5 maneiras simples e originais de comer aveia - Melhor Com Saúde

5 maneiras simples e originais de comer aveia

Dê um toque original aos seus pratos à milanesa usando aveia em vez de pão ralado. Se quiser, você pode combiná-la com sementes para proporcionar ainda mais vitaminas às suas refeições.

A aveia é um dos cereais mais saudáveis que podemos encontrar. Apresenta muitos benefícios para a saúde, pois é muito energética, rica em fibras e regula o sistema nervoso. Neste artigo vamos explicar várias maneiras de prepará-la para que você possa consumi-la todos os dias sem perceber. Experimente estas deliciosas e originais receitas e bom apetite!

Benefícios da aveia

  • Regula os níveis de açúcar no sangue.
  • Reduz a pressão arterial e o colesterol.
  • Tem propriedades diuréticas que ajudam a remover o excesso de líquido.
  • É um excelente laxante.
  • Fornece uma grande quantidade de energia e combate o cansaço.
  • Aumenta a libido. É um alimento muito saciável.
  • É um regulador do sistema nervoso, ideal para os casos de ansiedade e de estresse.

Aveia

Um café da manhã completo

Como dissemos, a aveia é muito energética, por isso, um dos melhores momentos para consumi-la é na parte da manhã, para começar o dia com energia e não sentir fome até o almoço. Para isso, propomos o seguinte menu:

  • Duas colheres de sopa de aveia em flocos ou deixada de molho durante a noite.
  • Um iogurte natural.
  • Uma colher de mel.
  • Um punhado de nozes ou sementes.
  • Um punhado de frutos secos (ameixas, uvas ou figos).

Misture bem os ingredientes e decore com um pouco de cacau em pó.

Mingau

O mingau de aveia cai bem na hora do café da manhã, do lanche ou até para ter energia antes de realizar um esforço físico ou mental importante.

Ferva um copo de leite (pode ser também leite de aveia ou de outro cereal) com três colheres de sopa de farinha de aveia e um pau de canela. Deixe cozinhar cinco minutos, mexendo de vez em quando. De forma simples e rápida temos a base de um prato muito nutritivo que podemos concluir com frutas frescas e adoçar com açúcar mascavo, mel ou xarope de agave.

mingau

Creme de verduras

A aveia é o complemento perfeito para os cremes de verduras, pois proporciona consistência e cremosidade. Pode ser ideal para substituir a batata, queijo ou creme de leite que costumam estar incluídos em muitas preparações. Com a aveia, também conseguiremos uma receita saciável, porém mais leve.

Adicione uma colher de sopa de aveia em flocos por pessoa aos vegetais e, em seguida, bata tudo no liquidificador. Também podemos triturar um pouco de aveia e guardá-la para quando quisermos espessar uma sopa ou um creme, sem a necessidade de usar o liquidificador.

Emanados

A maneira mais original e deliciosa de usar a aveia é precisamente esta: preparar os empanados com aveia moída, ao invés de usar farinha de rosca ou farinha. Podemos usar a aveia completamente moída ou deixar os flocos inteiros, e até mesmo combiná-la com outras sementes para dar um toque ainda mais original. Nós recomendamos que você experimente, por exemplo, algumas fatias de berinjela ao forno empanadas com aveia em flocos. As receitas serão suculentas e crocantes.

empanados de aveia

Leite e creme de aveia

Com esta receita você vai consumir aveia quase sem perceber. Ideal para aqueles que são intolerantes à lactose ou que tenham dificuldade em digerir leite e para aqueles com problemas de pele ou excesso de muco, pois as bebidas de origem vegetal podem substituir muito bem o leite. Além disso, é preparada da maneira mais simples.

Bata no liquidificador uma colher de sopa de farinha de aveia por cada copo de água em temperatura ambiente durante pelo menos um minuto, até que a água fique branca. Coe bem e adoce ao seu gosto.

Podemos beber a preparação fria ou quente, assim como o leite de vaca, e também podemos usá-la para cozinhar. Se quisermos usá-la como creme de leite basta preparar esta receita com mais quantidade de aveia e menos água e, opcionalmente, não coar toda a mistura. Sem dúvida, é uma forma mais leve e saudável para elaborar os nossos pratos habituais, proporcionando um toque de sabor.