5 características das pessoas assertivas

5 características das pessoas assertivas

Para a nossa tranquilidade, nem todas as pessoas assertivas nasceram assim. Esta é uma aptidão que podemos aprender para derrubar os muros e obstáculos que surjam em nosso caminho.
5 características de pessoas assertivas

As pessoas assertivas obtêm grandes benefícios, já que são capazes de expressar corretamente suas opiniões, assim como defender seu ponto de vista.

Porém, o mais importante é que fazem tudo isso sempre respeitando os direitos dos demais.

Quer saber mais? As pessoas assertivas também sabem expressar seus sentimentos e emoções, uma das coisas mais difíceis para muitas pessoas.

Hoje falaremos das 5 características mais importantes que as pessoas assertivas possuem. Conheça-as a seguir.

Traços das pessoas assertivas

1. Têm confiança em si mesmas

mulher-segurando-um-pote-com-vagalumes-dentro

A confiança em si mesmo vai sendo perdida com o tempo, ainda que, com algum esforço, sempre possamos recuperá-la.

Se você é uma pessoa assertiva, essa barreira já foi resolvida, visto que se conhece e sabe que não precisa ter medo de se mostrar como realmente é.

As pessoas inseguras sempre colocam uma carapaça, ou uma armadura que as proteja. Isso faz com que estejam continuamente na defensiva e que percam várias oportunidades que a vida oferece.

As pessoas assertivas sabem confiar nelas mesmas para aproveitar a vida ao máximo.

2. Respeitam a opinião dos outros

As pessoas assertivas sabem expressar suas opiniões, porém sempre respeitam as opiniões dos demais, ainda que não sejam como as suas. Sabem que a diversidade de pontos de vista enriquece as pessoas e isso é algo que sempre deve ser respeitado.

Isso lhes permite validar as emoções dos outros, ou seja, aceitá-las e aprender com as diversas circunstâncias que podem levar um indivíduo a atuar de uma ou outra maneira.

Nem todo mundo tem um bom dia, e aceitar e entender isso pode melhorar, notavelmente, as relações interpessoais.

3. Escutam ativamente

saber-ouvir-pessoas-assertivas

Quando mencionamos o verbo “escutar” parece algo simples que todo mundo sabe fazer, porém a verdade é que poucas são as pessoas que sabem escutar de verdade, de forma ativa.

Como podemos escutar de forma ativa? Não apenas prestando atenção nas palavras, mas também ao que a outra pessoa sente e o que expressa emocionalmente.

Se conseguimos fazer isso, conseguimos enfrentar qualquer tipo de conflito que possa surgir entre nós e outra pessoa de uma maneira muito calma.

Escutar o libertará da ansiedade e do estresse que pode sentir em um primeiro momento. Além disso, isso também lhe permitirá regular suas emoções com eficácia.

4. Escolhem suas amizades

Pode parecer algo inútil, mas às vezes nós não escolhemos nossas amizades e deixamos que os outros as escolham. As pessoas assertivas sabem que isso não é correto, por isso sabem escolher aquelas pessoas saudáveis que querem ter ao seu lado.

Desta maneira, são excelentes lidando com todas as pessoas tóxicas que tentam encher sua vida de emoções pouco positivas. Sabem como neutralizá-las, como escapar delas.

As pessoas assertivas escolhem e não se conformam com as escolhas dos outros.

5. Aceitam-se incondicionalmente

ramo-contra-a-luz

Uma das maiores características das pessoas assertivas é que não importa o que os demais pensam delas. Isso permite que elas se aceitem da forma como são, com seus desfeitos e suas virtudes, o que aumenta sua segurança e autoconfiança.

Além disso, aceitar-se incondicionalmente também permite conhecer quais são as limitações que possuímos, e entender que isso não significa que sejam barreiras.

As pessoas assertivas sabem lutar com todas as suas forças contra os obstáculos e tirar o maior proveito possível dos mesmos para que não interfiram em seus sonhos.

Você se identificou com algumas dessas características? Como você pôde comprovar, muitas delas enfrentam muitos medos infundados que temos e que nos impedem de nos libertarmos e confiarmos em nós mesmos.

Já está indo? Não vá sem antes ler: Autoconfiança: comece a apostar em você mesmo

Nossa zona de conforto, nossas inseguranças, tudo isso nos limita, mas não às pessoas assertivas.

Você acha que elas nasceram com essa segurança? Pensa que sempre confiaram nelas mesmas? Elas também já estiveram na mesma situação que você, mas com esforço e vontade chegaram até a assertividade que lhes permitiu ser melhores com elas mesmas e com os demais.