5 ideias para reciclar garrafas de plástico - Melhor com Saúde

5 ideias para reciclar garrafas de plástico

As garrafas de plástico, mais conhecidas como PET, causam um maior índice de poluição ambiental e apesar de ser possível reciclá-las, muitas terminam em rios e no oceano, tornando-se elementos nocivos importantes.

Nós, por nossa parte, podemos aplicar ideias divertidas e originais para reciclar esse tipo de garrafa e transformá-las em objetos úteis e práticos. Uma ótima ideia que podemos pôr em prática com nossos filhos, passando-os também o senso de reciclagem.

Você quer saber que fim dar às suas garrafas pet? Então continue conferindo esse artigo.

5 ideias divertidas para reciclar as garrafas pet

1. Alimentadores para pássaros

garrafas-plastico

Uma maneira excelente de encontrar uma nova utilidade para suas garrafas pet, ajudando a preservar e cuidar da fauna, é confeccionando alimentadores para pássaros. Se você vive em uma localidade propícia para atrair pássaros, manter uma garrafa cheia de alpiste, milho ou cevada será divertido e agradável, visto que isso atrairá todos os dias vários pássaros.

Mas, como fazer? Como mostra a imagem, não é uma tarefa difícil, pelo contrário, é muito fácil. Basta pegar a garrafa que você preferir, fazer dois furos no corpo da garrafa e inserir uma colher em cada furo. Tente mantê-la sempre cheia, dessa maneira os animais sempre voltarão. Tente também fazer um furo na tampa e passar por ele um fio ou uma corda fininha para enganchá-lo no alto, na melhor posição para atrair os pássaros.

2. Porta-moedas

porta-moedas-plastico-04

Divertidos, fáceis de fazer e muito práticos. Além de moedas também é possível guardar pequenos objetos como chaves, botões, remédios, etc. Nada mais prático e ecológico do que essa ideia.

Só de olhar para a imagem acima e já é possível ter uma pequena ideia de como fazer esse objeto. Para isso, precisaremos da parte de baixo de duas garrafas, se forem coloridas, muito melhor.

Também é importante que as duas partes sejam do mesmo formato, para que possam encaixar, o mais complicado será, sem dúvida, coser o zíper nas bordas de cada parte. Para isso, utilize uma agulha grossa, ou se preferir, uma cola bem potente e resistente para aderir o zíper ao plástico. É uma ideia muito fácil que te encantará.

3. Vasos de flores

vaso-garrafa

Reparou que prático? Já não tem desculpa para montar seu próprio jardim e para cultivar todo tipo de plantas medicinais, por exemplo. Dentes-de-leão, menta, o que você quiser enquanto houver espaço, além de uma terra de boa qualidade, com bons nutrientes e a quantidade de água adequada para regar diariamente.

Para fazer um vaso prático basta recortar a parte de baixo das garrafas. Se as garrafas forem maiores o vaso será muito melhor e mais prático.

E se você deixar o recorte da garrafa um pouco mais alto será possível conseguir uma espécie de “mini-estufa”, muito prática se, por exemplo, você quiser plantar um pouco de tomate.

Como os tomates precisam de um pouco mais de calor, não seria necessário replantar em outro lugar para que continuasse a crescer. Se você optar por garrafas coloridas seu jardim ganhará um toque mais divertido.

4. Complemento para a limpeza da casa

pa-plastico

Sem dúvida, cairá muito bem ter uma pá simples para complementar a limpeza da casa, ou para usar com uma escovinha e limpar inclusive o carro. Não é uma boa ideia? Para colocá-la em prática e fazer sua própria pá basta reutilizar uma garrafa de plástico parecida com essa da imagem. É importante que tenham uma “asa” que servirá de pegador. Lembre-se principalmente de aproveitar a parte da alça da garrafa.

5. Para não perder os prendedores de roupa

reciclar-garrafas-cesta-prendedores

Essa ideia é realmente prática, e o resultado final muito bonito. Dessa maneira, será mais difícil perdermos os prendedores. Do que precisaremos? De uma garrafa grande de plástico, daquelas onde geralmente vendem água. Deveremos cortar a garrafa com cuidado, mais ou menos pela metade, alta o suficiente para que caibam todos os prendedores que usamos.

Depois usaremos uma fita bonita para arrematar as bordas de plástico, assim não nos cortaremos ao manipulá-la. É possível costurar a fita – se for mais fácil – ou utilizar uma boa cola para aderir a fita à garrafa.

Por fim, faremos quatro furinhos para prender uma alça na garrafa e transformá-la em uma certinha de pregadores, assim como na foto.

Como vimos é fácil e divertido reutilizar as garrafas de plástico. Diariamente nos desfazemos de muitas delas, assim, mesmo que façamos a seletividade do lixo para que cada coisa tenha um descarte adequado, nunca é demais usar a imaginação para dar novos usos ao que rejeitamos. E nessa história toda, quem mais se divertirá colocando a mão na massa, são as crianças! Não custa nada tentar!

Imagens oferecidas por “eco-inteligencia”.