5 alimentos que regulam os níveis de açúcar rapidamente

5 alimentos que regulam os níveis de açúcar rapidamente

Você sabia que alguns alimentos têm a capacidade de regular os níveis de açúcar no sangue de maneira natural, sem a ajuda de remédios?
alimentos que regulam os níveis de açúcar

Os níveis alterados de glicose se relacionam à hipoglicemia e aos chamados “picos de fome”, sobretudo quando sentimos necessidade de comer algo doce.

Quando estes níveis estão desregulados, podem indicar disfunções no pâncreas, como a diabetes. Neste artigo, apresentaremos alimentos benéficos para manter os níveis de açúcar no sangue equilibrados, e, assim, evitar a hipoglicemia e a vontade exagerada de comer, sobretudo doces e outros alimentos calóricos (como frituras e carboidratos: massas, pães, macarrão etc.).

1. Estévia para regular os níveis de açúcar

Utilizada pelos índios guarani como adoçante há mais de 1,5 mil anos, a estévia é nativa do Brasil e do Paraguai, sendo um dos melhores substitutos do açúcar. Por ser natural, não contém substâncias tóxicas, ajudando a regular nossos níveis de glicose.

Para conseguir esses benefícios, é preciso consumir a infusão das folhas da planta de estévia. Alguns estudos demonstram que beber três chás de folhas de estévia diariamente beneficia as pessoas que sofrem de diabetes tipo 2, regulando gradualmente o nível de glicose na circulação e diminuindo a necessidade de remédios.

Estevia-para-regular-os-níveis-de-açúcar

As folhas da estévia, em seu estado natural, são até 15 vezes mais doces que o açúcar branco. Por isso, pode ser utilizada como substituto de outros tipos de adoçantes. Não possui calorias nem elementos tóxicos, como o açúcar branco, sendo ideal também para quem deseja emagrecer com saúde.

Atualmente, podemos encontrar a estévia na forma de extrato (na sua versão pura, de cor escura, que é a que tem propriedades medicinais).

A estévia encontrada em supermercados, um pó branco centenas de vezes mais doce que o açúcar comum, não tem propriedades medicinais, mas constitui um excelente substituto do açúcar refinado.

2. Canela-do-Ceilão

Canela-para-regular-os-níveis-de-açúcar

A canela é uma especiaria aromática usada há milhares de anos na culinária e medicina oriental. Junto com a estévia, pode ajudar pacientes de diabetes a regular os níveis de glicose naturalmente e retarda o esvaziamento do estômago, reduzindo assim os picos de açúcar que surgem com frequência após as refeições.

Mas a canela-do-ceilão é a que mais possui propriedades benéficas para a saúde, apesar de ser mais difícil de encontrar que a canela-da-china, que na verdade é uma planta conhecida como cássia.

Você pode tomar um chá da canela-do-ceilão após as refeições. É possível encontrá-la em lojas de produtos naturais. Também se pode usar a canela em pó para aromatizar doces, compotas, bolos, biscoitos e outras preparações adoçadas com estévia.

3. Levedura de cerveja

Levedura-de-cerveja-para-regular-os-níveis-de-açúcar

A levedura de cerveja é um dos suplementos nutricionais mais completos que existe. Ajuda a regular os níveis de glicose do sangue e equilibra o sistema nervoso.

Também possui um alto teor de proteínas e vitaminas do complexo B, o que a torna uma excelente opção para veganos e pessoas que não consomem muita carne, necessitando suplementar a alimentação.

O sabor não é muito bom, mas você pode misturar uma colher de chá em sucos, vitaminas, sopas ou iogurtes. Se quiser, pode optar pela versão em pílulas.

4. Ervilha

Ervilha-para-regular-os-níveis-de-açúcar

Este delicioso legume é conhecido como “insulina vegetal”, pois, além de quase não conter açúcares, a ervilha impede que os demais alimentos que consumimos aumentem nosso índice glicêmico.

As ervilhas são deliciosas e podem ser consumidas em saladas, tortas, sanduíches ou no arroz. Você também pode preparar sopas cremes, combinando-a com outros vegetais saudáveis, como couve e espinafre.

5. Aveia

A aveia é um cereal altamente nutritivo e rico em fibras, vitaminas e minerais, com a propriedade de regular os níveis de açúcar no sangue, nos dar energia, regular os movimentos intestinais e acalmar o sistema nervoso.

De sabor suave, a aveia pode ser consumida a qualquer hora do dia, mas recomenda-se comer uma boa quantidade no café da manhã, por seu alto valor energético e por nos dar uma sensação de grande saciedade até a hora da refeição principal.

Aveia-para-regular-os-níveis-de-acucar

Uma observação muito importante: todos os alimentos que listamos acima são muito indicados para quem quer regular os níveis de açúcar no sangue naturalmente, mas sempre consulte seu médico a respeito de mudanças na dieta, sobretudo se você sofrer de diabetes ou transtornos do pâncreas.

Um profissional de saúde qualificado saberá como orientá-lo a usar os alimentos e produtos naturais para complementar seu tratamento.