5 frases que você deve dizer a si mesmo em momentos de dificuldade - Melhor com Saúde

5 frases que você deve dizer a si mesmo em momentos de dificuldade

Ainda que não os vejamos quando estamos imersos neles, os momentos de dificuldade não deixam de ser passageiros e voltaremos a sorrir e a ver as coisas com outros olhos
5 frases que você deve dizer a si mesmo em momentos de dificuldade

Os momentos de dificuldade batem à nossa porta sem serem esperados e, além disso, sem que estejamos verdadeiramente preparados para enfrentá-los.

A adversidade tem muitas formas. Tantas que, às vezes, não é suficiente nem mesmo contar com o melhor apoio ou ter lido muitos livros de autoajuda.

Os momentos sombrios exigem, em primeiro lugar, uma preparação interior adequada para implementar recursos próprios, resiliência e boa gestão emocional. 

Embora muitas vezes você tenha ouvido dizer que “as dificuldades preparam as pessoas comuns para encontrar destinos extraordinários”, a realidade nos diz que, muitas vezes, tudo o que queremos é simplesmente “nos sentir bem, nos sentir um pouco melhor”.

A vida trará, no seu devido momento, esses destinos extraordinários, mas, quando você se sentir desmaiar, quando os momentos de dificuldade lhe envolverem, não hesite em dizer estas frases para si mesmo.

1. Tenho o direito de chorar, mas também de voltar a sorrir

A liberação emocional é essencial para superar um duelo, para assumir uma falha, um erro, uma dificuldade. Nunca contenha essas fragilidades ou se envergonhe de se sentir desanimado e sem forças.

Agora, este estado e essa necessidade respeitável de “abraçar nossos demônios” não deve se estender ao longo do tempo. Ela não deve ser permanente.

Descubra também: 3 dicas maravilhosas para ensinar inteligência emocional aos filhos

Chorar e liberar nossas tristezas tem um propósito muito claro: ajudar a aceitar o que aconteceu para seguir em frente, para, mais tarde, propiciar a mudança. Você merece voltar a sorrir.

2. A pessoa que mais pode me ajudar em momentos de dificuldade sou eu mesmoDesenho de dificuldade

Você pode ter bons amigos, um parceiro excepcional e uma família amorosa que se preocupa com você. Agora, quem deve ser capaz de lidar com esses momentos de dificuldade somos nós mesmos.

Sem vontade, sem energia, sem ilusão é muito complicado que possamos sair dessa escuridão que nos rodeia agora. Ouça aqueles que estão em torno de você, deixe-se ajudar, atenda, para depois, colocar para funcionar os mecanismos para avançar.

3. Você não pode escolher as circunstâncias, mas pode escolher os pensamentos para lidar com elas

Há coisas que não podem ser evitadas: uma perda, uma doença, uma ausência, um relacionamento que termina apesar dos esforços…

  • Nenhum de nós pode controlar 100% essas circunstâncias complicadas que a vida ocasionalmente se encarrega de trazer até nós. Porém, somos responsáveis por nossos pensamentos.
  • Um “não posso” nos imobiliza por completo e nos traz algumas emoções igualmente negativas. Agora, com um “eu serei capaz disto”… essa emocionalidade muda completamente e sentimos nossas forças serem renovadas.

Vale a pena ter isso em mente.

Leia também: Estou na idade em que não me importa o que os outros pensam de mim

4. A vida está além da linha do medo

Em nosso espaço temos falado muitas vezes sobre a zona de conforto. É esse espaço invisível que contém tudo o que nós acreditamos que é seguro, conhecido e controlável.

Agora, em tempos de dificuldade, sentimos que a adversidade atravessou essas paredes e nos aprisiona com seus longos dedos. Nossa calma e tudo o que antes tínhamos por certo está em colapso.

Temos de atravessar esse medo, você precisa dar um passo além dessa linha.

  • Se você tem medo de pensar o que será de você agora, depois dessa perda, atravesse essa parede, aceitando primeiro o que aconteceu e, depois, lembrando-se de que a vida deve continuar e você junto com ela. Avance.
  • Se você se sente ameaçado, se tem medo de ficar sozinho, racionalize esses medos e lembre-se da frase anterior: a pessoa que melhor pode lhe ajudar é você mesmo. Tire forças do seu coração.pessoa lidando com dificuldade

5. Devo cultivar a paz e o equilíbrio interior todos os dias

Cuide de sua alimentação, do seu peso, vá ao médico para fazer exames de rotina. Cuide de sua família e de si mesmo todos os dias e, certamente, chegará à cama quase sem forças e facilmente dormirá.

Agora pergunte a si mesmo: quando foi a última vez que você deu atenção às suas emoções, às suas necessidades, à sua paz interior?

Este tipo de exercício é realizado todos os dias. Se nós priorizarmos os outros nos descuidaremos de nós mesmos algum dia.

Se concentrarmos nossos esforços em “coisas”, em como acumulá-las ou consegui-las, perderemos o sentido do que é autêntico: a nossa felicidade, a nossa integridade.

  • Quando os momentos difíceis vêm, devemos estar preparados, e nada melhor que cultivar a nossa paz todos os dias, fortalecendo a autoestima, o autoconceito.

Entendendo, em primeiro lugar, que a vida flui, que a vida muda constantemente. Queiramos ou não, temos que ser parte deste movimento vital.

Lhe recomendamos ler: Perdoe, solte e feche o passado

Para concluir, posto que nenhum de nós pode saber quando esses momentos complicados que sempre nos testam podem acontecer, é essencial implementar os mecanismos sempre eficazes de resistência.

Porque quem quiser ver o arco-íris deve estar disposto a aceitar a tormenta