Se eu mudo, tudo muda: 5 passos para programar seu subconsciente

Se eu mudo, tudo muda: 5 passos pra programar seu subconsciente

Ainda que não possamos controlar o subconsciente, podemos educá-lo para que nos guie através da intuição rumo a um presente no qual viver em plenitude.
Se eu mudo, tudo muda: 5 passos para programar seu subconsciente

Quando falamos a palavra subconsciente, nos vêm à mente muitas das clássicas teorias da psicanálise.

Também aparece o eterno interesse que a maioria de nós tem por tudo aquilo que fica sob o limiar da consciência.

Mas algo que deveríamos levar muito em conta no dia a dia é que é precisamente essa parte de nossa mente que age como um motor de muitos de nossos atos, reações, e do modo de interagir com tudo o que nos rodeia.

  • Quando nos apresentam uma pessoa, por exemplo, não demoramos muito para fazer um juízo de valor rápido sobre se nos agrada ou não.
  • Quando estamos descendo as escadas e tropeçamos, temos que reagir no mesmo instante para não perder o equilíbrio e cair.

Fazemos muitas coisas de forma automática, damos muitas respostas sem que passem pelo filtro de uma análise consciente, lógica e racional, e essa estrutura subconsciente rege infinitos comportamentos.

Mas e se lhe disséssemos que há uma maneira de entrar nesse baú de tesouros oculto de nosso cérebro para conhecê-lo melhor e controlá-lo?

Conseguir isso seria uma maneira sensacional de agir com mais acerto, de deixar de lado esses medos que frequentemente nos incomodam, para renascer uma pessoa mais livre, plena e feliz.

Hoje, em nosso espaço, falaremos sobre isso.

O subconsciente é o piloto automático de sua mente

Nada do que se fala sobre o inconsciente é casual ou arbitrário. O inconsciente abriga a essência de tudo o que foi vivido, visto e sentido.

É uma espécie de “caixa-mestra” onde se encontra a bússola que norteia o nosso ser e as memórias de tudo o que nos aconteceu.

Por sua vez, todo o vivido deixa em nós uma marca emocional, em função da forma como o processamos.

Isso fará, por exemplo, que construamos certas associações mais ou menos corretas com base nos fatos experimentados:

  • “As pessoas que olham nos olhos são confiáveis, porque minha mãe me olhava assim”; “Os homens que evitam olhar para você quando fala com eles são perigosos, porque meu primeiro namorado agia assim e me fez muito mal”.

Cada fato pelo qual passamos deixa, portanto, uma marca em nosso inconsciente, e é comum que interpretemos nossa realidade segundo essa informação guardada.

O inconsciente é que nos permite dar respostas rápidas em momentos em que não há tempo para pensar muito sobre as coisas.

Por exemplo: “Devo aceitar esta oferta de trabalho?”, “É recomendável dar meu telefone a esta nova amiga?”, “Qual caminho seguir, o da esquerda ou da direita?”

Leia também: “Nesta vida, eu mereço ser feliz

Para que pode nos servir “programar” o subconsciente?

O subconsciente humano

  • Para nos conhecermos melhor.
  • Para corrigir maus hábitos (parar de fumar, sermos um pouco mais corajosos, deixar de ter medo, não sermos tão influenciados pelas opiniões alheias…)
  • Para criar uma realidade mais ajustada aos nossos desejos.

Programar o subconsciente pode ajudar a nos tornarmos a pessoa que realmente queremos ser.

Antes de programar seu subconsciente, você deve saber o que há nele

A ideia é simples: ninguém pode mudar a decoração de uma casa se não sabe primeiro o que há nesse lar.

O mais comum é que existam cômodos escuros nos quais há muito tempo não entra luz, onde se escondem nossos medos e pensamentos limitantes, que nos impedem de sermos felizes.

É vital, portanto, que, antes de orientar nosso subconsciente para o bem-estar e a capacidade de sucesso, conheçamos que áreas problemáticas existem nele para resolvê-las.

Para conseguir isso, é necessário fazer o seguinte.

Aprenda a conectar-se com seu subconsciente

Homem com subconsciente desenvolvido

  • Preste atenção a sua intuição. As intuições, na realidade, são mensagens que o subconsciente envia à mente consciente. Portanto, são informações que nos dão uma pista sobre o que há nele, sobre o que quer nos dizer.
  • Tenha um diário de sonhos. Coloque um caderno na mesa de cabeceira à noite e escreva nele cada sonho que tiver. Faça-o assim que despertar, antes que o esquecimento “apague” o sonho.
    Mais tarde, analise-o e pergunte-se o que esse sonho pode significar.
  • Pratique a meditação. Busque um momento de calma em seu dia para se dedicar a esse saudável exercício por mais ou menos meia hora, em que poderá se conectar consigo mesmo.
  • Pinte mandalas. É um modo de nos centrarmos no aqui e agora para nos conectarmos também com nós mesmos.
  • Escreva, tenha um diário pessoal. Anote nele seus pensamentos, lembranças, emoções… É uma maneira perfeita de criar uma arquitetura literária na qual sua essência se revele e, por sua vez, revele parte de seu mundo subconsciente.

Leia também “Paciência e silêncio: virtudes das pessoas sábias

5 passos para programar seu subconsciente

É importante que, antes de passar para essa fase de programação, tenhamos trabalhado bem o passo anterior: o autoconhecimento.

Apenas quando tivermos encontrado nossas fraquezas, iniciaremos esse processo interior de mudança, a abordagem direta até a programação do subconsciente.

Por sua vez, é necessário lembrar um aspecto chave: devemos ser constantes. Esses exercícios devem ser praticados diariamente, e devemos ser pacientes. As mudanças não acontecem em uma semana ou um mês.

Anote agora quais tarefas devemos realizar.

1. Visualize

Pratique a visualização todos os dias. Imagine a si mesmo no interior de um carro. Você está no controle, dirige o volante e sabe muito bem aonde deve chegar.

  • Sente um vento relaxante no rosto e, no horizonte, surge um sereno amanhecer que lhe preenche de esperança.
  • Nesse ponto do horizonte estão seus objetivos, e você se dirige até eles com segurança e sem medo. Nada o impede.

2. Use sugestões positivas que lhe deem poder

Crie frases que lhe sejam úteis: “Eu mereço ser feliz e nada vai me impedir. Os piores inimigos estão em minha mente e eu já os venci”.

Repita essas afirmações com frequência, sobretudo antes de dormir.

3. Viva o “aqui e agora”

Você deve estar conectado com o que acontece no momento presente.

Se você foca sua atenção no passado ou no futuro, seu subconsciente estará lhe traindo, porque é no aqui e agora que se abrem todas as oportunidades.

4. Faça uma coisa de cada vez

Acima de tudo, evite as multitarefas. O estresse de fazer cem coisas ao mesmo tempo é um inimigo voraz de nossa paz interior.

Aprenda a fluir com cada coisa que faz no momento presente, é aí onde você deve focar todas as suas energias.

Leia também: “Como detectar a depressão em um ser querido

5. Detenha os pensamentos negativos

Mulher com pombas sobrevoando sua cabeça

Você tem um objetivo em mente: ser feliz, ser você mesmo, tornar-se a pessoa que realmente deseja ser.

Sabe quem pode impedi-lo de conseguir isso? Você mesmo, com seus pensamentos negativos, com o “eu não posso, porque fracassei no passado”, “eu não me atrevo porque, com certeza, acabarei prejudicando alguém”.

Evite a mente negativa e deixe que um subconsciente mais seguro, mais maduro e com mais poder lhe dirija até aonde quiser chegar, a um palácio de calma e de felicidade absoluta.

Imagem principal: cortesia de © wikiHow.com