5 dicas ótimas para prevenir a depressão - Melhor com Saúde

5 dicas ótimas para prevenir a depressão

Procure rodear-se de pessoas que valorizem a sua companhia e transmitam uma sensação de bem-estar. Mantenha-se longe dos que lhe prejudicam e fazem com que se sinta infeliz.

A depressão é uma doença de ordem psicológica que pode ter consequências graves no organismo, podendo, inclusive, levar à morte. Trata-se de um processo complexo que, dentre outros fatores, é desencadeado por aspectos químicos e psicológicos.

Portanto, é muito importante prestar atenção à doença e procurar ajuda mediante os primeiros sintomas. Assim, a seguir, apresentaremos cinco ótimas maneiras de prevenir a depressão. Confira!

1. Confiar em nós mesmos para evitar a depressão

Um conselho muito importante é que sempre confiemos em nós mesmos e em nossa capacidade. Portanto, devemos valorizar nossas aptidões e capacidades, que são o que nos tornam únicos. Claro que, cada um de nós tem características diferentes que no fundo não são melhores e nem piores.

Dessa forma, devemos ser conscientes do que somos e das oportunidades que podemos ter a partir disso. Na atualidade, ter confiança em nós mesmos pode ser difícil, porque é algo que requer dedicação e atenção. Algumas estratégias para alcançar isso são: traçar um nível adequado de exigência em tarefas que desempenhamos, considerar os erros como algo normal e ter consciência de que são o melhor meio de aprender, vibrar com os acertos de maneira proporcional ao trabalho que tais acertos nos custaram, etc.

2. Nos rodearmos das pessoas certas

Curar a depressão

Para prevenir a depressão é muito importante nos rodearmos de pessoas que façam com que nos sintamos bem. Portanto, devemos estar sempre próximos a pessoas que nos valorizem, respeitem e nos façam sentir melhor por reconhecer nossas aptidões e também defeitos, mas sempre de forma construtiva. Dedique um tempo para pensar sobre as pessoas que fazem parte de sua vida, de seu convívio, e o que elas te oferecem ou se são emocionalmente rentáveis para você.

3. Afastar os pensamentos ruins

Para evitar um possível quadro de depressão também é importante afastar, ou se desfazer, dos pensamentos negativos, ruins. Nesse caso, a recomendação é sempre buscar mudar tais pensamentos por pensamentos positivos que se relacionem com coisas que você gostaria de fazer, aumentando sua energia para que você se concentre nessas coisas, que afinal, são capazes de te ajudar a melhorar seu estado de ânimo.

4. Se esforçar ao máximo para solucionar todos (ou a maioria) os seus problemas

tratar a depressão

Evitar os problemas não é recomendável para a autoestima e nem para evitar a depressão. Pelo contrário, o melhor é solucionar os problemas da melhor maneira possível. Deixá-los para depois pode acarretar em outros problemas, elevando nossos níveis de estresse e, por conseguinte, culminando em quadros de depressão.

5. Procurar ajuda profissional antes que seja muito tarde para curar a depressão

Quando os primeiros sintomas da depressão são detectados, os quais podem variar de pessoa para pessoa, o melhor é buscar ajuda profissional para obter um bom diagnóstico e o tratamento mais adequado.

Como dito a princípio, essa é uma doença séria e incapacitante e, portanto, deve ser diagnosticada e tratada por um profissional, bem como uma doença física.