5 formas de parar de esperar demais dos outros-Melhor com Saúde

5 formas de parar de esperar demais dos outros

Esperar demais das outras pessoas nos leva à decepção. Não permita que a sua felicidade dependa dos outros; ela está somente em suas mãos.
5 formas de parar de esperar demais dos outros

Esperar demais dos outros, em vez de fazê-lo feliz, irá causar exatamente o contrário. Porque nunca podemos nos permitir esperar demais de alguém que não sabemos se amanhã se transformará em uma pessoa totalmente diferente. Em alguém que nos fará mal.

Vivemos rodeados de expectativas, muitas delas irreais. Quando você nota que sofre uma decepção atrás da outra, percebe que, talvez, seja o momento de mudar a forma como você vê os demais. Talvez parar de esperar tanto dos outros seja uma boa alternativa.

Esperar muito nos leva à decepção

Esperar o que nunca vai chegar ou o que possivelmente pode não acontecer nos leva à decepção. Pense que você não pode esperar nada de ninguém porque você não controla às pessoas, e elas podem mudar a qualquer momento.

Sabe de quem você deveria esperar algo? De si mesmo.

Mulher que não espera nada

Por tudo isso, queremos convidá-lo a conhecer quatro formas que podem ajudá-lo em sua transição para deixar de esperar tanto dos demais. Isso o libertará e lhe permitirá soltar a mochila de expectativas irreais nas quais você depositou a sua confiança. É o momento de deixar de esperar e começar a viver.

  1. Aprenda a diferenciar as expectativas da dependência

Talvez você não seja consciente disso, mas em muitas ocasiões você responsabilizou os demais por sua própria felicidade. Por isso, a forma como eles agirem irá influenciar o seu estado emocional. Você é dependente dos demais porque os tornou responsáveis por uma parte sua que só compete a você.

É impossível ser feliz se você continuamente depende dos demais para se sentir bem. Aprender a soltar estas cordas e deixar as expectativas de lado lhe permitirá ver que a felicidade está em suas próprias mãos e que você é o único responsável por ela.

  1. Aceite que você nem sempre receberá o que oferece

Sempre nos dizem que quando damos não devemos esperar nada em troca, mas em nosso interior queremos ser recompensados de alguma maneira. Por isso esperamos que os demais ajam de acordo com o que nós oferecemos.

Mulher triste porque espera a felicidade

Isso somente o submerge em uma situação onde as expectativas voltam a ocupar o primeiro lugar. Aceite as demais pessoas da forma como elas são. Nem todas irão responder da melhor maneira e algumas não responderão nada. Não se preocupe. Você deve se sentir feliz pela forma como agiu, e não por como os outros agradeceram.

  1. Nunca idealize uma pessoa ou uma situação

As expectativas vêm carregadas de situações ideais. Por exemplo, em uma relação amorosa podemos ver à outra pessoa como alguém ideal e sem defeitos, mas isso muda com o passar do tempo e causa grandes decepções.

Idealizar uma circunstância ou uma pessoa evita que você pense em tudo que pode mudar. Isso irá machucá-lo, feri-lo, e você não se dará conta de que foi o culpado. Não podemos controlar nada nem ninguém; idealizar é acreditar em um sonho que nunca se tornará realidade.

  1. Todos temos defeitos e somos imperfeitos

Talvez você nunca tenha olhado para si e pensado se você já decepcionou alguém com suas ações. Talvez alguém esperasse algo de você, mas você acabou não cumprindo as suas expectativas, e isso causou uma grande decepção no outro.

Mulher beijando homem

Todos somos imperfeitos, por isso devemos nos aceitar da forma como somos. E se começarmos a nos aceitar em vez de esperarmos por este “algo” que nunca chegará? Desta maneira, se alguém age mal você aceitará porque não espera nada. Por outro lado, se a pessoa agir bem você terá uma grata surpresa.

Esperar demais das outras pessoas nunca será positivo. Se você está cansado das decepções, de ver como as pessoas mudam de parecer de um momento ao outro, de como se movem em função do que lhes convém, deixe de esperar demais delas.

A única pessoa de quem você deve esperar algo é você mesmo. Aceite os demais, nunca se permita depender dos outros para ser feliz, e liberte-se de qualquer corda que o impeça de seguir seu caminho. Deixe de esperar e comece a viver de verdade.