Dançar: conheça 5 benefícios que esta atividade tem a oferecer

5 benefícios de dançar

Não precisamos ser profissionais para aproveitarmos os benefícios de dançar. Basta colocar música e se mover no ritmo da mesma para que seu organismo libere toxinas.
5 benefícios de dançar

Quem não gosta de dançar? Esta é, sem dúvidas, uma das atividades mais divertidas e gratificantes que podemos encontrar.

A dança é uma atividade física que consiste em realizar uma série de passos coordenados seguindo algum ritmo musical, por isso é muito fácil de praticar.

Você pode dançar qualquer gênero, qualquer estilo ou de qualquer maneira. Não importa como o faça!

Agora, você sabia que dançar não só é divertido, como também traz muitos benefícios tanto físicos quanto emocionais? Dançar é uma das atividades físicas mais recomendadas pelos profissionais da saúde e dos esportes.

Depois de ler este artigo, você vai querer colocar alguma canção e aproveitar os cinco benefícios de dançar.

1. Dançar ajuda a perder peso

dancar

Um dos principais benefícios de dançar é que você pode perder peso de maneira rápida. A dança não é só uma atividade recreativa, como também um exercício cardiovascular.

Quando você dança, ativa o sistema cardiovascular, todos os músculos e o corpo no geral.

Dançar requer muita energia, por isso durante a atividade você irá queimar calorias e gordura acumulada.

Além de animar seu dia com boas energias, dançar 20 minutos por dia lhe fará perder aqueles quilos extras que tanto te incomodam.

Veja também: 8 razões pelas quais você não consegue perder peso

2. Melhora seu humor

Outro dos benefícios mais destacados de dançar influencia diretamente a área emocional, pois este hábito muda seu humor por completo.

Quando você dança, sua mente e seu corpo se concentram unicamente nesta divertida atividade física.

Em conjunto com a música, ao realizar esta atividade você é capaz de despejar de sua mente todos os problemas e somente se concentrar na diversão. 

Seu cérebro, então, libera dopamina e adrenalina. A dopamina relaxa e promove uma sensação de felicidade, enquanto a adrenalina lhe dá energia para que possa surpreender a todos na pista.

Quer começar o dia com o pé direito? Coloque uma canção de que goste no volume máximo e dance! Esta dica facilitará a rotina que te espera em um dia muito estressante e cansativo.

3. Melhora suas relações sociais

dancar-com-as-amigas

Um dos benefícios de dançar é que, em qualquer lugar que você se encontre, te ajuda a fazer amigos.

Quando você dançar, deixe que seus passos se apresentem e falem por si. A dopamina e a adrenalina liberadas lhe farão uma pessoa mais sociável e interessada em criar amizades. 

Se você tem problemas com algum amigo ou com o parceiro(a), pense em convidá-lo para dançar. Verá que, por estarem mais relaxados e divertidos, solucionar o conflito será mais fácil.

Caso você seja uma pessoa muito tímida, dançar te ajudará a ter mais confiança e criar relações. Você descobrirá que o mais complicado é tomar a decisão de começar a dançar.

Assim que o fizer, o restante será mais simples.

4. Favorece a saúde cardiovascular

Você tem alguma doença cardiovascular ou risco de desenvolver uma? Nesse caso, saiba que um dos benefícios de dançar é que este melhora em muito a saúde cardiovascular.

Isso se deve ao fato da dança depurar o corpo e as toxinas que estão em nossa corrente sanguínea e que afetam a saúde de nosso coração.

Além disso, enquanto você dança, a pressão sanguínea aumenta e o trabalho do coração também. Isso permite que o sangue se irrigue de forma correta do seu e para o seu coração.

Outros dos benefícios é que melhora a respiração. É possível que, caso você tenha sobrepeso ou o mau hábito de fumar, seja difícil seguir os passos, mas não desanime e continue dançando para fortalecer os pulmões.

5. Melhora a postura

dancar-coreografia

Você acha que tem má postura e quer corrigi-la? Neste caso a dança é a solução para você.

Um dos melhores benefícios é que a dança ajuda a corrigir a estrutura óssea. Ao fazê-lo, também são fortalecidos os músculos e os ossos.

Como se o ponto anterior parecesse pouco, saiba que esta atividade ajuda a adquirir flexibilidade na coluna vertebral. 

Se agora você tem uma má postura e não faz nada para melhorar, saiba que este problema irá lhe fazer sentir mais cansado, e ao mesmo tempo piorará sua respiração.

Também considere que manter uma boa postura evita deformações na coluna vertebral (como a escoliose) e o desgaste das articulações na parte exterior (como a artrite).

Recomendamos a leitura: Como ter uma coluna vertebral saudável

Divirta-se enquanto aproveita os benefícios de dançar

dancar-aula

Estes são os principais benefícios da dançar e estamos certos de que, de agora em diante, lhe darão muitos motivos para cair na pista de vez em quando.

Lembre-se de que para começar com esta atividade só é preciso se mover como seu corpo pedir. Não é necessário aprender passos rebuscados nem ter uma coreografia ou aula para fazer alguma dança específica.

Caso você ache que dança muito mal, experimente aulas de zumba. Nelas se aprendem passos de distintos gêneros musicais que podem se adaptar facilmente a qualquer situação.

Você também tem a opção de ir a aulas básicas de dança ou aprender com tutoriais na internet.

Lembre-se de que o objetivo final é que você se mantenha em movimento enquanto se diverte.