5 hábitos de maquiagem que podem ser prejudiciais

5 hábitos de maquiagem que podem ser prejudiciais

Não retirar a maquiagem antes de dormir é um dos piores erros que podemos cometer, já que a maquiagem obstrui os poros e impede que a pele respire.
5 hábitos de maquiagem que podem ser prejudiciais

Atualmente está cada vez mais difícil encontrar uma mulher que saia de casa com o rosto totalmente sem maquiagem. Seja para esconder imperfeições na pele ou realmente criar um visual de arrasar para sair à noite, a maioria tem a sua própria rotina de beleza no que diz respeito a produtos de maquiagem.

Embora a maquiagem possa ser algo incrível, que nos deixa mais bonitas, aumenta a nossa autoestima e faz com que nos sintamos bem, temos que tomar cuidado com alguns pontos importantes no momento da aplicação dos produtos.

Muitas mulheres possuem alguns hábitos relacionados à maquiagem que podem prejudicar a pele e a saúde, e é sobre os principais deles que queremos falar neste artigo. Alguns destes hábitos são comportamentos extremamente comuns e praticados por muitas pessoas, que muitas vezes não sabem o mal que podem estar causando a si mesmas.

Saiba quais são cinco hábitos de maquiagem que podem ser prejudiciais e conheça as suas possíveis consequências. E lembre-se: se notar alguma alteração na pele, consulte sempre um dermatologista da sua confiança para obter um diagnóstico adequado.

Evite estes hábitos de maquiagem

Compartilhar itens de maquiagem

Pode parecer super prático e econômico compartilhar produtos de maquiagem com a irmã, a mãe e as amigas, mas este hábito não é recomendado e pode ser prejudicial à saúde.

Compartilhar produtos de maquiagem pode aumentar o risco de contrair doenças, como infecções virais, conjuntivite e herpes. Além disso, se uma das pessoas tiver algum nível de acne na pele, as bactérias podem ser transmitidas para os produtos e, em seguida, para a pele da outra pessoa.

Por esse motivo, evite emprestar batons, delineadores e até pincéis de aplicação.

Usar cílios postiços

hábitos de maquiagem que podem nos fazer mal

Os cílios postiços podem dar um visual muito bonito ao olhar e fazer com que nos sintamos mais bonitas, mas a cola usada para fixar alguns destes produtos contém uma substância que pode causar irritação nos olhos.

Se for utilizá-los, pesquise bem as particularidades dos cílios postiços para entender se eles são realmente seguros. Além disso, saiba que usar este produto de forma constante também pode enfraquecer os cílios naturais e fazer com que eles caiam, por isso é importante não exagerar.

Dormir de maquiagem

Este é um dos erros mais comuns que as mulheres cometem, mesmo sabendo que ele é extremamente prejudicial para a saúde da pele.

Uma das consequências principais é que a maquiagem obstrui os poros e não deixa que a pele respire, podendo inclusive causar irritação. Além disso, com os movimentos feitos durante a noite, resquícios de maquiagem podem cair dentro dos olhos, bloqueando glândulas, causando irritação e até aumentando o risco de surgimento de terçol.

Pense nisso na próxima vez que ficar com preguiça de tirar a maquiagem antes de deitar. O esforço extra vale a pena!

Usar produtos de maquiagem vencidos

Usar produtos vencidos são hábitos de maquiagem que podem fazer mal

Este também é um hábito relativamente comum, mas nem por isso ele é menos prejudicial. Não importa o quão caro foi um determinado produto que ainda não acabou: lembre-se de que as datas de validade existem por um motivo, e não é recomendado usar produtos vencidos.

Se fizer isso, você pode irritar a pele e até causar infecções, já que a composição da maquiagem pode começar a sofrer alterações. Você pode notar algumas mudanças na consistência do produto e até no seu aroma, por isso fique atenta às datas e à qualidade dos itens utilizados.

Você tomaria um leite que está fora da validade? Acreditamos que não. Então por que prejudicar a sua pele com maquiagem vencida?

Aplicar delineador na linha d’água dos olhos

Aplicar delineador de forma errada são hábitos de maquiagem que podem fazer mal

Muitas mulheres têm este hábito sem saber que estão fazendo algo que pode ser prejudicial para elas mesmas. Quantas pessoas você conhece que aplicam lápis e delineadores na parte interna dos olhos?

É importante lembrar de que os olhos possuem uma quantidade própria (e normal) de bactérias naturais; no entanto, quando usamos o delineador na linha d’água, podemos trazer novas bactérias externas que podem vir a causar infecções nos olhos.

Agora que você já conhece estes cinco hábitos de maquiagem que podem prejudicar a sua pele, seus olhos e a sua saúde, é importante repensar a sua rotina de beleza e evitar ao máximo qualquer problema.

Embora abandonar alguns deles possa parecer difícil, a maior beneficiada será você, juntamente com a sua saúde!