5 alimentos que beneficiam a memória - Melhor com Saúde

5 alimentos que beneficiam a memória

Além de manter uma alimentação equilibrada, para ter boa memória é importante que nos mantenhamos bem hidratados. Não devemos nos esquecer de que o cérebro é composto por 70% de água.

A memória é o que dá sentido à nossa vida. Graças a ela podemos realizar inúmeras atividades e trabalhos que, de outra forma, seriam muito difíceis. Também conservamos lembranças de nossa vida, que implicam em experiências de todo tipo.

Assim, é importante saber que existem alimentos que nos ajudam a manter a memória em bom estado. A seguir apresentaremos cinco alimentos que podem nos ajudar a manter a memória em ótimo estado.

1. Mirtilo

O mirtilo é um dos frutos da moda. Desde muitos anos esse produto se tornou muito popular, graças às suas propriedades e seus benefícios. Nesse caso, o mirtilo ajuda a memória devido a uma substância chamada antocianina, que nada mais é do que o pigmento responsável pela cor característica da fruta. Esse composto também reduz a degeneração cerebral.

Desse modo, o mirtilo favorece os processos cognitivos que intervém no funcionamento da memória. Além disso, essa fruta também é de grande ajuda para prevenir doenças como o Alzheimer ou a demência senil.

2. Maçã

Maca-emagrecer

A maçã é uma fruta com propriedades muito úteis para conservar a memória em bom estado. Isso graças ao seu alto teor de quercetina, um antioxidante que atrasa e previne os processos degenerativos que afetam nossa memória, sejam esses processos patológicos ou derivados do envelhecimento normal.

Esse composto se localiza especialmente na casca da maçã, ainda que também seja encontrado na polpa. Portanto, a maçã incentiva as células a estabelecerem e manterem sinapses cerebrais a melhores níveis, o que, em outras palavras, significa ter uma memória mais aguçada.

3. Espinafre

Sem dúvida, o espinafre é um dos produtos mais populares quando o assunto é melhorar a memória. Sua capacidade de ajudar a memória e ao cérebro em geral, é muito conhecida. O espinafre contém luteína, uma substância química que protege as células do cérebro contra processos degenerativos.

Além disso, também contém uma boa quantidade de ácido fólico, que é muito bom para processar as informações com mais rapidez e melhorar o rendimento mental. E como se não bastasse, sua quantidade de ferro também é significativa.

4. Salsão

Salsao

O salsão é mais um dos alimentos que podem beneficiar nossa memória, e assim, que devemos aproveitar ao máximo. Ele contém quantidades importantes de uma substância chamada luteolina. Essa substância reduz os efeitos negativos do processo de envelhecimento e diminui a produção e liberação de moléculas que causam a inflamação do cérebro e, portanto, a perda da memória. De fato, o salsão também pode ser de grande ajuda para evitar dores de cabeça causadas por enxaquecas.

5. Peixe

Certos tipos de peixe nos ajudam a manter a memória em ótimo estado. Dentre os melhores podemos citar o atum, o salmão, a truta ou as sardinhas. Como sabemos esses peixes (principalmente o salmão), contêm grandes quantidades de ácidos graxos ômega-3, os quais são muito bons para nosso organismo em geral.

Especificamente, esse tipo de ácido graxo tem um efeito positivo no sistema nervoso. Além disso, esses peixes costumam conter iodo, um elemento fundamental para o bom funcionamento da memória e dos processos cognitivos.