5 maneiras de encontrar motivação quando se sentir sobrecarregado

Ainda que às vezes possa nos parecer impossível, encontrar motivação para alcançar nossos objetivos é mais simples do que pensamos. É fundamental acreditar em nós e lembrar de nossos objetivos.

Inclusive se você for a pessoa mais positiva do universo, pode ser que em alguns momentos seja difícil encontrar motivação. Às vezes pode cair na rotina de tal maneira que inclusive pense que as mudanças positivas são muitas para pedir.

Não se desespere, ainda há esperança. Existem alguns passos comprovados pela ciência, que podem ajudar a superar o desânimo e fazer um progresso positivo em sua vida.

A motivação é um processo que precisa de tempo, repetição e disciplina.

A boa notícia é que qualquer pessoa pode superar a falta de motivação e alcançar seus objetivos. Inclusive as pessoas mais bem sucedidas do mundo tiveram a sensação de estar apáticas ou sobrecarregadas e conseguem se recuperar.

Por isso, é importante lembrar de que nunca é muito tarde para encontrar motivação.

Se você considerar os seguintes 5 simples passos, eles podem ajudá-lo a fazer mudanças positivas que você precisa na vida para superar os obstáculos e alcançar seus objetivos.

1. Tenha seu objetivo bem claro

Pessoa tentando encontrar motivação mental

Pode ser que cada vez que sinta depressão se deva ao fato de que se sente sobrecarregado porque quer suportar mais do que pode. Talvez queira fazer muito, sem ter em conta seu enfoque e força de vontade.

É importante que você se centre em um objetivo único por vez. Deste modo poderá pôr todo o seu empenho e dedicação nele e conseguir mudar sua vida de forma drástica.

Quer perder peso? Quer ler mais? Quer acordar mais cedo? Determine um objetivo, anote-o e seja o mais claro possível. Por exemplo: vou perder 5 quilos até o dia 1 de janeiro de 2017.

Veja também: Todos nascemos com asas, mas às vezes a vida as arranca

2. Busque uma motivação

Trata-se de encontrar o combustível que estará por trás de encontrar a motivação em si, o seu “porque”.  Os seres humanos estão programados para evitar a dor e buscar o que lhes dá prazer.

Experimentar dor a curto prazo pode ser uma boa estratégia quando você quer obter mudanças que, a longo prazo, aumentem sua qualidade de vida.

Com a finalidade de superar a dor, não deve haver nenhuma outra opção além da mudança. Possivelmente é o que sua mente precisa para conseguir melhorar.

Descubra quais são os pontos de dor e de prazer que você tem e conecte-os ao seu objetivo escrito.

3. Crie uma rotina para o sucesso

Mulher olhando para um dente-de-leão e encontrando a motivação

Uma vez que estabeleça seu objetivo, é importante que se dê conta de que há forças que não têm nada a ver com encontrar motivação enquanto trabalha por isso.

Quando quebra suas ações diárias e inclui hábitos melhores, é capaz de virar seu ciclo de ações ao seu favor, ao invés de ficar preso em seus maus costumes.

Não necessariamente é preciso fazer mudanças enormes para conseguir uma melhoria. Você pode começar pouco a pouco e será muito fácil ir aumentando a ação com o passar do tempo.

Isso pode ser tão simples como começar a fazer exercício dois minutos por dia, em uma determinada hora, e ir aumentando conforme sinta necessidade.

Programe sua mente para quebrar seus hábitos e criar uma rotina onde obtenha recompensas. Os alarmes do celular podem ser de muita ajuda.

4. Crie responsabilidades para você

Os seres humanos estão programados para procurar coerência entre o que são e como sua imagem pública é afetada.

Isto não é tão difícil, porque você pode usar este detonador de seu cérebro para encontrar motivação na hora de alcançar seus objetivos.

Mulher que sente motivação quando corre

Quando, por exemplo, você corre uma maratona, pode desafiar seus amigos a tentarem ou apostar em seu favor um pouco de dinheiro. Isso o motivará a fazer tudo o que estiver e não estiver ao seu alcance para conseguir cumprir com o que prometeu.

Não necessariamente se trata de se tornar um atleta profissional ou ter que chegar em primeiro lugar. Também não tem que fazer só pelos outros.

Lembre-se de que a meta é algo pessoal e conseguir alcançar seu objetivo deve ter a finalidade de se sentir orgulhoso de si mesmo.

Fale com as pessoas sobre seu objetivo, escreva nas redes sociais seus progressos e inclusive procure grupos online e fora da internet que tenham as mesmas metas. Deste modo terá pessoas que o apoiem e motivem constantemente.

Recomendamos que leia também: Os benefícios de correr duas vezes por semana

 

 

5. Lembre-se de como você começou tudo

É muito fácil que perca o impulso que tinha no começo, ao encontrar motivação e quando fixou seu objetivo. Por isso é preciso se lembrar constantemente da razão pela que tem começado tudo.

Use frases como lembrança que, além disso, o motivem, tais como “mens sana in corpore sano (mente sã em um corpo são)”.

Repetir mantras também ajuda. Coloque-os em lugares onde possa vê-los na última hora da noite e na primeira da manhã.

Você pode ir um passo mais além e gravar um vídeo de automotivação para seu “eu futuro” e se lembrar quais são suas motivações para caminhar e porque deve seguir em frente quando tudo estiver tão difícil.

A única forma em que poderia ser consciente sobre o que precisa mudar e melhorar é quando falar isso para você mesmo.

Se sente sobrecarregado? É infeliz com a vida que tem? Pegue as rédeas da sua vida e comece a trabalhar nisso. Coloque em prática as ideias e avance para a vida que deseja!

Recomendados para você