5 coisas surpreendentes que geram ansiedade

5 coisas surpreendentes que geram ansiedade

Ainda que não costumemos relacionar as coisas, há muitas atividades e entornos de nossa vida diária que podem nos causar ansiedade. É conveniente aprender a identificá-los para encontrar uma solução para o nosso problema.
5 coisas surpreendentes que geram ansiedade

A ansiedade se caracteriza por causar uma grande inquietude e uma insegurança extrema. Faz com que você sinta desconfiança de tudo que o rodeia, e que pense constantemente que ocorrerão desgraças no futuro.

Esta é uma resposta normal do corpo em momentos de emergência; relacionada com as alegrias e tristezas e com uma função de sobrevivência.

Você considera que tem este problema?

Há práticas que aliviam este transtorno. Alguns encaixam suas chaves entre os dedos indicadores e outros simplesmente comem muito. É comum ver pessoas que, quando têm muitas ocupações e precisam de concentração, têm sempre chocolate ou doces por perto.

Estas são algumas das coisas surpreendentes que geram ansiedade.

1. Descanso extremo

É comum que, ao receber uma notícia alarmante, a pessoa se sente no sofá ou se deite na cama. Não consegue assimilar a informação e passa muito tempo neste estado.

Os comportamentos sedentários aumentam o risco de desenvolver a ansiedade. A maioria dos pesquisadores clínicos coincidem em dizer que a má saúde e a diminuição da atividade física são fatores desencadeantes.

Se você fizer exercícios, verá que o problema diminui. Outra recomendação poderia ser visitar os familiares e amigos. Saia da rotina sofá-cama. Há um mundo para percorrer e muitas coisas para fazer.

Leia também: Os amigos beneficiam seriamente a saúde

2. Viver na cidade

Viver-na-cidade-500x293

Sim. Ainda que você não acredite, a urbanidade, a aglomeração de pessoas e a pressa podem desequilibrá-lo.

Se o barulho e as pessoas não o afetam, tenha cuidado com o ar da cidade. A contaminação ambiental também causa ansiedade.

Foram feitos estudos onde foi comprovado que quem vive no campo é menos propenso a sofrer deste problema do que as pessoas urbanas.

Não foi comprovada com certeza a relação causa e efeito sobre este fato contaminante. Porém, os pesquisadores consideram que os níveis de radicais livres causados pela contaminação podem ser a causa desse transtorno.

Uma boa opção poderia ser tirar o fim de semana livre e se afastar da cidade. Ainda que seja só um dia, estar em outros ambientes e diminuir o ritmo pode fazer milagres!

3. Problemas financeiros e um ambiente pouco agradável

É impressionante observar a pesquisa realizada pelo Colégio Europeu de Neuropsicofarmacologia. O estudo indica que as mulheres que vivem em cidades com economias afetadas têm mais possibilidade de serem ansiosas. Porém, esta situação não afeta tanto aos homens.

As mulheres estáveis economicamente que vivem em territórios inseguros continuam sendo propensas a desenvolver ansiedade.

Uma mulher que percebe a insegurança de um bairro aumenta sua preocupação e se torna ansiosa.

4. Muito fast food

É irônico pensar que o fast food pode causar ansiedade e, ainda mais estranho, saber que ele se associa à depressão.

Em um estudo publicado no British Journal of Pharmacology, depois de 4 meses alimentando um grupo de roedores com uma dieta alta em gorduras, em comparação com um segundo grupo alimentado com uma dieta padrão, os primeiros mostraram maior alteração nos nervos e apatia.

Posteriormente foi feita uma dieta padrão nos ratos que consumiram alto teor de gordura. Seus sintomas ansiosos e depressivos se foram.

Assim, há possibilidades de melhorar o humor.

Se você come gordura agora, reduza os níveis e mantenha uma dieta saudável. Você verá como o estado de nervosismo desaparecerá a medida que você se alimentar melhor.

5. Viver em áreas barulhentas

A ansiedade também é gerada por barulhos cotidianos, como os de uma fábrica ou os gritos constantes das crianças em uma escola. Ainda que não acredite, isso pode causar náuseas e dores de cabeça.

Se você trabalha em lugares assim, procure por um espaço para ficar em paz e sem barulhos por um tempo.

Se acabou de se mudar para uma casa nova muito próxima de uma via movimentada, de um aeroporto ou do metrô e começou a ter problemas, talvez esta seja a causa.

Sabemos que talvez você não possa se mudar, mas recomendamos que procure alguma opção. Praticar ioga em algum parque sem tanto barulho pode ser uma boa ideia.

Procure uma forma de levar uma vida mais tranquila

Procure-a-forma-de-levar-a-vida-mais-tranquila-500x307

O colapso no trabalho, atender aos filhos ou ao parceiro já são um esforço diário suficiente para criar ansiedade. Imagine então unir isso a um vizinho barulhento. A ansiedade vem associada ao nervosismo.

Quando temos que nos concentrar para fazer algo, justamente em nosso tempo livre, precisamos de muita paz.

Se você está lidando com uma dessas coisas surpreendentes que causam ansiedade, identifique suas opções para reverter a situação.

Talvez não possa mudá-la por completo, mas sim encontrar o ponto de equilíbrio entre a adaptação e a mudança.

Em resumo, a ansiedade pode se causada tanto pelas ocupações quanto pelos altos barulhos cotidianos, como também por algo tão inesperado como é o descanso extremo.

Cuide de sua saúde, viva com calma e mantenha uma dieta balanceada. As reações de seu corpo são produto do que acontece dentro dele.

Se você fica nervoso com frequência, é possível que tenha um problema. Tome as medidas necessárias e não se esqueça de consultar um médico.