5 Estratégias para revitalizar o fígado, o pâncreas e os rins

5 Estratégias para revitalizar o fígado, o pâncreas e os rins

revitalizar o fígado

Por que devemos revitalizar o fígado, o pâncreas e os rins? Você deve saber que estes órgãos são vitais e, além de serem responsáveis pela digestão, também são peças essenciais para desintoxicar o organismo e sintetizar de hormônios.

Certamente isso já aconteceu com você alguma vez. Estes momentos nos quais você se sente mais cansada e inchada, dias em que não faz bem a digestão, e fica difícil fazer as tarefas do dia a dia com normalidade. Por que isso acontece? Em algumas ocasiões, cometemos pequenos excessos, dos quais são somos conscientes. Uma má alimentação, estresse em excesso ou beber pouca água, podem se converter em fatores determinantes para este mal estar.

Por isso, hoje queremos que você conheça mais sobre esse assunto conosco. Aprender a revitalizar o fígado, o pâncreas e os rins vai ajudar, sem dúvida, a melhorar sua qualidade de vida. Tome nota!

  1. As melhores frutas para revitalizar o fígado

Frutas para revitalizar o fígado

Quantas unidades de fruta você consome por dia? Um erro que costumamos cometer é pensar que, ao consumir sucos industrializados, já estaremos obtendo nossa cota diária de vitaminas e minerais provenientes das frutas. Não é bem assim. Se nos limitarmos a beber os sucos dos supermercados, ocorrerá o seguinte:

  • Obteremos um nível elevado de açúcares
  • Iremos fornecer ao nosso organismo todos esses químicos e conservantes que são adicionados a estas bebidas e, como resultado, obrigaremos nosso fígado a ter que depurar e trabalhar ainda mais.
  • A quantidade de suco natural que esses produtos industrializados contêm é, na realidade, muito baixo, e se somarmos a esse fato a quantidade de açúcar que costuma ser adicionada, iremos nos dar conta de que eles não são completamente saudáveis.

Solução? Consumir fruta fresca e, preferentemente, crua. Ou seja, nada de geleias nem frutas cozidas, nem ao forno. Anote quais são as melhores opções:

  • O limão
  • A laranja
  • A toranja
  • A nectarina
  • A tangerina
  • O melão
  • O mamão papaia
  • O abacaxi
  • O morango
  • A ameixa

Para conseguir revitalizar o fígado, o pâncreas e os rins, seria ótimo se pudesse ingerir saladas de frutas no café da manhã ou no almoço. Um exemplo? Inclua uma tigela com um pouco de melão, uma ameixa e cinco morangos. Fica delicioso! Seria ótimo também misturar no almoço espinafre com abacaxi.

  1. As melhores verduras

Beterraba ajuda a revitalizar o fígado

Já falamos das frutas. Agora, veremos quais verduras são imprescindíveis e deveriam ser incluídas nos seus pratos para cuidar da sua saúde e potencializar o funcionamento do fígado, do pâncreas e dos rins.

As alcachofras: são deliciosas, isso você já sabe, e podem ser uma opção ideal para o jantar, se for cozida combinada com um pouco de azeite de oliva e vinagre branco. Lembre-se de que, quando cozinhar a alcachofra, a água resultante também é muito medicinal. Acompanhada de um pouco de suco de limão, nos ajuda a fortalecer o fígado e os rins. Por isso, nunca jogue fora.

A cenoura: um modo muito adequado para consumi-la é ralada. Você pode fazer saladas deliciosas se, além disso, acrescentar um pouco de suco de limão. Lembre-se de que, nesse caso, sempre será melhor consumi-la crua para obter todos os seus benefícios.

A beterraba: quem não gosta deste vegetal refrescante e com sabor terroso? Sua cor intensa já nos oferece uma pista da grande quantidade de antioxidantes e vitaminas que ela contém, e por isso não podemos ignorá-la. Ela pode ser incluída em saladas, e inclusive pode ser usada para fazer batidas muito saborosas. Certamente você irá gostar!

A cebola: você deve saber que esta hortaliça tem propriedades medicinais. Ela atua como antibiótico, purifica, depura, fortalece, é digestiva, favorece a circulação… Vale a pena comer um pouquinho todos os dias e sempre crua. Basta cortar algumas fatias e incluí-las em nossas saladas. Desta forma, iremos nos beneficiar de todas as suas propriedades.

  1. Começar o dia com um copo de bicarbonato com limão

Bicarbonato

Um alcalinizante natural que favorecerá a saúde do seu fígado, pâncreas e rins. Algo tão simples como tomar este remédio natural em jejum irá fazer muito pela sua saúde. Potencializará o funcionamento dos rins, ajudará a desintoxicar, evitará problemas como o acúmulo de gordura no fígado e, além disso, irá melhorar a digestão.

Ingredientes

  • Suco de 1/2 limão
  • 1 copo de água (200ml)
  • Uma colher de bicarbonato de sódio (20g)

Como tomá-lo?

É muito simples. Basta dissolver o bicarbonato em um copo de água e, em seguida, acrescentar o suco de meio limão. Mexa bem e beba lentamente. Você pode tomar este remédio durante 4 dias seguidos, para depois descansar por uma semana e começar novamente.

  1. As melhores infusões

Uso do dente de leão para revitalizar o fígado

Existem três plantas maravilhosas para fortalecer a função hepática, digestiva e, além disso, fortalecer os rins. Você quer saber de quais plantas medicinais estamos falando?

  1. Alimentos proibidos!

Fast food

  • Deixe o sal de lado. Dispense-o a partir de hoje e você vai perceber como a sua saúde irá melhorar.
  • Consuma menos açúcar e farinhas brancas refinadas
  • Cuidado com as sopas prontas, com a comida pré-cozida ou congelada
  • O álcool e o tabaco ficam proibidos
  • Dispense os refrigerantes açucarados com gás, assim como os doces em geral.
  • Cuidado também com a carne vermelha e as comidas com muita gordura. Elas são difíceis de digerir e dificultam as funções do fígado, do pâncreas e dos rins.

Que tal colocarmos todos estes conselhos em prática?