problema com o álcool é ainda maior, já que quando o consumimos, facilmente perdemos a noção da quantidade.
  • Pense que enquanto em um único dia você toma de 2 a 3 xícaras de café, em uma reunião social de duas horas você pode tomar ao redor de 5 cervejas ou mais.
  • Para reverter os efeitos da desidratação, você deverá tomar dois copos de água para cada cerveja ou dose de álcool.

5. Carboidratos

Quantos e quais tipos de carboidrato você come por dia? A realidade é que muitas pessoas decidiram deixar de lado por completo estes alimentos, porque acreditam que sempre causam dano.

Se você é uma destas pessoas, deve saber que isso não tem de ser assim. Existem carboidratos que precisamos consumir porque representam uma boa injeção de energia, como as leguminosas.

Em contrapartida, aqueles que você deve eliminar porque nos fazem mal e apenas proporcionam calorias vazias são os carboidratos feitos à base de farinhas refinadas e açúcares.

Os carboidratos vazios te fazem parecer mais cansado porque são difíceis de digerir para o corpo, e consumimos muita energia para processá-los. Se alguma vez você sentiu sono depois de comer um prato de macarrão, foi por esta razão.

Não perca também: 5 ideias saudáveis para preparar um café da manhã proteico

O que comer no lugar desses alimentos que te fazem parecer cansado?

frutas-saudaveis

O melhor truque para evitar parecer cansado por causa da má alimentação é ter sempre à mão alimentos saudáveis.

Ao invés dos carboidratos, dos alimentos picantes ou temperados e das frituras, você pode comer:

  • Frutas.
  • Nozes.
  • Sementes.
  • Vegetais.

Para substituir o álcool e o café, nada melhor do que a água natural. Se ela não lhe agrada muito você pode provar o chá verde, vitaminas ou infusões.