5 estratégias para transformar o negativo em positivo

A perspectiva vai nos ajudar a ver as coisas de outro ângulo, e vamos poder pesar as possibilidades oferecidas pela nossa nova situação, a fim de transformar o negativo em positivo
5 estratégias para transformar o negativo em positivo

Última atualização: 17 dezembro, 2018

Você quer aprender como transformar o negativo em positivo? Estamos rodeados por negatividade. No entanto, muitas vezes, é a nossa perspectiva e como lidamos com as coisas que piora ou melhora as situações.

Por isso, hoje daremos cinco estratégias que te ajudarão a ser um pouco mais feliz quando tudo ao seu redor esbanjar negatividade. Então você saberá como transformar o “ruim” de um jeito que lhe beneficie.

Estratégias para transformar o negativo em positivo

Mulher pensando em negativo

1. Relativize os seus pensamentos

Imagine que você tenha escrito ao seu melhor amigo e ele viu a mensagem, mas não lhe respondeu. De repente, começam a surgir em sua mente perguntas sobre se ele está com raiva de você, se você disse algo de errado…

Acontece é que isso tudo pode estar errado, talvez nada do que você está pensando seja verdade.

Seu amigo pode estar ocupado, talvez tenha acabado a bateria logo que ele viu a sua mensagem. E milhares de outras coisas que podem ter acontecido.

Então, não tome seus pensamentos como uma verdade absoluta. Eles são fortemente influenciados pelos sentimentos que estão surgindo no momento.

Quer saber se é verdade o que você está pensando? Então, pergunte a ele com a sua mente lógica e saberá.

2. Inverta a realidade
Mulher positiva

Uma técnica muito curiosa e divertida para transformar pensamentos negativos em positivos está em tentar inverter o que está acontecendo com você.

Por exemplo, se você começar o dia com um “como me sinto mal”, mude para “hoje me sinto muito bem”, mas você tem que acreditar nisso.

Repita quantas vezes forem necessárias até que você internalize, e esteja ciente de que realmente não se sente tão mal!

Na verdade, você tem o poder de mudar a sua maneira de ver e experimentar as coisas.

3. Em caso negativo, tenha sempre uma resposta positiva

Nós não podemos controlar tudo o que acontece. Podemos ser demitidos do emprego amanhã, não conseguirmos pagar o aluguel ou nosso parceiro pode nos deixar.

No entanto, a pior coisa que você pode fazer é reclamar, mergulhar em uma vitimização e alimentar a negatividade que lhe rodeia, e que você está fazendo com que seja muito mais forte.

Então, como evitar isso? Respondendo à adversidade com positivismo.

Por exemplo, diante de uma possível rescisão de emprego, podemos dizer “esta é uma oportunidade para encontrar outro emprego para me ajudar a crescer”, ou diante de um término de relação “Agora eu posso dedicar muito mais tempo a descobrir o que realmente desejo em um relacionamento”.

4. Pratique mindfulness e esvazie a mente!
Homem pensando no positivo e no negativo

mindfulness  irá ajudá-lo a se tornar mais positivo, porque uma de suas características é convidá-lo a se concentrar no momento presente, em vez de viver no passado ou se preocupar com o futuro.

Basta fazer isso!

Com o esvaziamento da mente você aprenderá a olhar para seus pensamentos sem julgamento, tirando melhor partido de como eles podem ser bons.

Muitos de nós estamos condicionados por aquilo que sentimos, e isso nos impede de ver o quanto podemos aprender com algumas situações que vivenciamos.

5. Ame-se muito, e faça mimos para você mesmo
Rosto positivo desenhado em mão

Não podemos terminar estas estratégias para transformar o negativo em positivo, sem mencionar o quão importante é amarmos a nós mesmos e nos tratarmos bem.

Porque, se não fizermos isso, será quase impossível conseguirmos ver algo de positivo no que nos acontece.

Nós sempre tendemos a interpretar se algo é bom ou ruim dependendo da aprovação das outras pessoas em relação ao nosso comportamento. Além disso, deixamos nas mãos dos outros o nosso próprio bem-estar.

Temos de aprender a nos priorizar e a nos dar o valor que merecemos, sem que ninguém tenha que nos dizer isso, e aprender a nos amar sem que ninguém tenha que afirmar o quanto nos ama.

É hora de tomarmos as rédeas da nossa vida e descobrirmos que o negativo é apenas uma questão de perspectiva.

Você nunca pensou que um erro cometido fosse uma falha, e depois percebeu que significava realmente uma oportunidade?

Não caia no vitimismo, você não deve sofrer em vão.

A vida é muito mais simples do que pensamos, só que, às vezes guiados por nossas emoções, nossos pensamentos nos pregam peças, e se transformam em ruminantes, anulando-nos.

É hora de transformar o negativo em positivo, é hora de começar a ser feliz de verdade.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Powell, V. B., Abreu, J. N. S., Oliveira, I. R. D., & Sudak, D. (2008). Terapia cognitivo-comportamental da
  • depressão.
  • Vandenberghe, L., & Sousa, A. C. A. D. (2006). Mindfulness nas terapias cognitivas e comportamentais. Revista
    Brasileira de Terapias Cognitivas, 2(1), 35-44.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.